Home Finanças Pessoais Imposto de renda e ações? Difícil?

Imposto de renda e ações? Difícil?

por Conrado Navarro
0 comentário


Fernanda, do BlogDPI, escreve: “Como declarar seus rendimentos em ações no Imposto de renda? Estou para comprar ações e quero ver como vou me virar ano que vem. Parece que a declaração é bem complicada!”

Vou começar tentando animá-la, afirmando que a declaração não é assim tão complicada. Vai ter que fazer algumas continhas mas nada que uma matemática básica não resolva. O importante é entender o raciocínio por trás destas contas. Ah, um bom contador também dá conta. Uma boa notícia: algumas operações são isentas. Ganhos de pessoa física, em operações no mercado à vista de ações em Bolsa, que somem R$ 20.000,00 ou menos, na venda, são isentos de IR. Isso é ótimo para os pequenos investidores não é mesmo?

Para o seu caso (que não é day trade*), a alíquota usada no cálculo do imposto de renda sobre os rendimentos, ou ganho de capital, é de 15%. Algo interessante é que você pode usar as taxas de corretagem e outros custos atrelados à compra/venda de ações, somando-os com o custo de aquisição das ações. Com isso, você reduz o valor do rendimento, pagando menos imposto. Para encontrar o valor-base de recolhimento do imposto, de onde serão tirados os 15% da Receita, devemos obter a diferença positiva entre o valor da venda e o custo médio das ações vendidas. Como assim? Vou explicar.


Nos documentos da Receita, podemos ver as regras para o cálculo, como segue:

  1. Some os gastos com as compras da ação que pretende vender até a data da venda desta mesma ação;
  2. Na venda, divida o valor encontrado no passo anterior (passo 1) pela quantidade de ações que você possui. Assim, você encontra o valor de cada ação que, multiplicado pela quantidade de ações, vai resultar no custo médio de aquisição;
  3. Para venda parcial, o valor do estoque remanescente deverá ser ajustado, subtraindo-se do valor calculado no passo 1 o custo médio do ativo vendido.

Parece complicado mas, de novo, isso pode ser preenchido com certa facilidade por contadores um pouco mais experientes. Os honorários justificam o trabalho e principalmente a sua decisão de investir no mercado de capitais, que tanto crescimento traz ao nosso país. O principal para o seu caso está mostrado neste artigo. O site da Receita tem a documentação completa, inclusive modelos de declaração que incluem os ganhos de capital com renda variável.

O importante é não deixar de investir na Bolsa pensando na complicação da declaração de IR. Note que o percentual a ser recolhido assemelha-se muito ao de fundos de renda fixa e outros investimentos menos arriscados, o que traz atratividade às operações no mercado de capitais. Enfim, a Bolsa é um caminho que vale a pena trilharmos. Boa sorte. Conte comigo.

*Day trade caracteriza-se por operações de compra e de venda realizadas em um mesmo dia, dos mesmos ativos, commodities ou títulos, para um mesmo agente, por uma mesma corretora, cuja liquidação é exclusivamente financeira. Reflete ganhos ou perdas naquele mesmo dia. Mais detalhes em sua definição na Wikipédia.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.