Home Economia e Política Fique de olho! Negocie…

Fique de olho! Negocie…

por Conrado Navarro
0 comentário

Não faz muitos posts, eu havia comentado sobre o faturamento dos bancos, que cada vez mais aumenta, ainda que os juros caiam. E não é que as tarifas também aumentam enquanto a inflação cai. Surpreendente. Segundo notícia publicada dia 03/04 pelo jornal Folha de S. Paulo, entre fevereiro de 2006 e fevereiro de 2007 tivemos uma inflação acumulada de 3,02% (IPCA) enquanto que as tarifas dos bancos subiram até 15,94%. Se em 1996 os bancos faturaram R$ 12 bilhões em tarifas, em 2006 este número foi de R$ 47 bilhões. Os assinantes da Folha, ou do UOL, podem ler mais aqui. Que tal?

Alguns podem pensar que sou contra o sistema bancário. Aqui não estamos discutindo a questão filosófica do problema, mas sim a razão numérica. Muitas vezes pagamos tarifas sem tomar nenhum conhecimento delas. Interessante que a responsabilidade de conhecê-las é nossa. Será que existe má-fé? Cristina Martinussi, do Procon-SP, argumenta: “Hoje em dia, os bancos costumam abrir as contas já com pacotes que, muitas vezes, os consumidores nem sabem o que incluem”.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) assume que as tarifas são ditadas e cobradas de maneira livre, respeitando a concorrência entre as instituições. Mas com que critérios estes preços são definidos? A Febraban responde: “os critérios para alteração de preços variam de acordo com uma série de fatores e de custos diferentes para cada banco”. Convencido? Assim fica cada vez mais importante entender do que acontece na economia ou corremos o risco de ver nosso dinheiro sumir cada vez mais rápido. É ou não é? Assinantes Folha, ou UOL, podem ler mais aqui.

Fico muito preocupado porque cada vez mais usamos a internet e os serviços móveis para acesso ao banco. Assim, cada opção que antes era comum (tirar extrato por exemplo) passa a ter custo e não nos damos conta disso. A novidade agora é o pagamento de contas por celular, como explica o Tnow. Quanto custará o serviço? Enquanto isso, vale a pena entender cada centavo cobrado pelo banco, não deixe pra depois. Sente com o gerente e negocie. É seu direito. Abraço.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.