14 abr Finanças Pessoais

Grátis: Controle financeiro pessoal

Recebi diversas indicações de leitores apontando para o uso de ferramentas para controlar o dia-a-dia das finanças pessoais. Eu uso o Dinheirama Online e já me acostumei bastante à sua interface e modo de operação. Sua integração com os bancos nacionais é feita através da importação de extratos e seus módulo de budget (orçamento) e investimentos […]

por Conrado Navarro
há 8 anos

Software - Gestão FinanceiraRecebi diversas indicações de leitores apontando para o uso de ferramentas para controlar o dia-a-dia das finanças pessoais. Eu uso o Dinheirama Online e já me acostumei bastante à sua interface e modo de operação. Sua integração com os bancos nacionais é feita através da importação de extratos e seus módulo de budget (orçamento) e investimentos são bastante completos. E é totalmente gratuita. Veja mais opções gratuitas:

Dinheirama Online – Ferramenta de controle financeiro completa e simples de usar, totalmente gratuita e criada por uma equipe dedicada à educação financeira, nós do Dinheirama. Recomendamos seu uso, já que a ferramenta está embasada em uma metodologia de educação financeira comprovada. Acesse www.dinheiramaonline.com.br e confira!

Spesa – Software de gerenciamento financeiro totalmente online e com interface muito intuitiva. Projeto genuinamente nacional e que vem crescendo muito rapidamente. Dica enviada pelo Walmar e também encontrada em artigo do Solucionathica, escrito pelo Diego.

Hábil Pessoal - Software baseado em plataforma Windows com controle completo de contas bancárias, cartão de crédito, cheques, receitas, contas a pagar e relatórios de movimentação e orçamento. Criado pela Hábil Sistemas. Dica enviada pelo leitor Roberto.

Contas Pessoais – Gerenciador simples mas capaz de importar diversos tipos e modelos de extrato para controle da movimentação de conta corrente. Oferece até 12 relatórios e pode oferecer sugestão de orçamento baseando-se no histórico de receitas/despesas. Dica enviada pela leitora Fabiana.

Na seção de downloads encontram uma planilha de orçamento gentilmente cedida pelo Prof. Dr. Edson Pamplona, da UNIFEI. Que tal avaliar as opções e enviar seu comentário? E se você usa outro software, que tal compartilhar suas impressões e informações sobre como adquiri-lo? Obrigado e até a próxima!

Conrado Navarro

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro
Importante: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
  • http://fatorw.com Walmar Andrade

    Eu uso o Foonance.com para fluxo de caixa e uma planilha de controle mensal no Google Docs and Spreadsheets. Para mim, o software tem que estar na web, para que eu possa anotar os gastos assim que eles aparecem. Se deixar para só poder anotar quando chegar em casa e abrir o software instalado em uma máquina, acabo deixando passar alguma coisa.

  • Rodrigo Siqueira

    Oi Conrado, primeiramente parabéns pelo blog, é bastante explicativo e interessante. Sou estudante de Administração e assisti ontem a uma palestra do Banco Central sobre “Como Funciona o Sistema Finaceiro Nacional” e fiq. Ele explicou que a Caixa Econômica Federal não era um banco comercial e sim uma caixa econômico, porém não soube explicar as diferenças entre as instituições. Quais seriam essas principais diferenças. Grato.

  • Navarro

    Oi Rodrigo, obrigado pelas palavras de apoio ao blog. A Caixa é um banco sim. Ela nasceu com uma concepção diferente mas se consolidou como um grande banco público. As palavras do Banco Central se referem aos pagamentos e benefícios federais do Estado, que são pagos e resgatados (aposentadoria, seguro-desemprego etc) através da Caixa. Como banco 100% público, ela tem esta missão e possibilidade, o que a caracteriza como uma “caixa”, seja lá o que isso signifique. Pra mim, é um banco! Veja um pouco da história da caixa neste link:
    http://www.caixa.gov.br/acaixa/historia_missao.asp
    Grande abraço. Obrigado pela visita.

  • http://sergioflima.pro.br/blog/blogs Sergio Lima

    Olá!

    Só para centralizar as dicas… um software interessante e no melhor estilo KISS (Keep it simple stupid) para gerenciador financeiro é este aqui feito pelo Aurélio:

    http://aurelio.wordpress.com/2006/07/08/moneylog-experience/

    []’s

  • Ricardo

    Eu sinto falta é de um programa que possa gerenciar os investimentos e ver as taxas de retorno …

  • http://badulaques.org/blog Franklin Bravos

    Navarro,
    Eu utilizei durante 2 anos o Bonus Free da Dígito Brasil. Mas um dia ele parou de funcionar, simples assim, porque o servidor da Dígito ficou fora do ar ele não conseguia mais fazer uma autenticação obrigatória ao entrar no software.
    Eu aproveitei o banco de dados Access que tinha ficado na minha máquina e montei um software pra mim. Depois de alguns anos a Dígito voltou com o serviço, só que agora ele é pago.
    Abraço

  • Marcelo

    Eu utilizei por 6 meses a Planilha Financeira do Terra e achei simples e fácil. Acredito que não tenha uma série de funções avançadas, mas pra quem só quer registrar os gastos e ver alguns relatórios simples, deve bastar. O único problema é que precisa de um login do Terra pra acessar.

    Abraço

  • Kacir

    Olá Navarro, vi no comentário acima que você utiliza o MS Money. Eu também utilizo e já estou acostumado com ele, porem não consigo atualizar as cotações de ativos brasileiros on-line. Você tem alguma dica ?

    Abraços.

  • http://brandizzi.googlepages.com Adam Victor Nazareth Brandizzi

    Atualmente, eu uso o Gerenciador Financeiro provido pelo Home Banking do Banco do Brasil. É bem limitado, mas está dando para o gasto, e tem a vantagem de ser web – logo, acessível de praticamente qualquer lugar. Já usei planilhas no Google Docs, OpenOffice.org e mesmo o GNU Cash, mas as vantagens do gerenciador web me conquistaram :)

  • Paulo Vlady

    Grande Conrado!!!

    Parabéns pelo seu blog, só agora que tive um tempinho para vê-lo. Atente muito bem as expectativas dos leitores. Quanto ao assunto tratato, eu já usei várias ferramentas e softwares (Hábil, Make money, sw de empresas privadas,etc) mas o que mais me identifiquei foi a criada por mim mesmo no excel. Mais importante que a ferramenta utilizada, é como a utiliza e a habilidade de interpretar as informações. Gosto muito de customização. Por isso, creio que a melhor opção, antes de tentar um sw com 1001 aplicações é fazer uma planilha simples que vc entenda e vá a aperfeiçoando, junto a seu conhecimento, para que evoluam juntos.

    Abraços.

  • Pingback: Como você lida com suas contas? Conta ai! : Dinheirama - Investimentos, educação financeira, ações

  • Fabiano Banin

    Eu utilizo o Money já faz algum tempo, utilizo mais a parte de contas e de puxar o extrato do banco e fazer a reconciliação nele, gosto do jeito que ele funciona, mas as vezes fico meio perdido nos relatórios… estou montando uma planilha para mim e vou mesclar a utilização dos dois… acho que é a melhor forma… o money controlo minhas contas bancárias e o cartão de crédito e na planilha sei realmente o qto estou jogando fora….

  • Marcelo Guedes

    Não vi você ainda comentar sobre o programa http://www.controlefinanceiro.com

    Você o conhece? Ele é web, gratuito e traz gráficos e informações consolidadas interessantes que me ajudam a acompanhar minhas despesas e receitas. E tem excelentes funcionalidades.

    Grato,
    Marcelo.

  • Luiz Alberto

    Marcelo Guedes. Como você conheceu o http://www.controlefinanceiro.com? Achei bem interessante, mas não consta nada lá. Quem mantem, e-mail para contato, etc. Achei estranho isso. Conhece quem desenvolveu e mantem o site?

  • http://www.controlefinanceiro.com Adalberto G. da Costa

    Olá Luiz Alberto, o Marcelo Guedes entrou em contato comigo e me encaminhou esse post. O meu nome é Adalberto e sou o idealizador do ControleFinanceiro. Esse programa já está há um bom tempo na web, porém, a idéia de abri-lo ao público é recente. Ainda estamos implementando ferramentas para que os usuários possam contatar-nos e nos passem o feedback do sistema.

    Temos um blog que está em pronto. Se quiser entender melhor o que é o sistema e a empresa que o desenvolve entre em: http://www.controlefinanceiro.com.cf/blog

    Peço desculpas pela falta de transparência, mas aos poucos queremos corrigir essas necessidades.

    Peço também a colaboração e sugestão de todos os interessados, pois a ferramenta sempre estará disponível na web gratuitamente. Temos muitas implementações a realizar, que tornarão o sistema ainda mais funcional em breve. :-)

  • http://www.controlefinanceiro.com Adalberto G. da Costa

    Corrigindo o link: http://www.controlefinanceiro.com/cf/blog

    Acontece… rs

  • Helio Roldan Neto

    Parabéns pelo blog, acesso com frequencia.

    Eu utilizo um muito bom para controle financeiro pessoal, o sistema é on-line e o melhor de tudo, é gratuito. Vale a pena dar uma olhada…
    http://www.financeironet.com.br
    abraços

  • Paulo

    Alguém sabe onde eu acho o software do Bonus da Digito Brasil??
    Mesmo sendo pago eu acho esse um ótimo programa só q nao sei onde mais tem o software, obrigado

  • Micheline Lima

    Gostaria de receber as planilhas do Marcos em formato de excel, alguem poderia mandar para o meu e-mail???

    Muito Obrigada!!!

  • Kleber

    Olá amigos e amigas,
    De controle fincanceiro eu entendo bem. O que mais faço na internet é buscar um controle financeiro que atenda às minhas necessidades e é claro, que seja gratuito. Pois bem, O spesa é muito simples e cheio de propaganda. O Hábil é bom mas o layout fica a desejar. Contas Online é ótimo mas limitado a 30 lançamentos por mês.É pouco. Qual o melhor? O que estou usando a algum tempo é CONTROLE FINANCEIRO de responsabilidade do Adalberto que postou recentemente.Ele é simples mas muito bom. E segundo o desemvolvedor vai melhorar mais ainda. Agora, um programa que também uso e que fica no HD não na net, é o RQ Money. Ele é tudo de bom e super leve. É isso aí, tenho 2 controle, se um falhar não perco nada… um grande abraço.

  • Guilherme

    estou começando a usar o CONTROLE FINANCEIRO após ler os posts e estou entusiasmado com as facilidades…

    Adaberto, parabéns!
    Caso queira montar um fórum de discussões para melhorias e até suporte aos usuários, pode contar comigo.

  • Lucas

    Olá, gostaria de indicar a todos um site que possui um sistema de gerenciamento financeiro online, gerando fluxo de caixa e demais demonstrativos, tudo via web: http://www.meugerenciamento.com.br

  • Daniel

    O Problema do controle financeiro é que
    Não permite transferencia de contas
    e esse tal adalberto nunca responde aos posts dos usuarios no blog.. ou seja.. parece que ta abandonado o sistema!

  • http://www.controlefinanceiro.com Adalberto G. da Costa

    Olá Daniel, em relação a atualização do blog e respostas as mensagens enviadas: Somos uma empresa de pequeno porte, graças a notoriedade do ControleFinanceiro realizaremos parcerias e torná-lo melhor e mais informativo. Atualmente a equipe é enxuta e temos que administrar o tempo entre executar outras tarefas rentáveis e manter o ControleFinanceiro ativo e funcional, uma vez que ele é gratuito e não nos gera receita. Pedimos desculpas mais uma vez, mas pode ter certeza que lemos todas as mensagens que nos chegam e discutimos todas as sugestões.

    Quero agradecer o retorno e a insistência por mantê-lo informado, aos poucos realizaremos mais ações com ênfase no atendimento e esclarecimento do sistema.

    Um grande abraço,
    Adalberto G. da Costa

  • Marinho

    Gostaria de saber se alguém ja achou algum programa que controla fluxo de caixa e situação econômica do mês (pessoal). Preciso de uma opinião! Vocês acham que estou querendo controlar demais? Tenho muita dificuldade de saber qual é minha realidade econômica do mês. No momento estou procurando um programa para controle das minhas finanças.

  • Ney Lopes

    Tá aí Luiz Alberto,
    domínio: controlefinanceiro.com.br
    entidade: Intellectus Informatica Ltda.
    documento: 091.824.995/0001-60
    responsável: Hostmaster Quantiza Systems
    endereço: Av. dos Municipios, 5510, Sala 01
    endereço: 93700-000 – Campo Bom – RS
    país: BR
    telefone: (51) 35982343 []

    Abraços

  • http://www.manubia.com.br Erik

    Um sistema recente que encontrei chama-se Manubia.
    http://www.manubia.com.br
    É todo na internet, fácil de usar e parece esses novos sites da Web 2.0, bem rápido de fazer as coisas.
    Possui excelentes gráficos. É gratuito. Vale a pena, abcs
    Erik

  • Wallace

    Oi pessoal, já testei o Manubia, o Spesa e tb o meusgastos.
    O Manubia é muito bom porém na versão free(a única disponível no momento) não possui agendamento de transações.
    O meusgastos é bom porém o design ainda é meio retrô e vc não tem possibilidade de ordenar os seus gastos pelas Categorias o que no meu caso é ruim.
    O Spesa é o mais simples porém é bem funcional, só deixando a desejar em algumas coisas de layout e o teste que fiz aqui o site estava meio lento.

    Vou testar estes aí que vcs falaram…

    Por enquanto uso a boa e velha planilha no Excel altamente customizada.

    Abçs

  • http://www.controlefinanceiro.com Angelo Artroz

    Ney Lopes, os dados do site que você informou não são do ControleFinanceiro.com e sim do controlefinanceiro.com.br. São entidades diferentes e com propostas distintas, além de um ser programa instalado e o outro web.

    até +

  • Emi

    Olá, parabéns pelo blog, só hoje conheci.
    Uso o Money para gerenciar finanças, mas tenho dificuldade de usá-lo em relação aos investimentos que não sejam ações (renda fixa por exemplo).
    Procuro um programa que simplifique a questão de “rendimento da carteira de investimentos por determinado período”.
    Alguém tem alguma sugestão no próprio Money ou outro programa apenas para a parte de investimentos?

    Abs

  • Julio

    Ultimamente estou usando o http://www.bolsomania.com.br, o pessoal tá desenvolvendo e sempre tem coisa nova.

  • Danilo

    Ola, muito legal a materia.
    Eu estou usando o QS.FINANCAS http://www.qsfinancas.com.br é gratuito e online. O sistema é muito legal e fácil de usar.

  • http://msn mauricio

    Tenho mto interesse em conhecer estas planilhas.
    Grato.

  • Gislene

    Atualmente utilizo a versão web do Bônus da DígithoBrasil e estou satisfeita com o produto, pois é bem completo e atende as minhas necessidades. http://www.bonusweb.com.br
    Eu recomendo!

  • edileuza

    boa noite, Navarro

    conecidentemente o nome do meu gato é Navarro, acho muito bonito esse nome.
    Estou procurando uma planilha financeira que sirva para um financiamento de r$ 50.000,00 durante 10 anos com a taxa de juros 10,75% a.a , considerando a quitação será feita de uma vez só no final do prazo daqui a 10anos.

    ficarei muito grata, em poder receber essa planilha.

    SDS,

  • roberta

    Boa Noite temos um restaurante self service e estou procurando uma planilha ou um programa que me atenda com estoque e fluxo de caixa, conta corrente enfim preciso de algo para nos ajudar a administrar
    obrigada
    RMV

  • Paulo Hakme

    Roberta e demais,

    Eu indico o sistema Online da Conquest Software.
    Ele é simples e prático e tem as funções que vocês precisa além de outras.
    Acesse: http://www.conquestsoftware.com.br/page002.html

    Você pode testar por 30 dias grátis.

    Abraços,
    Paulo Hakme

  • Tiago Comério

    Eu uso o Meu Dinheiro https://www.easyme.com.br/meudinheiro
    Fácil de usar e bastante completo.
    Tem versão gratuita.
    Além disso ele é o mais rápido que encontrei até agora.
    Pessoal do suporte responde muito rápido também.

  • Lu

    Desespero, pensem; devo 9.000,00 cheque especial mais 3.000,00 cartão de crédito, preciso pagar 2.600,00 casa própria, mais 3.000,00 de outras despesas domésticas. Só receberei 3.500,00….. Qual o melhor viaduto pra eu pular?

    • José Luiz

      Primeiro agradeça à DEUS por estar vivo e com saúde para trabalhar. O resto, é resto.
      Assim já diziam meus pais ” ISTO TAMBÉM PASSARÁ “.
      José Luiz.

    • Regino

      Lu, Quem tem que pular do viaduto é seus credores e não vc. rsrsrsrs

    • Joaocarlostr

      Já fazem 5 meses e agora q ví esse post, mas serve pra outras pessoas. Já entrei numa situação assim. Cheque Especial e Cartão de Crédito, são cordas para vc se enforcar. Mas não se enforque. No caso da Lu, e no caso do ch. especial, vá no banco, faça um empréstimo para pagar todos ch especial e os cartões, ficando apenas com uma dívida mensal. Se continuar no ch.especial, na maioria das vezes, isso aconteceu comigo, os juros eram quase o valor da parcela e vc não pagava a sua dívida. Depois disso, NUNCA MAIS, use Cartão de Crédito e/ou tenha Cheque Especial. Haaa sim, use um programa ou planilha para controlar dia-a-dia seus gastos.

  • Maria Odila

    Conrado, como faço para que eu possa falarcom vc e pedir uma orientação? Não tenho a quem perguntar. Grata

  • Matthaeus

    O JFinanças também é ótimo. Tem uma interface que lembra o word 2007

  • Elaine1967

    Ttenho atualmente uma divida de aproximadamente 70.000,00 entre cartões, emprestimos, limites etc. Estou pensando em fazer um emprestimo (tendo minha casa como garantia) e pagar em 100 meses com parcelas fixas e juros 1,16% a.m. + IGPMa . Desta forma ficaria com as dividas zeradas e a prestação não comprometeria minha renda mensal.
    O que você acha????

    • Joaocarlostr

      Elaine, antes de fazer o empréstimo, você deve repensar seu modelo financeiro pessoal, pois se após o empréstimo você continuar gastando mais do que ganha, antes mesmo de terminar de pagar o empréstimo você estará na mesmo situação em que se encontra hoje.
      Outra coisa, hoje a parcela não compromete sua renda mensal, mas e em 100 meses, isso são mais de 8 anos pagando essa parcela e vc está comprometendo a sua moradia, vale mesmo essa opção?
      Eu fiz da seguinte forma quando me endividei:
      – Relacionei todas as suas minhas dívidas.
      – Relacionei todos os meus gastos fixos (água, luz, fone, média de mercado, etc), aqueles que se você não pagar você “morre”.
      – Relacionei todos os gastos extras, que são aqueles q vc pode viver sem, tipo sapato novo, roupa nova, celular, restaurante, etc.

      Assim consegui visualizar o que ganho e o que realmente tenho q gastar pra não “morrer”, o restante “corto” tudo e o que sobrar é o que terei para saldar minhas dívidas.

      Tudo isso pode ser feito num caderno e devendo ser visualizado no mínimo 2 vezes por semana, pra mim funciona, para me lembrar que não posso gastar nada além do estipulado no caderno, uma da minhas piores experiências foram as compras com cartão de crédito, é “corda pra se enforcar”, pois vc vai comprando e esquecendo o que gastou e comprando mais e esquecendo e comprando mais e mais até que chega o ponto de explodir tudo, inclusive seu humor e vontade viver.

      Depois de feita a relação é hora de partir pras negociações e avaliar as melhores opções para desendividar, veja com os bancos como financiar o cheque especial e sair dele, no meu caso, as prestações ficaram menores que os juros que eu pagava no fim de mês, ou seja, pagava juros e não salva as dívidas, após o financiamento, fiquei menos sobrecarregado em dívida e ainda estava quitando-as.

      O cartão de crédito também pode ser financiado, mas os juros são altos, deve ser avaliado antes, eu particularmente optei pelo parcelamento em apenas um deles, sim eu também tinha vários cartões.

      Depois disso e colocado tudo no papel para tomar as decisões, é hora de avaliar se o melhor caminho é colocar a sua casa em jogo.

      E vai por mim, hoje não compro mais nada a prestação e não uso mais cartão de crédito e cheque especial, só compre se for a vista e tiver o dinheiro, mesmo coisas mais caras, junte o dinheiro e compre a vista, pagará mais barato e no próximo mês o seu salário estará livre novamente para poupança ou aquisição a vista de outro bem.

      Espero ter ajudado.

  • Scheila

    Devo ao banco e cartões de credito. O que devo começar a pagar primeio???

    • Joaocarlostr

      Oi Scheila, geralmente os juros do cartão de crédito são maiores, eu por exemplo comecei pagando os cartões. Vc pode ligar no 0800 do cartão e solicitar o parcelamento. Presumindo que a sua dívida com o banco seja o cheque especial, os bancos financiam a dívida no ch. especial e os juros são muuuuito menores do que permanecer nele.
      Dei uma resposta a outra pessoa aqui do dinheirama, sobre controla seus gastos anotando tudo em um caderno, colocando todos os seus gastos fixos e extras (variáveis), tipo use uma folha para cada mês e anote tudo a lápis, para poder corrigir eventuais erros, é importante você olhar esse caderno ou caderneta DUAS vezes por semana, tipo na terça-feira e na sexta ou sábado, assim vc lembra dos seus compromissos e não saí gastando no fim de semana. Geralmente isso era o que acontecia comigo, aprendi a anotar tudo, mas olha as contas na segunda-feira, quando já tinha feito um “certo estrago financeiro” gastando no fim de semana, então passei a olhar principalmente na sexta-feira a “tardezinha” ou no sábado de manhã, pra ficar alerta e não gastar o que não tinha.
      Outra coisa importante LIVRE-SE do(s) cartões de crédito.

  • Sidnei

    Outra dica de sistema financeiro gratuito é o Yuppe, ele é Online, também tem versão para instalar no computador e também no celular, integrando um ao outro para sempre manter os lançamentos atualizados.

  • Eric Dutra

    Olá, preciso de uma ajuda , se possível. Bom, possuo um imóvel no valor de 190 mil (ja quitado ) que hoje esta alugado por R$ 850,00, e a 2 anos comprei outro na planta pelo valor de 240 mil, e deste valor já paguei 65 mil. Acontece, que nesse ano minha renda baixou muito, hoje fixo R$ 1500,00, e nao posso contar com mais mais, por enquanto, pois recebo por comissao e ainda estou na fase inicial de captaçao de clientes. Esse apartamento que eu adquiri a 2 anos será entregue agora em julho de 2013. A prestacao do restante que falta quitar ( 175 mil ) ficara em torno de 1750,00 e a papelada para registro em torno de 12 mil ( nao tenho hoje dinheiro pra registra-lo ).Levando em consideracao que eu tenho que resolver morar em um dos dois, e preciso de capital ( 50 mil ) para abrir um novo negócio, minha duvida é: O que fazer? Pensei nas seguintes hipoteses: 1 – Vender o apartamento de 190mil, pagar 140 mil do novo pra morar nele, financiar pela caixa 50 mil, e com os 50 mil que sobram abrir meu novo negocio. Ou. 2 – Vender o apartamento novo, que hoje me daria 100 mil no bolso, abrir a empresa com 50 mil. Vender o apartamento de 190 mil e com mais 50 mil que restam comprar um apartamento melhor um pouco. 3 – Arriscar esperar as coisas melhorarem na empresa que hoje trabalho, financiar o novo apartamento, e com o aluguel do outro pagar metade da prestacao do novo. Ou nada dessas opcoes??? Lembrando que nao tenho os 12 mil para registro. Nao sei se consegui explicar direito, mas estou precisando muito de ajuda. Obrigado Eric