Home Internet Você é um “sem noção”?

Você é um “sem noção”?

por Conrado Navarro
0 comentário

NegociaçãoAmigos reunidos, papo vai, papo vem e surge uma discussão sobre o valor de um imóvel, de um carro ou de uma empresa. Um fala algo daqui, ou fala algo de lá, “chutes” são jogados na conversa. E sempre há um grupo que nunca tem noção, que prefere abster-se a discutir o valor das coisas. Será que isso é saudável? Mas adiantaria entrar no papo e falar absurdos, ser taxado de “sem noção”? Isso faz alguma diferença na sua vida? Deveria fazer.

Pior que não saber nada é achar que sabe tudo. Tanto o grupo que adora lançar valores aleatórios, fora da realidade e “chutados” quanto o grupo que não tem a menor noção de nada são alvos fáceis para bons (ruins também) vendedores e negociadores. Estes grupos são facilmente levados à realidade desejada por estes profissionais, que obviamente estão apenas desempenhando sua função e ganhando sua comissão (merecida). Se você é um “sem noção”, tome cuidado.

Este desleixo com as “coisas da vida” pode ser economicamente desastroso. Essa constatação não é nova e nem surpreendente. Ainda assim recebo sempre muitas críticas, o que me faz crer que o perigo para a saúde financeira dessas pessoas é mesmo real. Uma boa negociação não é aquela em que o vendedor sorri e fica seu amigo porque você é gente boa. Também não é aquela compra que você faz questão de contar pra todo mundo. O valor justo daquilo que você comprou não é o valor anunciado nem a soma de todas as suas parcelas, mas sim o melhor preço à vista possível.

Como definir a meta para uma negociação? Como atingi-la? Ora, antes é preciso ter uma expectativa do melhor preço para aquele produto, o que só acontece se você trabalhar sua noção sobre o mercado e os preços nele praticados. Sem isso, você é dinheiro fácil em qualquer loja. É um “sem noção”. Quem nunca ouviu aquele amigo se achar o tal, falando do ótimo negócio que fizera recentemente? Ouvi isso semana passada. Ironicamente, acabei descobrindo que ele pagara o preço anunciado, como todo mundo. O tal “grande negócio” ficou por conta da loja, que no dia seguinte subiu ainda mais o valor do produto. Assim ele explicou. Quem é o louco aqui? Eu?

O esforço para informar-se é válido, acredite. Ler um jornal, uma revista, um livro de vez em quando. Quem quer? Nah! As pessoas preferem mentir, se vangloriar de algo que não fizeram e continuar fazendo a alegria dos vendedores e comerciantes. François Lelord diz: “a felicidade as vezes é não saber”. Se você pagou caro e está feliz, ótimo. Agradeça ao Sr. Lelord, não a mim. Minha chatice matemática as vezes incomoda, é verdade.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.