Fazer economia não significa poupar | Dinheirama

25 mai Educação Financeira Finanças Pessoais Poupança

Fazer economia não significa poupar

Artigo escrito por Álvaro Borba Modernell* Fazer POUPANÇA e fazer ECONOMIA embora sejam atitudes parecidas, à primeira vista, são coisas diferentes em seus princípios. COMPREENDER A ESSÊNCIA DESSA DIFERENÇA PODE SER A CHAVE PARA O SUCESSO NA ARTE DE ACUMULAR DINHEIRO E PATRIMÔNIO. Não percebê-la pode representar uma barreira para o sucesso financeiro. Há muita […]

por Conrado Navarro
há 7 anos

Ficar rico!Artigo escrito por Álvaro Borba Modernell*

Fazer POUPANÇA e fazer ECONOMIA embora sejam atitudes parecidas, à primeira vista, são coisas diferentes em seus princípios. COMPREENDER A ESSÊNCIA DESSA DIFERENÇA PODE SER A CHAVE PARA O SUCESSO NA ARTE DE ACUMULAR DINHEIRO E PATRIMÔNIO. Não percebê-la pode representar uma barreira para o sucesso financeiro.

Há muita gente que, apesar de economizar muito, não consegue juntar dinheiro. São pessoas que economizam, mas não poupam. Para facilitar o entendimento dessa sutil e importante diferença, podemos assumir que a ECONOMIA está relacionada aos gastos, enquanto que a POUPANÇA se relaciona com os rendimentos, inclusive aqueles provenientes das economias. Ainda para caracterizar as diferenças entre esses dois fundamentos financeiros, vamos dizer que a ECONOMIA se faz reduzindo os gastos em alguma coisa, porém sem importar se o que foi economizado seja gasto posteriormente, ou até mesmo desperdiçado de outra forma. Seria como economizar no almoço, para gastar no jantar. Por outro lado, a POUPANÇA é feita com objetivos mais definidos, geralmente associados à acumulação de patrimônio ou à realização de sonhos e desejos, normalmente não imediatos.

É claro que o ideal é fazer com que essas duas atitudes andem juntas, uma completando a outra. Se as finanças pessoais fossem representadas por um time de futebol, diríamos que a economia seria o ataque e a poupança a defesa. O time só vai ter sucesso se os dois atuarem bem. Se o time tiver um ataque efetivo, mas falhar na defesa, pode fazer muitos gols, porém o time sofrerá outros tantos. Se a defesa for ótima, mas o ataque não funcionar, o jogo não sai do zero a zero. Portanto, fazer ECONOMIA e não fazer POUPANÇA, não leva ninguém a acumular riquezas.

Quando falo em fazer POUPANÇA, é bom que fique claro que não me refiro à modalidade de investimento denominada Caderneta de Poupança. Esta pode ser apenas uma porta de entrada para os investimentos. Não deve ser considerada como a base para o acúmulo das suas economias, até porque é um dos investimentos que pior remunera. POUPAR não implica apenas deixar de gastar. POUPAR significa planejar os gastos, com ECONOMIA, para viabilizar o consumo ou a aquisição de coisas importantes no futuro, eventualmente sacrificando outras ao longo do percurso.

Perceber a sutil diferença entre economizar e poupar pode contribuir para que as suas ECONOMIAS se transformem em POUPANÇA, e que a sua POUPANÇA ajude você a realizar seus sonhos e a ter uma vida financeiramente mais tranqüila.

Álvaro Borba Modernell
Contatos através do site Educação Financeira ou e-mail alvaro.modernell@terra.com.br

BREVE APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL.
Mestrado em Finanças; MBA em Negócios Internacionais; especialista em private banking; especializações e atuação no Brasil e no exterior. Experiência de quase vinte anos no mercado bancário e financeiro. Consultor em finanças pessoais e professor universitário na área de planejamento.

Conrado Navarro

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro
  • http://www.chmod007.com Fred Banionis

    Adorei o texto! Tenho enfrentado essa situação atualmente, com um consórcio em andamento, preciso economizar para que possa poupar visando ter dinheiro suficiente para receber meu bem consorciado através do lance.
    Não é uma tarefa fácil, mas tenho obtido alguns pequenos resultados mês a mês.

    Ótimo blog, parabéns pela iniciativa!

  • Pingback: Sucesso Financeiro » 11 motivos pelos quais as pessoas se individam facilmente.

  • http://brunoandrademotahotmail.com bruno

    Eu quero poupar dinheiro mas eu nao consigo quero saber como possor fazer pra qndo chegar o fim do mes ter uma economia boa pq quero comprar um carrinho mas nao sobra nada gasto tudo em comida ai fica meio dificil..kkkkkk me da um conselho ai pra eu poupar dinheiro vou ficar muito grato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • greice

    adoreiii!!isso vai me ajudar muito a crescer financeiramente
    muito importantee!!

  • Marco Antonio

    Adorei isso!

    Na verdade eu só estou querendo aprender mas, tudo que eu gasto eu ato em um caerno que comprei so para isso, dessa forma eu achei muito bom pq todo x que eu vou anotar algo pode ser de 1 real eu vejo o tanto que ja gastei no mes, nao sei se isso certo, ou ajuda em alguma coisas, mas eu me controlo.

    Dica! Acabar com todos cartães de credito, essa eu garanto é a melhor opcão!!

  • http://naotenho ariane

    eu adorei fiz o meu dever de casa

  • http://Hi5.com Orlando

    Gostei mesmo do texto. Vou tentar fazer.

  • http://Mirassol@lavebras.com.br Romildo Natalino Q. Cardi

    Beleza, gostei do seu pansamento;
    vou ponhar em pratica;

  • charles

    sou como qlqer um cidadao nao consigo economizar me ajuda por favor

  • http://kiakumbomanuelandre@hotmail.com Rufino

    Tambem nao consigo poupar dinheiro por favor ajudem me

  • 100005202071075

    olha gostei as formas que podemos fazer poupança gastar menos planejar melhor os gastos do mes

  • http://www.facebook.com/yurijoao.yuri Yuri João Yuri

    obrigado pelo conselho e continuem ajudar nos porque e muito importante o voço ponto de vista