Home Economia e Política O que você precisa saber sobre alavancagem!

O que você precisa saber sobre alavancagem!

por Conrado Navarro
0 comentário

Juros e TaxasDiego comenta: “Olá, Navarro! Parabéns pelo excelente trabalho! Suas impressões são importantíssimas e sempre nos fazem refletir sobre nossos investimentos. Será que você pode falar um pouco sobre fundos multimercado com alavancagem e sem alavancagem? O que isso quer dizer? Como funcionam? O que é melhor? Obrigado! Um abraço”!

Diego, obrigado pelas palavras de apoio e motivação. É importante saber que minhas opiniões são relevantes e podem fazer alguma diferença na vida de leitores como você. Fique sempre à vontade, a casa é sua! Sua dúvida faz parte do cotidiano de grande parte dos brasileiros. Há uma enorme terminologia, para não dizer “economiquês”, que faz com que a ciranda financeira, oferecida pelos gestores e bancos, se torne ainda mais complexa (se é que isso é possível). Usando uma definição rápida e objetiva, alavancar significa usar todos os recursos disponíveis para melhorar sua rentabilidade ou a rentabilidade de seu negócio.

Alavancagem no mundo corporativo
Uma empresa normalmente possui algumas poucas possibilidades para criar seus produtos e alavancar suas vendas. Uma delas é o financiamento. Ora, pegar dinheiro emprestado a uma taxa de juros qualquer, usar este dinheiro de forma coerente e alavancar suas vendas de forma que os juros sejam pagos e ainda sobre uma margem, significa que a empresa está operando alavancada. Ela usa capital de terceiros para criar seus projetos, garante que os juros serão devidamente pagos e ainda consegue retorno. Claro, isso é o que uma empresa inteligente faz.

O conceito é simples, as variáveis envolvidas não. Neste pequeno exemplo citado existem importantes conceitos que não foram discutidos, como TMA (Taxa Mínima de Atratividade), custo de capital, capital próprio etc. Por hora, você só precisa entender que alavancar significa aproveitar uma oportunidade externa, seja ela em dinheiro, tempo ou de cunho material, para impulsionar sua imagem e presença no mercado, gerando maiores receita e lucro. Significa saber usar o que você não tem, com o objetivo de conquistar o que você quer.

Alavancagem no mundo dos produtos bancários
Usando minha definição do parágrafo anterior, você poderá facilmente enxergar a explicação para o tal fundo multimercado alavancado. Suponhamos que o fundo possua um patrimônio igual à X. Se esse fundo não opera alavancado, seu patrimônio aplicado será de X. Lógico né? Bom, se o fundo opera alavancado suas posições investidas são maiores que seu patrimônio, por exemplo 1,2X. A palavra chave para essa artimanha chama-se derivativos. Mas o “como” dessa brincadeira não é tão simples e peço que, por enquanto, não se preocupe com isso. Deixemos para um artigo posterior.

Se ele opera com posições maiores que seu patrimônio significa que, em caso de uma perda, eu poderei perder mais do que investi? Afinal, o mesmo conceito se aplica ao patrimônio que eu coloquei à disposição do fundo, certo?
Certíssimo. O fundo pode incorrer em perdas maiores que o montante que você depositou e que corresponde às suas cotas. Na prática, isso significa ter que colocar algo mais neste fundo para “tapar” a perda que excedeu ao seu patrimônio. Pois é, o risco é mais alto por aqui. Mas o risco de ganhar mais dinheiro também é maior. Ou seja, caímos na velha e boa dupla risco versus retorno. Sim, porque operando um valor maior que o realmente existente, suas chances de ganho são também maiores. Afinal, o que é maior: 20% de R$ 100,00 ou 20% de R$ 120,00?

Legal, agora ficou claro. Será que devo entrar mesmo nessa? Quais suas recomendações?
Olha, os fundos alavancados são escolhas muito boas quando o cenário econômico é estimulante e de horizonte positivo. Claro, algum problema pode ocorrer. No entanto, é muito difícil acontecer um movimento brusco e(ou) fulminante, que não lhe permita avaliar seu investimento ou retirar o dinheiro antes do barco afundar. Além disso, é preciso estar atento ao gestor do fundo. Prefira bancos e gestores com boa qualificação e(ou) fundos que possuam um bom histórico e que já estejam operando há algum tempo no mercado.

Outro aspecto importante e que deve ser notado com atenção é o contrato firmado no momento do aporte inicial. Repare que há uma cláusula bastante clara que trata de notificá-lo de que, em caso de perda maior que a do seu patrimônio real, cotistas como você serão convocados para depositar mais dinheiro.

Então a alavancagem está por toda a parte? Bacana.
Muito bacana. A alavancagem é uma operação muito comum e sabiamente utilizada por empresas e instituições financeiras. Nesses ambientes, financiar-se não é algo visto como prática negativa. Pelo contrário, saber aproveitar a oportunidade de investir, ainda que com capital de terceiros, é uma regra básica para a sobrevivência, principalmente neste país. Portanto, fundos deste tipo não são produtos ruins, desde que você tenha plena consciência de suas características.

Já a alavancagem financeira pessoal anda em baixa. O que acontece é o oposto do que se vê nas empresas. As pessoas continuam se endividando, pagando juros altos que não são suportados por suas receitas. Ao invés de alavancar sua vida, elas alavancam a vida de empresas e bancos Brasil afora. Que tal começar a alavancar seu conhecimento e aplicar a alavancagem em sua vida? Mas lembre-se, boas dicas são sempre importantes.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da rede “O Melhor do Dinheirama” com as melhores análises e notícias

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.