24 set Educação Financeira

Quer limpar seu nome?

Ricardo comenta: “Navarro, recentemente passei por um probleminha. Tive um cheque devolvido por duas vezes. A empresa e o banco ficam me ligando e não sei ao certo como fazer para ajeitar minha situação. Pode me ajudar? Passei por um problema semelhante há alguns meses, uma dívida vencida, mas que foi mais fácil de resolver […]

por Conrado Navarro
há 7 anos

Seu dinheiro - Sua responsabilidadeRicardo comenta: “Navarro, recentemente passei por um probleminha. Tive um cheque devolvido por duas vezes. A empresa e o banco ficam me ligando e não sei ao certo como fazer para ajeitar minha situação. Pode me ajudar? Passei por um problema semelhante há alguns meses, uma dívida vencida, mas que foi mais fácil de resolver pois recebi uma carta com os contatos da empresa. É sempre assim ou, ainda que devendo, dei sorte de receber um comunicado? Estou melhorando minha vida financeira através das leituras diárias do Dinheirama, vou sair dessa, pode acreditar”.

Ricardo, obrigado pela visita. Tenho certeza de que vai sair dessa e espero poder receber seu novo testemunho depois que todas as contas estiverem pagas e sua vida financeira, confortável. Sua situação não é única e o momento no Brasil merece atenção. O Indicador Serasa de Inadimplência Pessoa Física teve queda de 1,1% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. A inadimplência vem caindo, é fato, mas são muitas as pessoas que ainda devem.

A consulta de crédito
Recentemente, um amigo foi negociar um carro e uma das exigências ao tratar da negociação de crédito foi a consulta ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Imagino que todos já devam ter passado por isso. Roseli Garcia, superintendente de Marketing de Produtos e Serviços da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) comentou a prática em recente reportagem do jornal Estado de S. Paulo:

“Um registro de carnê em atraso ou cheque sem fundo é fator seletivo, porque é indicação de que a pessoa deve e não pôde pagar e de que a possibilidade de não vir a honrar a nova dívida que quer contrair é alta também”

É assim! Ninguém empresta dinheiro sem saber se você pode pagá-lo de volta. Você faria diferente?

O cheque voltou duas vezes?
Está ai uma situação desagradável, não é mesmo? Acontece. Sabendo da importância de manter limpo seu nome e sua credibilidade em dia junto ao comércio e aos bancos, veja o que você precisa fazer:

  • Procure a agência bancária que registrou a ocorrência e peça pelas informações do caso (número do cheque, valor e data);
  • Procure a pessoa ou loja para quem deu o cheque, pague o que deve e recupere o cheque;
  • Com o cheque em mãos, vá ao seu banco e converse com o responsável, solicitando-lhe que o ajude na confecção de uma carta de regularização. Anexe o cheque original, pague as taxas cobradas e peça ao banco que encaminhe o protocolo ao Banco do Brasil, responsável pela atualização do arquivo do CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos).

A dívida venceu?
Quando não há protesto do título em cartório, a coisa fica mais fácil. Você certamente receberá uma notificação da empresa, via correio, bastando apenas seguir as instruções da carta.

O título foi protestado?
Isso significa que seu débito agora está registrado em cartório. Você precisa ir até esse cartório onde o protesto foi solicitado e obter mais informações sobre o responsável pelo registro. Então, entre em contato com a pessoa/empresa e acerte o débito. Para cancelar o protesto você precisa de uma carta, com firma reconhecida do credor, atestando que a dívida foi paga corretamente.

Outras dicas
A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) disponibiliza um guia para sair do vermelho e limpar seu nome. Leia, mesmo que você não tenha problemas financeiros, é uma cartilha e tanto. Além disso, o Serasa apresenta uma página com dicas mais aprofundadas sobre como limpar seu nome. O telefone da central de atendimento do Serasa é (11) 3373-7272.

Crédito da foto para Marcio Eugenio.

Conrado Navarro

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro
  • http://endinheirado.wordpress.com Arthur Gouveia

    Olá Ricardo. Aconteceu o mesmo comigo e o procedimento é exatamente este que o Navarro brilhantemente descreveu. Procure a empresa com dinheiro vivo para reaver o cheque. A empresa pode cobrar uma taxa de juro pelo cheque devolvido. Bem, se pode não sei, mas no meu caso cobraram. Paguei, e de posse do cheque fui ao banco dar baixa da situação de devedor. Tudo certo depois disso!

  • http://www.ph.etc.br PH

    Putz…

    Passei por algo semelhante no início do ano, só que dei uma bobeira gigante: paguei o camarada, peguei o cheque (que tinha voltado 2 vezes) e tranquilo que tinha quitado o débito rasguei o bendito cheque.

    Eis que depois veio a dor de cabeça, arranjar o recibo com o camarada, apresentar para o banco… já viu né!? :o

    Pelo menos hoje já regularizei a situação geral, não tenho débitos e ainda estou com algum investido/poupado e incrementando o bolo todo mês. :o)

    Boa sorte ricardo.

  • Pingback: O ATESTADÃO - O Jornal que vem na contramão

  • Ricardo A. Kutz

    Navarro, muito obrigado pela indicação dos caminhos. Você esclareceu até mais do que eu precisava e tenho certeza de que vou sim sair dessa. Obrigado também aos leitores que comentaram. Espero que as lições também sirvam de ajuda pra outros na mesma situação. É isso. Dinheirama mandando mto bem Navarro. Abraços.

  • http://reflexoeseperdadetempo.blogspot.com Enio Luiz Vedovello

    Estou vendo que este post vai atrair um monte de paraquedistas querendo a fórmula mágica. Espero que eles aproveitem o bom serviço que você sempre presta Navarro.
    Com relação aos títulos em cartório, não sei se são todos, mas alguns cartórios permitem que o interessado quite a dívida ali mesmo, com uma tarifa adicional pela prestação do serviço, e encaminham o procedimento de cancelamento do protesto e retirada da informação eventualmente constante do SPC/SERASA. É uma alternativa para não se perder tempo.

  • http://palavrafinal.zip.net Ricardo Luis Pereira

    Financeiramente falando é claro que em se tratando de qualquer tipo de dívida o sensato é fazer o acerto o mais rápido possível e realizar o acerto o mais rápido possível. Entretanto a questão das ligações de cobrança, etc faz com que o devedor tenha sangue frio e não ceda sem negociar. Inclusive vale outro lembrete, não faça novas dívidas para quitar dívidas anteriores sem levar algumas vantagens em conta como juros menores por exemplo.
    Sei que o post trata do caso de um cheque mas enfim é sempre bom lembrar esses detalhes.

    abraços

  • http://endinheirado.wordpress.com Arthur Gouveia

    Ricardo Luis. Acho que as pessoas precisam de mais do que sangue frio ao ser cobrado por uma dívida. O Código de Defesa do Consumidor define como NÃO deve ser uma cobrança de dívidas:

    “Art. 71 – Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:

    Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.”

    Ou seja, se te ligarem no trabalho, no domingo de manhã, se te derem informações incorretas, se você se sentir ridicularizado, ACIONE o credor judicialmente. Acione o Procon! O credor vai, simplesmente para a CADEIA!

  • http://palavrafinal.zip.net Ricardo Pereira

    Muito bem expostosto Arthur. Muitas vezes as empresas repassam seus direitos, para empresas de cobrança que realizam os contatos com os devedores, aí que surge muitas vezes os contrangimentos. Falo, com um certo conhecimento de causa, pois estou acionando judicialmente uma empresa de telefonia, que inclusive enviou o nome da minha esposa para o SERASA. Isso por uma dívida inexistente, por um telefone que havia sido devolvido. Dá um pouco de dor de cabeça, já conseguimos uma liminar que ordenava a negativação do nome de minha esposa, e agora estamos atrás da indenização pois a cobrança foi enviada inclusive para o local de trabalho dela.
    Um forte abraço à todos.

  • Pedro

    Eu trabalho em uma empresa de cobrança, e sei que muitas vezes é embaraçoso ser cobrado, mas a minha dica é: NÃO MINTA PARA O CREDOR!
    Se você não tem condições de fazer o pagamento, diga isso sem temor, e indique o prazo que você precisa para poder regularizar a situação.
    FUGIR É MUITO PIOR!
    Eu sei, porque afinal de contas, já peguei bronca de muita gente e acabei infringindo as normas do procon ;P

  • Pingback: links for 2007-09-28

  • Navarro

    Ricardo, fico feliz que minhas dicas tenham colaborado e tenho certeza de que sairá dessa. E aguardo seu testemunho para então publicar a reviravolta por aqui. Combinado? Grande abraço.

    Enio, ótima dica! Muito obrigado pela colaboração de sempre. Forte abraço.

    Arthur, sua transcrição faz muito sentido e certamente ajuda os leitores deste tipo de artigo. Como sempre, uma ótima contribuição. Valeu.

    Pedro, sua dica é ótima. Mentir não é bom, mentir para o credor pior ainda. Renegociar de cabeça erguida, essa é a dica certo? Valeu. Abraço.

  • Diego lopes

    tenho uma duvida será que é possivel solicitar ao scpc que apague as consultas realizadas nos ultimos dias
    sei que elas ficam disponiveis por 90 dias a disposição dos sistemas de consultas das empresas.

    desde já agradeço e parabéns o site tem conteúdo muito enteressante…….obrigado

  • Antonio

    Olá! Meu nome é Antônio e eu gostaria de saber se é realmente verdade que em um certo tempo a dívida “caduca”, ou seja, deixa de existir e tudo volta a ser como antes? E se isso for realmente verdadeiro, em quanto tempo ocorre, refiro-me a cheque sem fundo.
    Desde já muito obrigado;
    Abraços…Antônio.

  • http://dinheirama.com Ricardo Pereira

    Olá Antonio, bom vamos simplificar a resposta.
    De acordo com o Codígo de Defesa do Consumidor, após 5 anos de registro nos cadastros de Inadimplências (SPC, SERASA, etc) o registro da dívida têm que ser retirado. Saí o registro, mas a dívida não caduca, não se extingue.

    abraços

  • Pedro

    Na verdade, a dívida não desaparece, oque deixa de existir é a exigibilidade legal dela.
    Mas atenção: para que isso aconteça é preciso que o credor nunca tenha tomado nenhuma medida. Uma simples notificação já é o suficiente para esse prazo deixar de existir.

    Então, se a pessoa não entra com uma ação em 5 anos, ela perde o direito de buscar auxílio da justiça, mas a dívida ainda existe.

    Aliás, não tenho certeza sobre esse prazo, estou usando-o devido ao comentário acima…
    então, o melhor a fazer é procurar um advogado..
    só examinando a situação em todos seus detalhes é que será possível lhe dizer se o prazo prescricional já está correndo, se a dívida já decaiu ou até mesmo se não há mais como ela prescrever ( por motivo de ação, protesto, notificação, etc ..)

  • José Afonso de Andrade Junior

    Ola, boa tarde.

    Emiti um chque para uma conhecida e quando essa pessoa fez o saque o cheque caiu sem fundos. Ela entrou em contato comigo e eu paguei o debito, ela me devolveu o cheque mas eu não sabia do cadastro no CCF e rasguei o cheque. Pergunto: Como faço para excluir meu nome do CCF se não posso mais apresentar o cheque?

    Muito obrigado pelo retorno.

  • Joyce

    Olá! Tenho uns títulos protestados e gostaria de saber se devo pagar diretamente ao meu credor ou no próprio cartório e também a taxa do cartório, devo realmente pagar?

  • http://yahoo patricia lourenço santos

    olá ! tive uns problemas sérios que me levou a adquirir dividas que no momento não sei como saldar, até pensei em fazer emprestimo,em junho de 2007 a minha casa pegou fogo e eu perdi tudo o que tinha,mais graças a Deus não aconteceu nada comigo e nem com a minha familia, só que devido o acontecido eu me enrolei e não consigo saldar as dividas que eu já possuia e acabei entrando em outras dividas para tentar surir o ocorrido , gostaria de um conselho seu pois não sei se seria bom utilizar de emprestimo para tentar saldar algumas dividas, obrigado.

  • WINICIUS CLEIBER SOARES

    MEU CHEQUE FOI DEPOSITADO 025 VEZES JÁ VAI FAZER 05 ANOS EM OUTUBRO DE 2008,MAS RASGUEI O CH,A PESSOA QUEM DEPOSITOU O CH NMO PASSADO ,PERDI O CONTATO E O CH É VALOR BAIXO 158,00 R$ E AGORA PRECISO LIMPAR MEU NOME O QUE FAÇO?

  • vanderleia

    boa tarde eu passei por umas coisas dificeis agora o meu nome esta no serasa como faço pra ter uma ajuda para limpar o meu nome ois assim eu estou parada sem ajuda para poder voltar a trabalhar podem me ajuar por favor estou desesperada……

  • Ruston Soares Vieira Liberato

    Olá, recentemente emprestei um cheque a um amigo e o cheque voltou 02 vezes. Peguei o cheque fui até a minha agência, paguei as taxas e tirei o meu nome do CCF, porém, solicitei um outro talão de cheques e apareceu a seguinte mensagem: “CONTA COM MARCA NT”. O que significa essa sigla?

  • http://gilmarabmartins@ig.com.br Terezinha Batista de Miranda Martins

    Olá, meu nome é Terezinha Batista, eu era sócia proprietária de uam empresa e emu marido quem a conduzia. Mas, ele veio a falecer a 4 anos atrás e eu nem sabia dessa dívida o banco do Brasil me faz cobranças e eu nem sei o que fazer . Pois não tenho condições de pagar a dívida. Gostaria de saber se passado 5 anos meu nome volta a ser normal sem dever o Serasa e SPC? O brigada pela informação Abraços.

  • http://XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX iracema

    olá? tenho conta no bc a 16 anos agora em agosto fiquei totalmente perdida com financeiras ch, cartao de credito e ch especial, por motivo serio de doença de minha mae entao joguei tudo pra cima, agora quero acertar mais estou me enrolando perdi totalmente o controle da situaçao, NÃO QUERO PERDER MINHA CONTA PQ E ANTIGA, DEVO COMEÇAR POR ONDE? NO MOMENTO ESTOU SEM UM CENTAVO, TIREI TODA MINHA RESERVA PRA MINHA MAE. E OS CHEQUES QUE VAO VENCER NAS FINANCEIRAS QUE FAÇO? COMO DEVO NEGOCIAR COM ESSAS INSTITUIÇOES. MUITISSIMO OBRIGADO.

  • http://google Patricia n. costa

    queria saber tenho 11 cheques devolvidos desde 2004mais estou precisndo limpar o meu nome . só que nao sei ondeestão os cheques sei que ja paguei alguns deles.se pegar uma declaração para quem passei os cheques e apresenta-los no banco consigo resolver?

  • Robson

    Tenho um cheque devolvido de um posto de gasolina, mas esse posto já fechou e não encontro a pessoa, acredito que o cheque já foi para o lixo… Pergunto, qual é o caminho a se tomar quando não tenho nem o cheque e nem acho a pessoa?
    Grato

  • Alexandra

    Olá, recentimente aconteceu que dois cheques meus entraram sem fundo, só q apenas por uma vez, os credores reapresentaram e foi compensado pois já tinha depositado os valores. Agora solicitei um talão e apareceu a mensagem conta com marca NT foi devido ao fato citado ou pq outra instituição me colocou no SPC?

  • CRISTINA SILVA

    BOM DIA, TENHO UMA DIVIDA NO BANCO DA CAIXA E GOSTARIA DE SABER SE DEPOIS DE 5 ANOS MEU NOME FICA LIMPO JUNTO AO SPC E SERASA. CRISTINA

  • IVANILDO

    GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA CONTA COM MARCA NT? E POR QUE ?

  • CLEUZA APARECIDA PUTTOMATTI

    ola boa tarde, gostaria de saber o modelo e todo procedimento para que eu possa limpar o meu nome junto ao spc e serasa, e quais os riscos, muito obrigada

  • Rosa Liana

    Ricardo me ajude por favor, o meu problema é quase parecido com o de outro leitor. Tive o cheque devolvido por 2 vezes mas já se passaram mais de 2 anos e fui a empresa pagar o valor do cheque e a empresa não tem mais o cheque. O que temos que fazer no caso da pessoa não ter mais o cheque e nem saber aonde está o mesmo???

  • alexandre

    perdi 2 cheques que foram para o ccf mas quero limpar meu nome e agora

  • RICARDO DIAS

    Olá Navarro, tenho 2 cheques protestados desde 2005 tetirei uma certidão no cartorio e fui ao endereço que consta na certidão é uma residencia e não tem ninguem a ver com o estabelecimento ao qual foi passado o cheque.
    não consigo localizar o credor e o procon diz não poder calcular o valor da minha divida por falta de informações.
    Oque devo fazer nesse caso?

  • Lourdes

    Paguei um cheque que voltou sem fundo e perdir antes de apresentar ao banco o deve ser feito? Já estou com a declaração da pessoa que paguei em mãos.

  • ACOS

    Navarro, ter o nome registrado no Serasa, devido ao atraso no pagto de boleto do FIES (Financiamento Estudantil), é um procedimento lícito?

  • Nauila Sarmento Lopes

    Tenho uma dívida de um emprestimo junto ao unibanco vencida à muito tempo e outra dívida de um financiamento no bradesco a qual de 36 parcelas foram paga 21, meu nome está no CCF, gostaria muito de pagá-la mas no momento não dá. Pergunto: o nome sai do CCF com o tempo ou é eterno?

  • wilson Pinto da Silva

    Olá, fiz um financiamento de um veiculo no ano passado… acontece que estou passand por problemas finananceiros e ja tenho oito prestaçoes atrazadas. atraves de uma liminar o juiz pode determinar que o banco retire o protesto de meu nome, quanto fazemos uma nova renegociação? ou só depois de pagar as parcelas en atraso? obrigado

  • Fernandes

    Olá, passei um cheque em 2005 voltando sem fundos 2 vezes logo efetuei o pagamento do mesmo junto ao estabelecimento, mais infelizmente o chegue foi estraviado por mim, fui a procura da loja que passei o cheque mais ela tinha fechado e nao tenho noticias de onde ela esta preciso do meu credito o que fazer.

  • LILIAN CADONI SILVEIRA AMARAL

    GOSTARIA DE ENCONTRA UMA MANEIRA DE LIMPAR O MEU NOME SOFRO MUITO COM ISSO ESTOU EM DEPRESSÃO POR CAUSAS DAS DIVIDAS TENHO DOIS FILHO TRABALHO MAIS NÃO CONSIGO ACHAR UMA MANEIRA DE PARCELA AS MINHAS DIVIDAS ME DESCONTROLEI DEPOIS QUE O MEU PAI MORREU DEIXEI DE PAGAR AS MINHAS DIVIDAS PARA PAGAR A ADVOGADA PARA VER SE EU CONSIGO RECEBER A ERANÇÃ QUE O MEU PAI DEIXOU

    • Vendedoradelingeries

      Pelo visto a sua depressão ainda anda vitimando muitas pessoas inoscentes que vivem trabalhando para tentar ganhar o seu pão de cada dia. O melhor caminho pra se limpar o nome é começando a pagar o q se deve e se começasse por mim eu agradeceria.Espero que no seu momento de depressão você vá pra igreja orar e não saia por aí comprando e deixando as pessoas sacrificadas. Espero o seu contato… Porque se depender de mim vc vai ter mais uma restrição no seu CPF.
      C… Ariquemes-RO

  • eliane

    Olá, bom dia! o que siginifica cliente com marca NT?

  • http://yahoo maria de lourdes raphael da silva

    meu nome o banco me protestou , mais eu ñao sabia e nem eles me havisaram, agora fica em 500,00 reais para limpar , conversei com o banco onde desde ano 2006 eu to sendo protestada,ja refio emprestimo e eles não me havisaram nada, tenho q pagar no cartório, ou caduca q devo fazer?tem alguma coisa q devo fazer contra o banco!?

  • André

    Olá! Estou com problemas sérios de situação financeira e não sei por onde começar a agir. Tenho muitas e muitas restrições mesmo! Vários cheques devolvidos, Cartões de crédito, Dívidas em banco, Além de lojas e outras restrições. O Problema é que sou consultor em um banco e eles estão me pressionando para que eu resolva logo.. Estão me ameaçando de me mandarem embora! Poderia me ajudar?

  • william cordeiro

    bom dia eu tenho um protesto em cartrio quero pagar mas a empresa que me protestou fechou o que eu faço para limpar meu nome .at william

  • Anderson

    GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA CONTA COM MARCA NT? E POR QUE ?

    • David

      Marca NT significa que não tem talão. Seja por limite especial baixo ou por cheque devolvido.

  • Muniz

    Gostaria de saber que significa “conta com marca nt” ?
    Obg.

  • INALDO BATISTA DOS SANTOS

    boa noite! esta semana fui AO CDL RJ QUE FICA FICA NA CENTRAL DO BRASIL TÉRREO, CHEGANDO LA FIZ UMA CONSULTA COMO DE ROTINA PARA VER COMO ANDAVA MINHA SITUAÇÃO JUNTO AO SERASA. DESCOBRI QUE HA DOS PROTESTOS DE TITULOS EM MEU CPF. UM DATANDO DE 05/01/2009.NO VALOR DE $475,97 E OUTO DE 19/12/2008,ESTE NO VALOR DE $177,12 MINHAS GRANDES DÚVIDAS SÃO AS SEGUINTES:QUANDO EU FOR QUITAR A DÍVIDA EU PAGAREI NO CARTÓRIO ONDE FOI DADO ENTRADA NO PROTÉSTO, OU TEREI QUE PAGAR AONDE EU FIZ A COMPRA QUE NEM ME LEMBRO MAIS? EU PAGAREI O VALOR CITADO NO EXTRATO DO SERASA OU HAVERA UM ABATIMENTO CASO EU PAGUE NO CARTÓRIO? É POSSÍVEL UM ACORDO NESSE CASO? COMO DEVO PROCEDER? SINTO-ME DE PÉS E MÃOS ATADAS MAS TENHO ESPERANSA EM DEUSQUE ESTE E-MAIL SERÁ LIDO POR PESSOAS IDôNEAS QUE TERÃO PRAZER EM EXCLARECER MINHAS DÚVIDAS MANDEM-ME UM E-MAIL (BIGMEC732010@HOTMAIL.COM) POR FAVOR .UM FORTE ABRAÇO A TODOS.

  • Daniel

    OLá, tenho uma conta na caixa, um cheque voltou uma vez, e depois foi depositado e a conta cobriu, agora não consigo pegar talão de cheques porque aparece COnta com marca NT, gostaria de saber como posso resolver isso.

  • http://sil Silvaní

    no ano de 2008 comprei uns livros desses vendedores que dizem ser representantes de empresas com 3 cheques e um dos cheques foi devolvido, alguns tentei entrar em contato com a empresa, mas ninguém soube informar o vendedor representante da minha região e alguns meses depois o vendedor voltou e eu paguei o cheque em maos e ele pegou meu endereço, ficou de enviar o cheque devolvido via sedex o que nunca ocorreu, então não faço a minima ideia de onde esteja o cheque e gostaria de tirar meu nome dos emitentes de cheque sem fundo

    • http://dinheirama.com/navarro Conrado Navarro

      Silvaní, você o fez assinar algum documento (recibo, comprovante ou coisa parecida)? Tem que tentar contato com a empresa e explicar isso, usando esse comprovante. Se não tiver nada, tem que tirar as certidões negativas no cartório de protestos e publicar um aviso em jornal de grande circulação com seus dados e informações do cheque para que eles te procurem novamente. Se não aparecerem em alguns dias, vá ao banco com as certidões negativas e o anúncio feito no jornal e explique a situação. O banco então pedirá que seu nome seja retirado do cadastro negativo.
      Abraços.

  • http://sil Silvaní

    silvaní, sou beneficiaria do fies, tive uns problemas de saude e fiz uma cirurgia o que fez que algumas parcelas fossem atrasadas, procurei a agencia da caixa e fiz uma renegociação e o representante do fies informou que dentro de 40 dias viria a resposta da central se a renegociação fosse aprovada, esperei os 40 dias e liguei na agencia e o representante do fies informou que ainda não tinha chegado a resposta e alguns atras chegou 2 boletos, 1 no valor de 50,00 e outro no valor de 355,64 via correios ja vencidos para pagar com valores diferentes entrei em contato com agencia e o representante do fies está de greve e como eu tenho a senha para emissão do boleto online entrei no site da caixa e apareça apenas um boleto de valor de maior valor para emissão para imprimir para pagamento, e não sei se a renegociação foi aceita. Não sei como proceder

    • http://dinheirama.com/navarro Conrado Navarro

      Silvaní, neste caso a negociação e os próximos passos são mesmo com os profissionais da CAIXA. Você precisa retornar até lá ou procurar uma outra agência que não esteja em greve.
      Att.

  • http://leticialopes leticia

    desde 2007 meu nome esta no seraza, com emprestimo + cheques devolvidos, os cheque ja pagamos e algumas contas agora o que fazer para negativar meu nome me ajuda .

  • Pingback: TV Dinheirama: Emprestar seu nome e dinheiro prejudica sua vida | TV Dinheirama | Dinheirama - Economia, Investimentos e Educação Financeira ao alcance de todos

  • http://NãoTenho. Ana Paula

    Boa Tarde Navarro!

    Gostaria Que Me Tirasse Uma Dúvida…
    Eu Tive Vários Cheques Devolvidos,Em Questão de Uma Crise Financeira…
    Resgatei Todos os Cheques No Período de Um Ano.
    Quando Foi No Dia 25/12/2010 Perdi Minha Bolsa,Com Todos os Cheques Resgatados.
    E Agora? Como Faço Para Limpar Meu Nome,Já Que Não Me Recordo Pra Quem Passei A Maioria Destes Cheques,Devido ao Tempo?!

    Um Super Abraço!

    Att;

    Ana P.

  • Lilian Pereira

    Boa noite Navarro,
    emprestei um chueque que caiu na conta sem fundo, perderam o cheque( mesmo assim a dívida foi paga) me entregaram uma declaração registrada em cartório e o banco se recusa a aceitar pois alega que precisa do contrato social da empresa, porém a empresa se recusa a dar. A declaração foi feita em papel timbrado da empresa com cnpj, email, tel, etc. que atitudes posso tomar diante disso?

    Agradeço o retorno.

    Att: Lílian .

    • http://dinheirama.com/navarro Conrado Navarro

      Lilian, sugiro que procure o Procon de sua cidade com todo o material em mãos para explicar a tentativa frustrada de baixa e solicitando que eles entrem em contato com o banco. Se as informações estiverem corretas e forem suficientes, o órgão intercederá para agilizar a resolução do problema.
      Abraço.

  • leonardo

    Passei 15 cheques sem fundo, resgatando alguns logo em seguida, sendo que, alguns destes não consigo localizar o credor, estes foram trocados por terceiros, tento resgata-los a mais de 2 anos, meu gerente recomendou entrar com uma ação solicitando a retirado do nome no CCF isto procede? Devo procurar um advogado ou existe modelo de petição para que possa dar entrada ou coisa parecida. grato

  • deram

    ola gostaria de saber como limpar meu nome poes emprestei um cheque para meu irmão e o cara passou pra fremte e depositou 2 veses antes do tempo mais agora naum consigo localizar o cheuqe de jeito nenhum oque fazer por favor me ajudemmmm por favor me ajudem me avizem por email ta valeuu

  • margarete

    Com o resolver este problema:
    passei um cheuqe para dona graciela pré datado, segundo ela a loja foi roubada e levaram o meu cheque; porem só fui informada do ocorrido quando a procurei pois o cheque caiu sem fundos.
    No cheuqe ~tem um nome mas não tem nehuma identificação do depositante , não tem carimbo de cruzado informando qual o banco ou agencia em que foi depositado.
    Como vou resolver este problema sendo que não conheço apessoa que depositou o cheque.
    PS dona graciela não fez B.O pois a loja não tem documentação.
    E agora.

  • Manolo

    Olá!

    Passei dois cheques e estes não tinham fundo. O beneficiário não protestou. Deixei o tempo passar e hoje estou querendo limpar meu nome para isto fui ao banco e solicitei os espelhos dos cheques e procurei o beneficiário para realizar a quitação, o beneficiário não localizou os cheques e se nega a receber o pagamento e dar um comprovante de quitação. O que devo fazer?

    Att

  • Rafael Pimenta

    Navarro,

    1.Limpei meu nome já faz algum tempo, mas mesmo assim não consigo crédito, oque posso fazer legalmente quanto a isso?

    2.Quais instituições podem protestar um nome de pessoa física? SPC, SERASA, BC…?

    Obrigado

  • Rafael Pimenta

    Navarro, oque seria esse score do SERASA que vejo mto falar na internet? é ilegal uma financeira se basear nele?
    Obrigado.

  • Ana cristina

    Como que eu faço pra limpar nome da minha mulher.

  • Paula

    Paguei um titulo protestado mas não dei baixa e nem paguei o cartório.
    Esse titulo saira automaticamente em 5 anos ou terei de pagar o cartório?

  • Preto Campos

    oi precisso saber como faço tenho 7 cheques negativos consegui recuperar cinco mais perdi e nao consigo achar oque faço

  • Cleitonfacchiano

    Oi tenho um débito em um empresa e a mesma ja esta protestada em cartório, a divida é de R$ 380,00 fui até a empresa para pagar e eles querem cobrar um valor de R$ 1500,00 e a minha dúvida é a seguinte após 5 anos essa divida caduca???

  • Cleusa

    Olá
    tenho 6 cheques q foram devolvidos 2 vezes…sendo q 4 eu resgatei e 2 não consigo pois foi passado pra terceiros e ninguém mais tem contatos…isso já tem mais de 3 anos como faço pra limpar meu nome? obrigado

    • Leandro

      Amiga vá até sua agência e solicite a microfilmagem dos cheques, quando chegar veja onde o cheque foi depositado e a conta, procure a pessoa e peça uma carta de quitação do cheque, reconheça firma da assinatura, vá até o(s) cartório(s) de protesto de sua cidade e retire uma certidão negativa de seu nome. Leve até o banco e pague as taxas.

  • Eriane Ikeda

    meu nome consta no SPC, mas eu não me lembro da dívida e nem da empresa. Como fazer para quitar este débito?

  • 100003237068203

    kero comtato 44878965