Home Finanças Pessoais Ano novo, dinheiro no bolso e energia de sobra

Ano novo, dinheiro no bolso e energia de sobra

por Ricardo Pereira
0 comentário

Dinheirama - Viver a vida!Todo começo de ano é marcado pela esperança. Notamos em nós mesmos a esperança de um mundo melhor, muito baseada na predisposição pessoal de mudar o próprio estilo de vida. O interessante, e gostoso da vida, é que sempre será possível mudar e alcançar nossos objetivos. Começar a investir no seu desenvolvimento pessoal[bb], buscar interagir mais com o mundo real e conhecer de perto suas verdadeiras necessidades podem ser os pontos de partida para alcançar o sucesso no novo ano que acaba de chegar.

Por onde começar?
Homens e mulheres ainda gastam, e da pior maneira possível, em produtos caros e que não fazem parte de sua real necessidade do dia-a-dia. Rendidos ao apelo da mídia e à grande exigência da sociedade, acabamos comprando produtos pelo simples prazer de ostentá-los e possui-los. Sem julgar o que é certo ou errado, descobrir e decidir entre o que você quer e o que realmente precisa é um desafio e tanto. O fato é que sua saúde financeira dependerá, cada dia mais, dos erros/acertos de suas escolhas.

Quando falamos em mudar o estilo de vida, vem à cabeça a busca pelo aumento de patrimônio, o futuro de sucesso e alegria com a família e um melhor relacionamento com amigos e familiares. Isso tudo é possível desde que você dedique tempo suficiente para tudo isso ainda no presente. Hoje. Aqui listo algumas resoluções de ano novo que podem ajudá-lo:

Seja mais positivo! Se você ainda é daqueles que fica esperando e se lamentando por não conseguir bons resultados, mexa-se. Converse mais, busque informações de real valor. Acorde, nada vai surgir em sua vida de mão beijada. Precisamos estar preparados para agarrar as oportunidades que a vida nos proporciona.

Construa seus objetivos! “Devagar se vai ao longe”. Quer frase mais antiga que essa? Mas, cá entre nós, você realmente sabe onde quer chegar? É muito importante desenvolver sua capacidade de estabelecer metas e prazos. Cumpri-los, é claro, também é essencial. Está certo, estou parecendo seu chefe falando. Calma, nós do Dinheirama nos preocupamos de verdade com a valorização de seu patrimônio e sabemos que para chegar lá é fundamental estudar e exercitar suas capacidades.

Fique do lado dos vencedores. Já escrevi um artigo com esse tema, mas achei apropriado utilizar novamente a expressão. Tudo em nossa vida pode ser facilitado se nos espelharmos em bons exemplos. Muito cuidado com os exemplos superficiais da televisão[bb]. Quem não fica empolgado quando vê o personagem da novela comprando um carro do ano ou com as roupas mais caras que seduzem a tudo e todos? O que a novela normalmente não mostra é como são pagos estes bens e produtos. Interpretação é a chave. Pense de maneira sensata e perceba que os exemplos podem levá-lo à ruína, as dívidas, mas também ao sucesso.

Repare em algumas personalidades que conseguiram colocar em prática ações de impacto em suas vidas e, assim, obtiveram sucesso em seus objetivos, em sua carreira[bb] e situação financeira. Exemplos assim servem de direção para a busca de sua realização pessoal. Melhor, esses exemplos não precisam ser distantes, encontrados apenas em uma revista ou jornal, mas podem estar ao seu lado, aqui mesmo no Dinheirama ou em sua família.

Busque sempre mais informação, transformando-a em conhecimento. Invista em seu potencial e não desista de encontrar o sucesso. Que tal voltar a estudar, criar novos hábitos e ler mais? Quantos livros você leu em 2007? Quantos pretende ler em 2008? O Navarro leu 40 livros em 2007 e disse que esse ano lerá, pelo menos, outros 40. Está ai um bom exemplo.

Não acredite em tudo que seu gerente bancário falar. Informe-se e questione-o sempre que sentir-se em dúvidas. Lembre-se que ele tem metas puxadas e precisa cumpri-las com ou sem o seu consentimento. Assim, nem sempre o que ele oferece é o que você precisa. Pior, muitas vezes ele recomenda algo que não é o melhor para você. De novo, a informação faz toda a diferença. Saber antes mudará tudo, você vai ver.

O ano de 2008 pode representar o inicio de uma nova realidade. Para isso você precisa ser otimista, mas sempre mantendo os pés no chão. Isso significa não ter medo de tentar, abrir seus horizontes de forma consciente e voluntária. Nós, do Dinheirama, queremos estar cada dia mais presentes no seu cotidiano. Sendo assim, peço que usem e abusem das ferramentas disponíveis aqui para aumentar seu aprendizado financeiro[bb]. Cadastre-se no fórum Sociedade Dinheirama, fique atento as indicações de livros através das resenhas, leia sempre os artigos, recomende o site. Traduzindo: PARTICIPE!

——
Ricardo Pereira é Analista Financeiro Sênior da ABET Corretora de Seguros, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.

Crédito da foto para Marcio Eugenio.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.