06 fev Finanças Pessoais

À Procura da Felicidade – Vitória da força

Qual seria sua reação se sua vida começasse a seguir rumo a um grande abismo? Imagine sua mulher cobrando conforto e segurança, seu filho pequeno, que você tanto ama, permanecendo o dia todo em uma creche nada higiênica ao lado de animais e profissionais sem nenhum recurso pedagógico. Triste? Razão para total desespero? Oportunidade? E […]

por Ricardo Pereira
há 6 anos

DVD - À Procura da FelicidadeQual seria sua reação se sua vida começasse a seguir rumo a um grande abismo? Imagine sua mulher cobrando conforto e segurança, seu filho pequeno, que você tanto ama, permanecendo o dia todo em uma creche nada higiênica ao lado de animais e profissionais sem nenhum recurso pedagógico. Triste? Razão para total desespero? Oportunidade?

E se suas contas estivessem atrasadas, incluindo o aluguel? E se, dada tamanha pressão, sua mulher o abandonasse? Se você pensa que isso é impossível ou improvável, gostaria de convidá-lo a acompanhar esse drama da vida real.

No final, como parte do aprendizado, vemos que força de vontade e persistência podem fazer toda a diferença. Fugindo dos tradicionais artigos técnicos e de dicas financeiras[bb], hoje vamos navegar por uma história real de alguém interessadíssimo em finanças, que trinfou e, humildemente, compartilhou sua história com o mundo através de livro e filme.

Há pouco mais de uma semana, o Navarro publicou um artigo, “Chega de problemas financeiros? Atitude!”, onde um leitor descreveu sua experiência diante de ferramentas como motivação e força de vontade para conseguir reverter um quadro bastante complicado de sua vida financeira. Em um dos comentários do artigo, o leitor Cadu de Castro Alves sugeriu um filme:

“Alguém já viu o filme ‘À procura da felicidade’, com Will Smith[bb]? Aconselho a todos. É uma linda história – é baseada em fatos reais – que serve como motivação para qualquer um que esteja passando por algum tipo de dificuldade ou que precise de uma motivação a mais para novas conquistas”

Decidi seguir o conselho do amigo e aproveitei o tempo livre proporcionado pelo carnaval, reuni algumas pessoas da família, recorri à velha e boa pipoca de microondas e assisti ao filme.

O começo
“À procura da felicidade” relata a história de Christopher Gardner, hoje com 52 anos, e se passa durante o começo da década de 80. Chris, que antes do filme lançou um livro narrando sua saga (“The Pursuit of Happyness”), apostou, no início de sua vida de casado, toda sua poupança na revenda de máquinas portáteis a pequenos hospitais e consultórios médicos.

Uma alternativa mais moderna às velhas máquinas de raio X, o que parecia ser um negócio da China logo se transformou em um pesadelo. Ele percebeu a dificuldade em vender um equipamento caro e com pouco mercado, já que a tecnologia naquele momento era um luxo. Naquele período, o EUA e o mundo passavam por problemas econômicos sérios oriundos da chamada Crise do Petróleo.

Chris narra em sua história que, para pagar suas despesas básicas, precisava vender ao menos 3 máquinas por mês, o que via de regra não conseguia. Quando se deu conta, era um homem desempregado, abandonado pela esposa, pai solteiro, mendigo, carregando o filho pequeno para os abrigos de sem tetos, bancos de jardins e até banheiros públicos, que serviram de dormitório.

A virada
Em uma de suas incansáveis peregrinações pelas ruas de São Francisco, Chris Gardner observou um sujeito procurando vaga para estacionar uma Ferrari vermelha. Impressionado com a máquina ele fez duas perguntas: “O que você faz? Como você faz?”

O dono da Ferrari disse que era corretor da Bolsa de Valores[bb] e que tudo o segredo era simlpes: ser bom com números e com pessoas. Começou ali uma guinada incrível na vida de Chris. Nesse momento, todas as suas economias somavam apenas US$ 25.

Ele se inscreveu em um programa de estágio não remunerado numa corretora de valores, sobrevivendo com a venda de uma ou outra máquina para alguns médicos e usando todo o seu tempo livre (madrugadas) estudando livros que recebera durante o estágio. Durante esse tempo, Chris desenvolveu a chamada “Teoria dos fertilizantes”:

“Nesse mundo existem dois tipos de pessoas: aqueles que vêem um monte de estrume e o identificam como merda e os que reconhecem ali uma boa quantidade de fertilizantes”

Depois de muito tempo penando, Chris se destacou no estágio e conseguiu licença para operar oficialmente na Bolsa. Logo encontrou emprego na conceituada firma Bear, Stearns & Co. Inc.

A lição
Através da história de Chris, percebi que, mesmo nos piores momentos, a busca da felicidade foi apenas um pontapé inicial para a busca de uma compensação para suas perdas financeiras. A felicidade foi encontrada não na possibilidade de ganhar milhões ou comprar uma Ferrari, mas poder proporcionar algo de bom para seu filho: o exemplo. O dinheiro foi uma ótima consequência.

Não deixe que ninguém o faça desistir dos seus sonhos ou que ninguém lhe diga do que você é capaz. Só você sabe disso. Nem sempre o que é realmente valioso em nossas vidas pode ser comprado. A felicidade por poder proporcionar aos filhos boa educação, roupas caras e brinquedos da moda nunca deve ser comparada à felicidade em situações menos abastadas. Felicidade não se quantifica, se vive!

Todos nós temos fixação em histórias como as de Chris. Ficamos fascinados pela possibilidade de alguém sair da pobreza e ficar rico, não é mesmo? É claro que esta é uma história de sucesso, mas note que ela vai além do desejo de riqueza, poder e fama. Trata-se de uma lição de força de vontade, motivação, perseverança.

Infelizmente, milhares acabam indo na direção oposta, afundando cada vez mais em suas dívidas e problemas pessoais. Não é fácil, é verdade. Não temos a menor noção do périplo enfrentado por pessoas como Chris. Filme é filme, vida é vida. O que tudo isso tem a ver com dinheiro, com o Dinheirama? Tudo! Você só vai atingir seus objetivos financeiros quanto preocupar-se igualmente com seu aspecto pessoal e emocional. Com a felicidade nos pequenos detalhes.

Sugiro, assim, que assimilemos algumas coisas: quem se motiva, aprende com os erros do passado, busca inspiração na cultura e se dedica naquilo que pode fazer a diferença, pode mudar o próprio destino. A esperança traz a sorte e ambas trabalham juntas na busca do sucesso. Saber se relacionar também é algo fundamental. Mesmo quando Chris dormia nos banheiros públicos, ele manteve-se em contato com as pessoas certas, nas horas certas.

Hoje Chris Gardner é dono da Christopher Gardner International Holding, com sede em Chicago e sua fortuna é estimada em US$ 600 milhões. Ah sim, ele comprou sua primeira Ferrari nos anos 90. Era usada, mas o ex-dono era ninguém menos do que Michael Jordan, o maior gênio da história do basquetebol. Ficaram amigos.

Interessou-se pelo filme? Alugue-o em sua cidade ou compre-o no Submarino. Seria ótimo poder contar com sua opinião depois por aqui. Até já.

——
Ricardo Pereira é Analista Financeiro Sênior da ABET Corretora de Seguros, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.
Quem é Ricardo Pereira?
Leia todos os artigos escritos por Ricardo

Ricardo Pereira

Educador financeiro, palestrante, Sócio do Dinheirama é autor do livro "Dinheirama" (Blogbooks), trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama. No Twitter: @RicardoPereira

Leia todos os artigos de Ricardo Pereira
  • Henrique Gomes

    As histórias de sucesso são sempre vistas com pessoas iluminadas. Mas eu, que assisti o filme, sei que todos somos iluminados apenas por existirmos. A diferença está sempre em como encaramos a vida.

    Se me premitem eu quero dividir um exemplo prático de uma coisa simples.

    Todos sabemos como é dificil encontrar vagas nos estacionamento de shoppings ou supermercados nos finais de semana. Mas meu pai sempre encontra! Não estou exagerando, ele SEMPRE encontra uma vaga e bem rápido até. Um dia eu perguntei como ele fazia para encorar uma vaga tão rápido?!?
    Com apenas um sorriso maroto no canto da boca ele me respondeu: ” Simples filho, eu entro sabendo que vou encotrar a vaga!”.

    Desde então eu sempre estacionei o meu carro sem problemas.

    Parabéns pelo Blog!

    Abs

  • http://dinheirama.com/blog/sobre Conrado Navarro

    Ricardo, esse filme é mesmo fantástico! Seu artigo ficou perfeito, uma resenha e tanto se me permite dizer. A sensibilidade de Chris para a questão humana do sucesso é o que mais me chamou a atenção. Ele manteve sempre o bom humor, a postura serena e prestativa e soube aproveitar as oportunidades de relacionar-se bem com as pessoas e chances que surgiam. Um verdadeiro exemplo.

    Vou alugar novamente, preciso reparar em alguns detalhes e mensagens que você citou! Sensacional. Fico cada dia mais orgulhoso por estarmos construindo um espaço de aprendizado tão especial, o Dinheirama.

    Falar só de números não muda as pessoas e espero que todos possam realmente perceber nossa real intenção.

    Forte abraço parceiro! Obrigado.

  • http://celebroken.com marcellus

    Eu tb vi o filme, já faz algum tempo. É mto bom e recomendo!

    Obs: a resenha está tão boa quanto o filme, parabéns!

  • Edgar de Souza

    Ricardo, este filme é bom demais, eu, um mantegão, me emocionei em grande parte do filme, que sofrimento, que serenidade, que garra!
    Como o Robert Kyosaki narra em seus livros (série Pai Rico, Pai Pobre), o mais importante do que investir, quanto investir, ou, no que investir, é o PORQUE investir.
    Acredito que seus comentários sobre o filme deixam isso bastante claro.

  • http://usuariocompulsivo.blogspot.com/ Compulsivo

    Realmente, esse filme é um soco-na-boca-do-estômago!

    Quando assisti, meu filho havia recém nascido e sempre que me lembro do filme me emociono, pois além da mensagem também marcou um período muito importante pra mim.

  • http://www.plets.com.br/ Felipe dos Santos

    Ricardo,

    Assisti o filme em questão a alguns meses, e realmente a lição aprendida ficou marcada, a garra e a persistência narrada no filme são motivações à qualquer um que esteja passando por dificuldades e precisa apenas que alguém lhe diga o óbvio “Você não pode se abalar nos momentos difíceis pois é justamente nestes momentos que você precisa ser forte”. Só assim é possível dar a volta por cima e retomar as redeas de sua vida financeira e provavelmente social também.

    Parabéns pelo artigo.

  • http://cadudecastroalves.com/ Cadu de Castro Alves

    Ricardo,

    Não só a resenha, mas o artigo como um todo ficou ótimo. Seus artigos estão agregando muita informação útil e de qualidade ao Dinheirama. Parabéns, Navarro pela ótima escolha.

    Estou muito feliz em saber que contribui para um assunto de extrema importância em nossas vidas.

    “O que você faz? Como você faz?”

    Esse destaque que você deu foi muito interessante. Sexta-feira passada, vindo da casa de minha namorada, eu estava refletindo exatamente sobre esse assunto.

    Hoje em dia, as pessoas preocupam-se muito mais no que elas pretendem ser ou no que seus pais gostariam que elas fossem ou ainda no que dá mais dinheiro do que no que elas realmente gostariam de fazer em suas vidas.

    Vocês concordam comigo que tudo que é feito com amor, interesse, enfim, com tesão, é melhor. Que o resultado é ou vai além do esperado? Até sexo é assim. O seu trabalho não pode ser diferente.

    Eu penso da seguinte maneira: independente da atividade escolhida, procure sempre ser o melhor, faça o possível (e o impossível) para ser o melhor. Não importa o que você faz. O que importa é como você faz. Dinheiro, sucesso, felicidade, reconhecimento? Tudo isso virá como conseqüência.

  • http://dinheirama.com Ricardo Pereira

    Agradeço aos amigos as palavras de incentivo pelo artigo.

    A interação com os amigos leitores do Dinheirama, é nosso diferencial, e a participação em cada comentário ou e-mail servem como fonte de inspiração constante.

    Fazer parte de um projeto, e compartilhar idéias, aprendendo cada dia um pouco mais, é encontrar a felicidade sempre.

    Obrigado.

  • Luiz

    Otimo artigo e otimo filme. O que eu acho interessante nesse filme é como ele aproveitou a oportunidade do estágio, pelo fato de não ser remunerado muita gente desistiria ele continuou com todas as dificuldades.

    Esse foi um dos melhores filmes que já vi para motivação. Parabéns pelo artigo e indicação.

  • myla

    essa sua frase me saiu como um mantra a todos:

    Felicidade não se quantifica, se vi-ve!

    cara, shooow d bola!

  • Johnathan Sousa Cruz

    Eu assiti o filme, e vi q para poder realizar tudo aquilo que você deseja basta ter atitude. Nada de colocar a culpa nos outros, no governo, no patrão, na empresa, na família. tudo depende de você e da sua força de vontade, mas não basta apenas ter vontade, é preciso ser atento às oportunidades, tentar criar um universo de possibilidades, se relacionar bem com as pessoas e tentar sugar todo o conhecimento dos outros, principalmente daqueles que tem sucesso, ao invés de ter inveja do sucesso deles, você deve perguntar e aprender como ele conseguiu ser vitorioso.

  • http://papodehomem.com.br/author/thiago-oshiro-campi Thiago Oshiro Campi

    Ricardo, meus parabéns! Excelente artigo. A história de Chris Gardner é realmente emocionante e esse filme me marcou muito, principalmente por não ser ficção.

    Mais uma vez parabéns.

    Thiago

  • http://www.franciscososa.net Francisco Sosa

    Parabéns pelo artigo, sempre li o Dinheirama e pela primeira vez comento.

    Hoje mesmo ao sair do trabalho vou alugar este filme, achei muito interessante.

    Novamente parabéns, pelo artigo e blog.

    Abraços.

  • Lúcio Costi Ribeiro

    Ricardo,
    Só hoje li seu texto e está muito bom!
    Este filme merece mesmo destaque. Nos últimos anos, muitos filmes com fundo motivacional têm sido lançados. Este é diferente de O Segredo, por exemplo, que para mim não passa de enganação. “À procura da felicidade” fala em muito mais do simplesmente acreditar. Fala de valores pessoais e, mais ainda, de esforço, muito esforço pessoal!!!!
    Valem à pena, o filme e a sua resenha!!!

  • Leandro R Carvalho

    Como nao comentar este filme,
    assisti faz algum tempo versao em ingles The Pursuit of Happyness, acredito que o titulo em portugues poderia ser algo como persistir na traducao de persuit mas ok, o caso eh que os filme serve de exemplo para todos nos, Will Smith e seu filho souberam perfeitamente passar esta mensagem, como excelente atores que sao. Se as oportunidades sao poucas na vida precisamos passar a criar-las mais e persistir sempre naquilo que leva a felicidade, seja a realizacao profissional ou qualquer outro caminho que nos leve a ela. Persistir sempre!
    abracos amigos fiquem com Deus !

  • http://hajaluz.net Luiz Aquino

    Ricardo, o que extrai de maior valor nesse filme, foi a crença de Gardner pela sua capacidade. O foco em seu objetivo. Ele em nenhum momento duvidou que conseguiria.
    É um exemplo para todos nós, sem dúvida…
    Abraços e sucesso!!!

  • http://blog.filipeiorio.com.br Filipe Iorio

    Li o artigo, comprei o filme e já assisti duas vezes para captar o máximo da mensagem. Ótimo filme!

    Dica: É muito legal assistir o filme com os comentários do diretor.

  • Prato

    Recomendo também a leitura do livro do Christopher “a procura da felicidade”, pois lá tem mais detalhes sobre a história desse sujeito que complementam a do filme.

  • http://www.candeeiro.net/log Nel

    A resenha do filme ficou muito boa. Assisti ele ha´duas semanas e por acaso, visitando este blog hoje, me deparei com este post.
    Fui um filme genial, e mostra que quem luta e persegue seus objetivos, com certeza, poderá ter o sucesso (não necessariamente na grandeza que foi o caso de Chris).

    Achei muito bacana também o estilo de Will e seu filho, com aquele black power natural… :)

    A dica do livro também foi muito válido, Prato!

  • http://www.spfc.net Thiago dos Reis

    nunca vi o filme mas dve ser legal.

    valeu

  • Nídia

    o filme é realmente uma lição de vida…com certeza se algumas pessoas o vissem serviria prá parar de reclamar da vida e ter a noção principalmente de como cuidar de seu filho, embora toda a dificuldade que se possa ter…

    LINDO!!!

  • Tainara

    “Alguém já viu o filme ‘À procura da felicidade’, com Will Smith[bb]? Aconselho a todos. É uma linda história – é baseada em fatos reais – que serve como motivação para qualquer um que esteja passando por algum tipo de dificuldade ou que precise de uma motivação a mais para novas conquistas!!!!!

  • Laurim

    O MELHOR FILME QUE PODIAM TER FEITO ATE HOJE….alem de passar determinação e confiança, mostra que realmente conseguimos chegar onde queremos se tivermos um bom motivo e força de vontade para ir alem!

  • Uiara Reis Venceslau

    Sempre levo comigo um pensamento que é: A dificuldade está em nossa mente, ou seja, se Christopher tivesse se entregado no inicio dos seus problemas jamais teria alcançado a verdadeira felicidade que não está na fortuna que ele conseguiu mas, nos momentos dificeis que ele passou e fez com que valorizasse casa um deles,podendo então desfrutar de toda a sua fortuna com um sabor todo especial, felizes são aqueles que buscam oportunidades em seus piores momentos, pois deles saem os melhores resultados.
    Tenho uma grande admiração por essa história e a levo sempre em meus pensamentos como fonte motivadora.

  • rose cat

    oi..

    nossa eu amei o filme”a procura da felicidade”

    me inspirei ,quero a continuação do filme
    rsrs

    ótimas resenhas

  • ana

    ola atds !
    esse filme caiu no momento certo da minha vida,esse filme nos faz refletir de que damos valor as coisas fulteis, e esquecemos o q realmente tem valor sao as coisas simples da vida.esse filme me fez chorar ,e me deu força de vontade de vencer e de nunca desistir, temos que ter esperança de um amanha de primavera !
    deus abençoe a tds !

  • http://mundodasmensagens Flaviane Borges

    Esse filme me lembra muito o filme “A vida é bela”, pois também retrata a história de um pai que busca a sua felicidade e a de seu filho.Ah voltando ao assunto esse filme é ótimo,não é tanto pela lição de vida,mais também como ele faz questão de mostrar a realidade da vida, deixando bem aberto para todos os sacrifícios que devemos passar para realizarmos nossos sonhos.
    você está de parabéns e não se precupe que esse filme já foi recomendado para todos que eu conheço.

  • Tau

    Muito bom o filme!
    Assisti duas vezes em menos de uma semana!
    Recomento a todos!

  • Dayse

    Ameei esse filme ele e uma historia bem real que acontece no nosso Dia dia!

  • erick

    este filme e muito bom vale apena assisti-lo

  • Dai

    Este filme é bom demais, nos deixa uma lição muito importante…
    …Que apersar dos problemas nunca, e jamais devemos desistir.

    “Pois é seguindo em frente que conseguimos vencer”

  • Robéria

    Esse filme é tudo de bom!
    Talvez em palavras ñ consigo expressar tudo o q ele passa de importante para minha vida…..
    Foi bom d+ já assisteir 4 vezes

  • http://dinheiroj.blogspot.com neilson

    Ótimo texto, queria poder ganhar um bom dinheiro, mas essa vida é muito dificil e cruel que fica dificil está lidando. :( :(

  • Pingback: Video motivacional com cena marcante do filme A procura da felicidade

  • Vitória

    esse filme ensina que não devemos desistir do que queremos; temos que lutar!!

  • ANTONIA BÁRBARA

    EU GOSTO MUITO DESSE FILME , ELE MOSTRA UMA REALIDADE, QUE NÃO DEVEMOS NUNCA DESISTIR DOS NOSSOS SONHOS!

  • Mingasilva

    Este filme mostra que depois de uma situação dificil, vem melhoras e aprendizado, nada que passamos em nossas vidas e por acaso, e servem para o nosso crescimento.

  • mateus olivera

    temos que ser inteligente quando temos as coisas mais temos que ser mais ainda quando nois nao temos mais termos opotunidade de consegui

  • 100002442095981

    Filme excelente !

  • 100004391863137

    filme lindo mais triste

  • Pingback: 5 Milionários que Fizeram Fortuna do Zero - Blog Tecnisa