10 mar Imóveis

Leilão de imóveis: dicas e cuidados

Ricardo comenta: “Navarro, alguns amigos meus, que compraram imóveis participando de leilões, disseram que essa é uma forma de comprarmos boas casas e apartamentos por preços mais baixos. Isso é verdade? Nunca participei de um leilão antes e gostaria de saber quais os cuidados que devo tomar e como começar. Obrigado.” Ricardo, obrigado pela visita. […]

por Conrado Navarro
há 7 anos

Educação Financeira e Finanças PessoaisRicardo comenta: “Navarro, alguns amigos meus, que compraram imóveis participando de leilões, disseram que essa é uma forma de comprarmos boas casas e apartamentos por preços mais baixos. Isso é verdade? Nunca participei de um leilão antes e gostaria de saber quais os cuidados que devo tomar e como começar. Obrigado.”

Ricardo, obrigado pela visita. Os leilões são importantes e oferecem boas oportunidades, mas merecem a mesma atenção dada à compra de imóveis[bb] através de corretores e imobiliárias. Como em uma compra usual, é preciso validar, por exemplo, as referências do imóvel, sua situação perante a justiça e seu estado de conservação. O edital, por vezes repleto de letras miúdas, é de suma importância. Leia o material com muita atenção.

É claro que existem pechinchas e imóveis com ótima relação custo/benefício. No entanto, se levarmos em conta que a maioria dos imóveis leiloados são retomados de pessoas inadimplentes, chegaremos à conclusão de que o preço mínimo será, no mínimo, igual ou superior ao prejuízo da instituição financeira responsável pelo financiamento. Ou seja, os lances mínimos praticados nos leilões muitas vezes se aproximam dos valores praticados no mercado.

Em caso de leilão, também é preciso levar em conta que:

  • Você deve acrescentar 5% como comissão do leiloeiro;
  • Deverão ser pagos o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Intervivos) e a taxa de registro (RGI);
  • Preços muito baixos podem significar pendências judiciais, situação irregular ou bem inacabado. Desconfie. Entrar nessa pode significar leilão anulado e a cobrança de mais despesas (desocupação por exemplo).

Leilões judiciais
Também é comum encontrarmos situações em que imóveis penhorados pela Justiça são colocados à venda através de leilões. Uma definição do TRT ajuda a entender o processo:

“Apura-se o valor devido (liquidação) e a parte responsável é intimada para efetuar o pagamento ou oferecer bens à penhora. Essa venda do bem penhorado, pelo Poder Judiciário, é realizada através de um ato público denominado Leilão judicial. O leilão ocorre em data pré-estabelecida pelo Tribunal do Trabalho e é realizado pela Central de Leilões, em parceria com leiloeiro oficial. No leilão os bens serão vendidos a quem oferecer o maior lance”

Ao decidir participar de um leilão judicial, preste atenção aos seguintes detalhes:

  • Verifique se a execução é definitiva. Se não for, o antigo proprietário pode conseguir um recurso na Justiça e você ficará sem a carta de arrematação;
  • Certifique-se de que o imóvel já não foi arrematado em outro leilão;
  • Certifique-se de que este não seja o único imóvel da família, constituindo-se assim um bem impenhorável;
  • Veja se a penhora está devidamente registrada no documento de matrícula do imóvel.

Nunca deixe de visitar o imóvel
Com a facilidade encontrada através da Internet, surgem também mais possibilidades de fraudes. Ao optar pelo leilão virtual, esteja certo de que os mesmos procedimentos usados no leilão presencial serão respeitados. Em caso de dúvida, prefira os leilões presenciais. Segundo a Zukerman, empresa que leiloa bens devidamente registrada na Junta Comercial, antes de dar seu lance é importante:

  • Vistoriar o bem pretendido;
  • Esclarecer todas as dúvidas com a equipe do leiloeiro;
  • Anotar o número do lote de seu interesse;
  • Estar ciente das condições de venda e pagamento.

Algumas dicas e informações dispostas neste artigo foram retiradas do “Guia Valor Econômico de Imóveis”, escrito por Geraldo Mainenti e publicado pela Editora Globo.

Crédito da foto para Marcio Eugenio.

Conrado Navarro

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro
Importante: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
  • http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11158537966341365646 McBoessio

    Eu confesso-me absolutamente descrente quanto ao INVESTIMENTO em imóveis. Imóvel, para mim, é bem de CONSUMO.

    Saudações

  • Ricardo

    Navarro, suas respostas e o artigo ficaram nota 10! Muito obrigado por responder ao meu e-mail e formular o artigo! As dicas são ótimas e servem como ótima referência. Já estou enviando o artigo para alguns amigos e espero que eles também acessem o blog e participem dessa importante iniciativa. Parabéns pra vc e toda sua equipe. Abs.

  • http://www.forum.salofolia.com Ataanderson

    Realmente é bom tomar bastante cuidado, ou melhor, todo cuidado é pouco.
    E em caso de dúvida sebre a papelada, é bom procurar um profissional no assunto pra que não acabe comprando “gato por lebre”.

  • Vanessa Episcopo Rodrigues Costa

    Boa tarde,

    Dr Navarro, gostaria de alguns esclarecimentos com relação a leilões de apartamentos com dívidas condominiais, IPTU e hipoteca, o imóvel em questão está sendo leiloado devido a uma pendência judicial trabalhista, no que implicaria as demais pendências mencionadas acima ?
    Tais pendências ficariam a cargo do comprador ?
    As mesmas impediriam o registro da escritura ?
    Em resumo, além do valor do imóvel o comprador arcaria com algumas dessas dívidas já pendentes do imóvel ?

    Agradeço antecipadamente.

    Vanessa Episcopo

  • André Pereira

    Oi, bom dia? Estou de olho em uma casa, e no edital ta escrito assim? Venda condicionada ao não exercício da preferência a que têm direito os proprietários das frações ideais remanescentes. e esta ocupada tambem, oque seria essa informação, se é boa o má??? Obrigado…

  • joao sampaio de oliveira junior

    Olá! gostaria de saber se existe algum site que tenha agenda de leilões públicos de imóveis no estado do Pará .

  • Patrícia

    Olá! Dr.Gostaria de saber em um lelilão trabalista o arrematador responde pelas pendências do imóvel ex. IPTU, LUZ, AGUÁ em atraso ?
    As mesmas impediriam o registro da escritura ?
    E no caso de o 1º leilão ser negativo o segundo para haver a arrematção se inicia apartir de um lance mínimo de acordo com o valor do imóvel?
    E como funciona se no caso o imóvel só estiver sendo leiloado 50%, pois o restante é de outro proprietário que não é parte na reclamação trabalhistal como será este arrematador (novo dono) e outro que já é dono de 50%.
    Desde já agradeço a sua atenção
    Patrícia

  • http://www.imoveisdefriburgo.com.br Imóveis de Friburgo

    Essa dicas são vitais pra quem esta buscando adquirir o imóvel próprio! Com toda certeza é preciso ter atenção para não se envolver em situações desagradáveis.

  • Laerte Iwaki Buriham

    Prezados Senhores,

    Aos interessados na compra de imóveis através de leilões judiciais, aconselho a procurar um advogado. Muito embora o leilão seja aberto ao público em geral, podendo participar qualquer pessoa que possua pleno exercício dos seus direitos, o procedimento é bastante complexo e não poderá ser concluído sem a presença de um advogado. No mínimo, a carta de arrematação (que é o documento judicial de transferência da propriedade, semelhante à escritura pública na venda entre particulares) deverá ser requerida por um advogado, após o pagamento da taxa judiciária correspondente e a apresentação das peças necessárias para a formação deste documento.
    As questões relativas ao IPTU, taxa condominial, hipoteca e demais ônus sobre o imóvel devem ser analisadas caso a caso, podendo, inclusive, serem eliminadas.
    Particularmente, acho um grande investimento. Todavia, devo ressaltar que se trata de um investimento entre médio e longo prazo. Por outro lado, os riscos financeiros são quase que inexistentes, tendo em vista que no caso do desfazimento da arrematação, o dinheiro é devolvido ao arrematante corrigido com juros da poupança. Afinal, qual o investimento que, dando certo, pode retornar um lucro líquido com cerca de 60% e, na pior hipótese, lhe retornar os juros de uma caderneta de poupança?

  • http://www.caotryheeler.com Claudimir Tirolla

    Gostaria de saber da possibilidade da compra de imovel com pagamento de precatório alimentício devido pelo governo do estado de São Paulo.

  • Pingback: Leilão de imóveis: dicas e cuidados : InvestBlogs()

  • marlene

    Gostaria de saber da possibilidade da compra de imovel com pagamento de precatório alimentício devido pelo governo do estado de São Paulo.
    Ou ainda, se sabe onde posso negociar um precatorio no valor de $261,000,00, sou de SP
    Grata pela atenção
    Marlene

  • Sergio Campanha

    Se eu comprar um bem arrolado pela receita federal que foi penhorado pela justiça do trabalho, se o imóvel fica livre após a compra e se tiver outras penhoras se eu comprar primeiro, se serei efetivamente dono?

  • http://yahoo Rachel

    Caro Dr: tenho acompanhado um leilão judicial onde tem uma casa com as seguintes colocações .
    1 duvida este imovel terá seu inicio pela metade do valor avaliado?
    2 como posso visita-lo sem que a pessoa se stresse comigo afinal a justiça está exigindo dela uma resolução?
    3 e a documentação a questão de outro leilão como faço prá saber?
    4 e como saber se é unico patrimonio ? o valor disso tudo sem a certeza da compra valeria apena?
    Segue adiante uma cópia da relação escrita pelo escrevente…afinal eles estão leiloanda a casa toda ou metade?não ficou muito claro prá mim!! seria a casa dos meus sonhos a tão sonhada casa própria .
    50% Imóvel lote de terreno e prédio nº 000 da Rua Visconde do Rio Branco, da vila Jardini, São Paulo/SP, área de 150,00 m², área construída de 58,7 m²; matrícula nº 11.072, no 2º Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de São Paulo ; a descrição das confrontações e do prédio estão descritas abaixo em Maiores Informações.
    Valor da Avaliação da parte de 50% do imóvel: R$ 70.000,00 (setenta mil reais).
    Havendo embargos à arrematação ou à adjudicação sobre bem móvel, o Juiz poderá transferir o depósito judicial do bem penhorado, e conseqüentemente a posse precária do mesmo, a quem arrematar ou adjudicar o bem, até final decisão dos embargos.
    No estado em que se encontra(m).
    Reservamo-nos o direito a correção de possíveis erros de digitação.

  • http://yahoo Rachel

    o valor inicial é de 35,000 desde já agradeço a sua ajuda torcendo prá que tudo corra bem e eu consiga a minha casinha própria sem nenhum problema amém…abraço

  • Ben Abl Abraham

    Como saber se meu imovel financiado foi a leilão?
    Explico efetuei um financiamento no banespa em meu nome, para um terceiro e o mesmo deixou de paga-lo em 2001. Me encontro no Amazonas longe da cidade de Ribeirão Preto onde isto se deu. Como posso saber se houve solução para a inadimplência, como o leilão por exemplo.

  • jorge daniel

    vendi um apartamento,a metade e daminha esposa,houve
    solicitaçao de penhora por açao trabalhista.atual propietario foi intimado como fica a situaçao.
    grato

  • Rudy Andrade

    Bom dia…para investir, é melhor comprar um imóvel de leilão ou um apartamento na planta?

  • ERIKA LUCIANA VENDRAMINI

    OLA DR:NAVARRO,TNHO UM IMOVEL E ESTA EM ANDAMENTO NA JUSTIÇA P/ VENDA DE DIVISÃO DE BENS,E TERMINOU O PRAZO ESTIPULADO PELA JUIZA P/ A VENDA,E VOLTANDO O PROCESSO P/ JUSTIÇA ,RESTA AGORA IR P/ LEILÃO,ISSO Q MEU ADVOGADO FALA,GOSTARIA DE SABER SE DEVO DEIXAR IR P/ LEILÃO OU NÃO,POIS INDO P LEILÃO ESSA CASA SERA VENDIA PELO PREÇO ESTIPULADO POR QUEM?? MINHA CASA SERA VENDIDA POR PREÇO MUITO A BAIXO DO VALOR DE MERCADO?? ME ORIENTE SE DEVO DEIXAR IR P/ LEILÃO OU PRORROGAR O PRAZO NA JUSTIÇA,POR FAVOR ME OREINTE,OBRIGADA.

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=11158537966341365646 McBoessio

    Erika

    Ainda que a pergunta nao tenha sido endereçada a mim, acho oportuno uma manifestação. Quando uma pessoa que já tem advogado constituído para o caso faz uma consulta, ainda que informalmente, o que nós sempre respondemos é simplesmente não emitir qualquer opinião, por ética profissional. Acredite, não há nenhuma pessoa em melhor posição a lhe orientar do que seu advogado.

    Caso não exista, na relação entre vocês, a confiança necessária entre todo advogado e seu cliente, o melhor que você tem a fazer é passar procuração a outro profissional, em quem você possa confiar. A seguir, minha contribuição relativa a dúvidas expostas na questão.

    O imóvel será avaliado por um avaliador habilitado judicialmente para esta atribuição [normalmente o avaliador é um oficial de justiça]. Este valor de avaliação será o lance mínimo pelo qual o imóvel será arrematado, na primeira praça. Não havendo ofertantes, o juiz designará nova data, para que o imóvel seja posto à venda por valor mínimo de, se eu não me engano, 60% do valor de avaliação. Friso que não tenho certeza quanto a este percentual.

    Espero ter contribuído para lhe ajudar a agir, face a este processo.

    Saudações

  • Elizabeth Lombardi

    Preciso ssaber:
    -Existe algum curso que nos ensine a parte teórica de leilões; como se processa; análise da documentação; enfim como ser um conhecedor de bons negócios em leilões? Quero dedicar-me em aprender tudo sobre leilões.

  • Roberto

    Olá tenho um empréstimo no Banespa, porém parei de pagar as prestações, mas solicitei um acordo e não me foi concedido, gostaria de saber qual será o desfecho desse situação.

    obrigado

  • gil

    oi tudo bem minha casa foi a leilao e so recebi somente um comunicado do comprador pra esu sair ,so que minha casa esta com processo por que a prestaçao estava muito alta e nao conseguia pagar como posso saber se perderei minha casa e quais sao minha chances de nao perder meu imovel agradeço se for respondido

  • elton

    POR FAVOR, QUERIA SABER INFORMAÇÕES DE LEIÃO DA VARA DE TRABALHO, SE O ARREMATANTE HERDA IPTU, PENHORA, E HIPOTECAS DE BANCOS, JA QUE FOI LEVADO HA ALGUM ONUS QUE O ARREMANTE HERDA???? OBRIGADO PELO ATENÇÃO.

  • Ulda Fernandes

    Tenho um precatório em andamento com pagamento já iniciado.Já recebi duas parcelas e gostaria de saber se o Estado, que possui inúmeros imóveis abandonados, como é o caso do IPESP, não poderia estar pagando esses precatórios com imóveis, com a concordância do credor?

  • Ana Carolina Pinheiro

    Gostaria de ter informações sobre imóveis leiloados na Zona Sul do Rio de Janeiro….Existe algum site que indique os endereços e valores inciais?
    Obrigada

  • Evy

    Olá…estou querendo comprar um apartamento e o corretor me falou que ele está indo a leilão judicial. Disse que posso comprar o imovel, sem ser no leilão, e que o dinheiro será depositado judicialmente!Disse ainda,que posso comprar com segurança….como devo proceder???

  • Fabiano

    Saudações. Sirvo-me do presente relato para ser esclarecido como proceder na compra de um imóvel que esta indo para a segunda praça de leilão em razão de divida condominial. Saliento que a administradora ajuizou a competente a ação, embora recaia também no referido bem divida de IPTU em Execução Fiscal. Assim, diante desse breve relato, gostaria de obter informações importantes no sentido de indicar o melhor caminho a ser adotado. Por oportuno, gostaria de saber se a pretendida aquisição pode ocorrer através de consórcio que possuo, ou seja, posso adquirir o imóvel utilizando o meu consórcio?
    Desde já agradeço e cumprimento pelas sempre esclarecedoras informações prestadas nesse importante canal de comunicação. No aguardo, Fabiano.

  • Wanessa Maia

    Dr. Navarro ,pretendo adquirir um imovel residencial,porém o mesmo está ocupado informalmente pelo filho do proprietário. O que devo fazer para não ter problemas com a desocupaçao deste imóvel ? Obrigada.

  • Richard

    Dr. Navarro, quais são os procedimentos básicos para quem quer leiloar um imóvel?
    Como fica a questão do valor mínimo pedido por esse imóvel?
    Obrigado

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=11158537966341365646 McBoessio

    Richard

    Os leilões de imóveis ocorrem em execuções judiciais. Desconheço leilões de imóveis promovidos por vendedores particulares, mas se isso existe é por iniciativa de corretora de imóveis; o que teria regramento completamente diverso deste aqui exposto.

    Saudações

  • elisabeth migliavacca

    Prezado Dr.Navarro
    Num caso de leilão de imóvel, o que acontece com as taxas inadimplentes do proprietário original?
    O arrematante herda de alguma forma estas dívidas: IPTU, taxa condomínio, etc?
    Obrigada

  • Maria

    Prezado!!!
    Sou proprietaria de um apartamaneto e atrasei as taxas do condmíno. A comissão Administrativa do Condomínio colocou o meu imovel no leilão.
    Minha dúvida é a seguinte:
    – Pode-se haver leilão sem que eu tenha sido informada antes?
    _ O meu imóvel é financiado pela CEF. Eles podem leiloar assim mesmo?
    _ A condição de eu impignar este processo? Como?
    Grata

  • israel

    boa noite, no caso de leilão judicial de imóvel que já está penhorado por outro processo, quem tem a preferencia no imóvel a pessoa que arrematou ou a pessoa que o penhorou antes?

    Obrigado

  • ADEMIR LUIZ

    POR FAVOR, QUERIA SABER INFORMAÇÕES DE LEIÃO DA VARA DE TRABALHO, SE O ARREMATANTE HERDA IPTU, PENHORA, E HIPOTECAS DE BANCOS, JA QUE FOI LEVADO HA ALGUM ONUS QUE O ARREMANTE HERDA????
    EM CASO DE IMÓVEL IRREGULAR GOSTARIA DE SABER SE EU TENHO COMO REGULARIZÁ-LO DEPOIS EU O MESMO DEVE SER DEMOLIDO ??

  • Marco

    Assunto leilão é complexo.

    Tenho participado de leilões a algum tempo, e acreditem, não é algo simples.
    Requer conhecimento do segmento imobiliário e acompanhamento/estudo do processo por advogado ( o que encarece ainda mais o valor final de uma possível aquisição).
    O arrematante só é liberado de IPTU em atraso, demais pendências serão assumidas pelo arrematante.
    Algumas arrematações sào canceladas, em função do credor entrar com embargos, agravos, etc., outras arrematações ficam pendentes por anos e também são canceladas no final da disputa.
    Algumas arrematações que vão a frente chegam até ao STJ, imaginem os anos para este trajeto, e somente depois da decisão em última instância pode ser emitida a carta de arrematação e somente a partir deste ponto, solicitar a desocupação do imóvel.
    Durante todo este período o valor depositado fica retido na conta da justiça.
    O estado do imóvel recebido geralmente é precário e deve-se sempre levar em consideraçào que teremos custo de reforma a frente ( que sempre custa mais do que prevemos).
    A arremataçào na vara trabalhista tem preferência, se for executada e assinada antes da vara civil ou federal, mas quando o imovel está em leilào em varios locais, a tormenta é grande.
    Na arremataçào o custo final é = o valor da arremataçào + comissão de 5% do leiloeiro + 10 a 20% para advogado + reforma do imóvel + tempo até tomar posse do imovel + o custo de oportunidade (% de ganho se aplicassemos o valor da arremataçào em outro investimento durante o período do depósito até a posse do imóvel) + IPTU atrasado + condominios atrasados + taxas atrasadas + etc.

    Podemos observar que é irreal imaginar que iremos arrematar um imóvel por 60% do valor de mercado (é raro o caso em percentual assim).

    Lembro ainda que este valor deve ser pago a vista em 24horas.

    Se negociar com uma construtora pagamento a vista, paga-se o mesmo valor que seria arrematado um imóvel de vários anos, por um imóvel (apto) na planta, que se valorizará 20% em dois anos (média).

    Já presenciei pessoas que se empolgam no leilào e acabam arrematando o imovel por valor até acima do mercado, sem contar que no mercado poderiam pagar em n vezes reajustado pelo CUB, ou ouyro indexador, e lá no leilào pagam a vista.

    Definitivamente existem outras opçães mais simples e rentáveis para investimento, do que leilões.

  • felipe

    drº navarro, estou aqui nao para saber quais as vantagens do leilão. Estou aqui para saber informações, a minha situação e o seguinte; eu tem um imovel q funcionava um escola e essa mesma faliu e estou respondendo a acões trabalhista q dez acões ja paguei 7 faltam, os demais estão botando um pouco de dificudade nas negociações, eles na realidade querem que meu imovel va para leilão. a minha pergunta e a seguinte se eu ate agora nunca me neguei apagar, inclusive meu imovel esta alugado e nesses ultimos 5 meses o aluguel foi penhorado para esses fins tenho um financiamento com a fornecedora de agua do imovel que estou pagando c o aluguel, e nesses ultimos dias o imovel estava em leilão, sera possivel reverte isso. no papel ate tem um advogado mas na realidade ele e uma merda.

  • Vanessa

    Dr Navarro, consegui financiar uma casinha pela CEF em 1998 e paguei mais de um ano uma prestação alta que foi ficando cada vez mais dificil , fizemos várias vezes acordo com a CEF e na última vez não aceitaram o que estávamos podendo pagar e não houve mais acordo. Muitos anos depois a casa foi colocada a leilão e conseguimos anulá-lo no último instante. Criei meus filhos e agora já são adolescentes . A CEF nunca tentou nenhuma negociação e agora esta tentando penhorar novamente minha casa. Não quero morar de graça e nunca quis deixar de pagar. Só gostaria que a CEF estipulasse um valor , agora estou trabalhando muito, tenho condições de pagar em dia e só o que eu preciso é que me chamem para renegociar a dívida para que eu possa pagar. Infelizmente parece que a CEF só quer ver o lado deles e não liga a mínima se eu tenho ou não para onde ir.Se eu perder essa casa onde vou morar? Entrei com um advogado pedindo pelo AMOR DE DEUSque eu possa pelo menos ser chamada para explicar que quero pagar pela minha casa e jamais deixei de pagar por pagar . Será que isso é possível?

  • Joseano

    Ja passei por isso tambem, a CEF tentou leiloar minha casa sem me avisar . Simplesmente recebi a notificação do leilão.Achei muita falta de consideração pois tentei negociar a redução das prestações várias vezes e não consegui. Estou lutando há mais de 8 anos para conseguir pagar as prestações e até agora nada.Não quero que leiloem minha casa e estou tentando novamente uma negociação na justiça . Sei que a justiça tarda mais não falha e mais cedo ou mais tarde vou conseguir ter sossego e pagar o que devo para a CEf sem ter que perder meu imóvel.

  • Ronaldo de Azevedo

    Gostaria de fazer apenas uma pergunta………
    Com quantos anos um imóvel residêncial ( apart.) pode ir para leilão por atraso no condomímio?
    Obrigado e aguardo resposta em meu e-mail…….

  • LUIZ FERNANDO MAXIMIANO

    Sou credor de 5 NPs, que estão sendo executadas em separado. O devedor é industrial com inúmeros bens e sócio majoritário em 4 empresas. A 1a. execução, lastreou ofício do Sr. Juiz ao cartório de Registro de imóveis para gravar uma área de terras que o devedor é proprietario com mais outra pessoa. Entre eles não há na escritura de C e V, nem no R.G.I. nenhum vículo em relação a propriedade, nem mesmo identificação de percentuais que cada um dos proprietários detém. O ofício do Sr. Juiz se refere a quota parte do devedor,(50%) ficando a outra proprietária isenta da penhora e do leilão futuro. A co-proprietária do imóvel entrou com embargos de terceito interessado, pedindo preferência no leilão .
    PERGUNTO: Cabe no caso direito de preferência da proprietária da outra metade do imóvel !? Qual o fundamento jurídico!? POR FAVOR ME AJUDEM!

    OBRIGADO – LUIXZ FERNANDO

  • Lucilio de Matos

    Por favor! gostaria de saber o que acontece se o autor de um processo no TRT pedir ao Juiz que não efetue o leilão, e que em vez disso quer ficar com os bens penhorados.
    O autor do processo trabalhista pode pedir ao juiz que baixe o valor dos bens que irão à leilão com o intuito de que os mesmos sejam leiloados mais rapidamente?

  • Karina Placcidico

    Tenho interesse em um imóvel de leilão e gostaria de saber qual o perioldo de espera para a posse?

    é leilão do trt.

  • Antonio Carlos Albertini

    Dr. Navarro, bom dia? Por favor poderia me ajudar, meu advogado entrou com uma medida cautelar de arresto, foi deferida com determinação de penhora no cartório de registro de imóveis. Um outro advogado sou dessa cautelar, pediu também após alguns meses também a penhora no cartório, e agora vai a leilão segunda feira dia 07.12.2009 do processo desse advogado e o meu processo não. Pode ele ter preferencia se meu advogado conseguiu a medida cautelar de arresto, sem a empresa ter contestado. A preferencia deveria ser para o meu processo? Até porque foi feito um processo cautelar e foi transitou em julgado. Por favor me ajuda, desde já meus sinceros agradecimentos e uma ótima semana.

  • Janete

    Boa Tarde!
    Dr.Navarro,
    Adquiri um apartamento através de leilão, o mesmo estava desocupado.
    Já registri o mesmo , e na matricula anterior constam 3 ações trabalhistas,com penhora.Portanto foi ao Forum e lá me dizeram que essas ações trabalhistas não tiveram preferências de créditos e tb no cartório de registro, me informaram que devo somente solicitar através de um advogado, a baixa dessas penhoras. Devo me preocupar?
    No aguardo de sua resposta, agradeço
    Janete

  • ricardo

    como posso saber das respostas de todas as perguntas que li acima

  • merian

    oi meu caso e o seguinte,ha 6 meses comprei a chave de uma casa,sem data para leilao.reformei a casa.Agora vai sair o leilao,tenho filho pequeno,o que posso fazer.(essa casa e de uma empresa que faliu a uns 16 anos).Tenho fotos da casa antes,recibos de luz etc vou tenter arrematar,mas caso contrario o que faço.Essa casa nao tem escritura e nem imposto pago.

  • jOELMA

    Dr Navarro, poderia me explicar o que quer dizer o texto abaixo pois não entendi nada. O que é “lide?
    I- Recebo a apelação em seus regulares efeitos.II- Vista ao RÉU para contra-razõesIII- Após, remetam-se os autos ao Egrégio Tribunal Regional da 3ª Região com as homenagens deste Juízo.DESPACHO DO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2009: Intime-se a ré para apresentar contra-razões, nos termos do despacho de fl. 232, e para manifestar se há interesse em eventual composição da lide, conforme requerido pela parte autora à fl. 233.Refutando a ré o pedido de tentativa de conciliação, ou quedando-se inerte, cumpra a Secretaria integralmente o despacho de fl. 232, remetendo os autos ao E. Tribunal Regional Federal da 3.ª Região. Intime-se.

  • Sandra Lucia

    Dr. Navarro, baseado na PEC, posso utilizar meus precatorios ja julgados para quitar meu imovel junto a CEF, estou com uma ação contra a CEF.

    Ou até mesmo adquirir outro imóvel.

  • Maria Lauzina

    Dr. Navarro, tenho dúvida, haja vista que meu filho me informa que não tem mais solução,frente a seguinte situação, tenho 74 anos, resido com este filho, qual foi executado em ação de alimentos, e o imóvel foi penhorado e vai a leilão. Haja vista que é o único bem e adquiriu antes do casamento é passivel de penhora? Quando do leilão tem limites de tentativas de arrematação? Naõ tendo arrematadores, como fica a situação deste imóvel?

  • Danielle

    Olá Dr. Navarro, tenho uma dúvida, quanto tempo a prefeitura leva para colocar em leilão uma casa que deixou de pagar IPTU?

  • Diego Soares

    olá dr.tenho um financiamento imobiliario o qual encontra-se em atraso pela segunada vez,na primeira vez eu atrasei 8 parcelas foi a cartório eu fui até lá e acertei.depois de um ano fiquei desempregado e acabou por atrasar de novo hoje são 9 parcelas só que ninguém me liga e hoje fui até a agencia para me informar sobre o valor em atraso e eles me informaram que já esta em execução,minha pergunta é,eles podem leiloar o meu bem sem me informar?sem tentar um acerto?

  • http://www.jf-imoveisnovafriburgo.com Imóveis Nova Friburgo

    dicas muito boas para quem tem duvidas!!

  • Pingback: Tweets that mention Leilão de imóveis: dicas e cuidados - -- Topsy.com()

  • http://hotmail ANA DULCE

    Como ter certeza se um determinado imovel que está alugado, foi realmente leiloado e arrematado? Se estou morando nele, devo sair assim sem ter namhuma justificativa ou precaução do que estava acontecendo com este imóvel? E o dono do imóvel? Como fica, um vez que ele alugou-me o imóvel e agora diz que não sabia que estava no leilão e que já haveria outro dono? O pagamento do áluguel é leal, já que o bem quando vai a leilão, não pertence mais ao atual dono? Gostaria de receber resposta,pois estamos enfrentando este problema. Grata….

  • Solange Rebello

    BOM DIA DR.NAVARRO

    PRECISO ESCLARECER UMA DÚVIDA,MEU MARIDO VENDEU UM TERRENO,ELE TEM O DOCUMENTO DE COMPRA E VENDA,MAS NÃO FOI REGISTRADO E TÃO POUCO O COMPRADOR PAGA OS IPTUS QUE TEM SIDO PAGA PELO VENDEDOR AINDA,E NÃO TEMOS CONTATO COM ELE,NÃO RESPONDE LIGAÇÕES ETC…ISSO DESDE 2008.OQUE FAZER? ESTE TERRENO É EM FRIBURGO E NÓS HOJE MORAMOS EM fORTALEZA.SERÁQUE SE NÃO PAGARMOS MAIS O NOME IRÁ PARA A DÍVIDA ATIVA ECONSEQUENTEMENTE O TERRENO SERÁ LEILOADO?OQUE FAZER…SE AINDA ESTÁ NO NOME DO MEU MARIDO?

  • http://dilmafeira@gmail.com dora vasconcelos

    eu tenho uma amiga que comprou de um inadiplente do banco economico uma casa. Acontece que também não paguei as prestações e antes de falir o banco exetcutou do primeiro comprador e eu que estava no imóvel fui despejada. Ocom a quebra do Banco o imóvel ficou abandonado ai retornei. Vivo apavorada eis que a casa hoje vale uns 500.000 mil reais e o local é privilegiao. Já moro há quase dez anos. Tem perigo de o banco descobrir? Até hoje numca me incomodaram mais vivo receosa. Agora mesmo fiz reformas e gastei quase 50 mil reais. Me ajudem

  • http://google Ari Antonio dos Santos

    Ola boa tarde estava olhando uns imoveis em um leilão e encontrei um que me agrada mas ele tem alguns termos que eu desconheço como vc pode ver ai; eu recortei e colei para vc me a judar a desifrar este codigo

    Fração de 6,25% do imóvel adiante: APARTAMENTO nº 21, do Edifício San Remo, à rua DOM JOSÉ BARÉA, 1770, com ESTACIONAMENTO, área total de 132,6489 m², .O que seguinifica Fração de 6,25% do imóvel adiante? O brigado.

  • jose ronaldo de andade

    gostaria de saber de todos estes relatos. Obrigado.

  • jose ronaldo de andade

    gostei muito do tema abordado,isto nos ajuda a entender mais do assunto.

  • Marco Aurelio Zarattini

    Bom dia!
    Gostei muito das dicas, e também gostaria de saber as respostas fornecidas as perguntas acima.
    Parabéns e obrigado
    Marco Aurelio

  • Paulo Ferreira

    Bom dia:
    Um imovel oferecido à leilão em hasta pública (TRT), com penhoras em outras ações, caso venha a ser arrematado, como fica a penhora das outras ações? Li que o juiz do TRT deve passar a carta de arrematação uma vez quitado o lance arrematado, o que me faz imaginar quer, uma vez pago, o juiz tem que transmitir a propriedade do bem. Mas e os outros credores em outros processos? E mais: Li também que a arrematação em hasta pública é considerada aquisição originária, não havendo então nenhuma relação jurídica entre o atual arrematante e o antigo proprietário do imóvel, e por conta disso, todos os débitos existentes desse imóvel subrogam-se no preço avençado. Isso significa que se o imóvel arrematado tem dividas de IPTU, agua e luz, essas dívidas não podem ser cobradas do arrematante, e este pode transferir o imóvel para o seu nome livremente de quaisquer onus? Por favor, respondam o mais breve possivel! Obrigado!

  • Fernando

    Alguem sabe como funciona se no caso o imóvel só estiver sido leiloado 50%, o arrematador como faz para tentar adquirir o restante do imovel, pois via amigavel não consegue achar o proprietario da outro medate. Sera que devo peticionar ao Juiz cujo levou o imovel a leilão fazendo oferta ou entrou como uma adjudicação de bem imovel?

    Grato a todos!

  • Julio

    Gostaria de saber se existem alguma possibilidade de não pagar os impostos atrasados do bem leiloado em leilão judicial.MUITO OBRIGADO

  • Joelma

    Gostaria de receber a resposta à pergunta que fiz em janeiro .Meu nome é Joelma e escrevi pedindo uma ajuda para entender o que estava escrito no meu processo. Obrigada;

  • hftt

    Dr. Comprei a “chave” de um apartamento a dois meses. logo, chegou um telegrama da caixa, informando-me se eu tiver interesse em adquirir o imóvel que eu compareça na caixa habitação. toda via, tenho toda a vontade do mundo de comprar o apartamento, haja vista, ja moro nele. bom, quando cheguei na Caixa eConomica, fui informado que só poderia comprar o imóvel se tivesse-mos 6 meses ja morando no mesmo. como ja mencionado estou apenas a dois meses. Quero pagar à vista. Como devo Proceder?

  • lourival pereira

    Olá, gostaria de saber se ao arrematar um imóvel em leilão judicial este já vem com imissão na posse.

  • Cleonice

    boa noite!

    Adquiri um imóvel e estou com o condomínio atrasado há algum tempo. Estou negociando para poder quitar. Gostaria de saber se o imóvel pode ir a leilão sem meu conhecimento, ou se é meu direito saber antes de acontecer. Gostaria de saber também o que compõe o valor apurado, se honorários advocatícios ou somente a correcão dos valores.

  • http://dvfadvocacia.wordpress.com Diana Victoria Franco

    Cleonice,

    O imóvel não poderá ser leiloado sem a sua ciência.

    Se a dívida for cobrada judicialmente você arcará com o valor da dívida corrigido monetariamente e acrescido de multa, as custas processuais e os honorários advocatícios do condomínio.

    Desta forma, aconselho entrar num acordo pois o condomínio possui interesse em receber e você de ver o seu imóvel livre de qualquer ônus, correto?

    O diálogo e o acordo são sempre boas soluções para problemas.

    Boa sorte!

  • http://www.novafriburgo.imobiliarias-imoveis.com imoveis nova friburgo

    Muito legal o dinheirama!!

  • http://imoveis-caixa.blogspot.com BIC

    De fato, os leilões de imóveis são uma boa sim, mas é preciso tomar cuidado para não pagar caro. Post bacana. Parabéns!

  • silvia

    Olá muito bom seus comentários
    mas tenho uma dúvida e gostaria de esclarecimento
    até quantas vezes um imóvel pode ir a leilão,no mesmo processo
    pois sendo que ja ocorrerão dois leilões e ninguem ofereceu nada pelo mesmo
    ele continuara indo a leilão de tempo em tempo, como funciona isso???
    obrigado Silvia

  • joelma

    Dr Navarro, poderia me explicar o que quer dizer o texto abaixo pois não entendi nada. O que é “lide?
    I- Recebo a apelação em seus regulares efeitos.II- Vista ao RÉU para contra-razõesIII- Após, remetam-se os autos ao Egrégio Tribunal Regional da 3ª Região com as homenagens deste Juízo.DESPACHO DO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2009: Intime-se a ré para apresentar contra-razões, nos termos do despacho de fl. 232, e para manifestar se há interesse em eventual composição da lide, conforme requerido pela parte autora à fl. 233.Refutando a ré o pedido de tentativa de conciliação, ou quedando-se inerte, cumpra a Secretaria integralmente o despacho de fl. 232, remetendo os autos ao E. Tribunal Regional Federal da 3.ª Região. Intime-se.

  • SIMONE

    OI tudo bem minha casa foi a leilao e nao recebi nenhum comunicado, nenhuma cobrança nem mesmo tentativa de acordo, so fiquei sabendo porque veio uma pessoa em minha casa querendo olha para comprar, na mesma semana recebi uma pessoa dizendo ser o comprador e que era para eu sair da casa,so que minha casa esta com processo por que a prestaçao estava muito alta e nao conseguia pagar como posso saber se perderei minha casa e quais sao minha chances de nao perder meu imovel agradeço se for respondido

    • http://dinheirama.com/navarro Conrado Navarro

      Simone, sugiro que procure um advogado para conhecer bem seus direitos e responsabilidades. É o melhor e mais sensato a fazer. Opinar sobre o caso sem conhecer os detalhes seria muita irresponsabilidade.
      Abraços.

  • Joelma

    Boa noite,
    Recebi uma pessoa em casa me comunicando que comprou minha casa em dezembro pela Caixa Econômica Federal . Acontece que tenho um processo há mais de 8 anos pedindo revisão de prestação pois estava muito alta e por isso não consegui honrar com as prestações. O processo ainda está em andamento e agora já tenho condições de pagar pois nesse tempo me efetivei como professora em duas escolas e posso pagar, acontece que ainda não estipularam a prestação e quando posso começar a pagar , fizeram é vender a casa sem ao menos uma resposta da justiça. Isso pode ser feito? A caixa economica federal está acima da Justiça? Eu quero muito pagar o que devo mas e agora? Essa pessoa que comprou será que sabia da situação? Por favor, me esclareça o que está acontecendo, a Lei não vale mais para a Caixa Economica Federal?

  • Antonio

    Dr Navarro,

    Atrasei as prestações do meu apartamento que financiei pela CEF e recebi um aviso que o mesmo irá a leilão.Tenho chances de fazer um acordo com a caixa?devo procurar um advogado?que devo fazer, estou desesperado!
    Antonio

  • Renata

    quero comprar um imóvel através de leilao judicial e preciso saber por onde começar. Quero me cercar de todos os cuidados para não ter surpresas. Como devo proceder? e se o bem for de familia? como fico sabendo se é o unico imovel da familia?

    • Daniel Terlizzi

      Renata, se ainda houver interesse em comprar imóveis em Leilão, entre em contato comigo através do email: daniel.terlizzi@thinkaboutconsultoria.com.br
      TErei imenso prazer em lhe apresentar opções de investimentos e te passar meu know-how sobre o assunto.

    • rafael

      contrate um advogado especializado nesta area. É melhor gastar com advogado para lhe ajudar do que gastar depois para remediar

  • http://globo.com fatima

    OLA GOSTARIA DE SABER , COMPREI UM IMOVEL E NAO TRANSFERI EU SO FIZ O CONTRATO DE COMPRA E VENDA P/ MEU NOME E A PESSOA DE QUEM COMPREI ESTA EM DEBITO COM RECEITE FEDERAL E VEIO UMA INTIMAÇAO QUE O IMOVÉL FOI P/LEILAO COMO FICA ISTO, VOU PEDER O IMOVEL.

  • Renata Camargo

    Olá Gostaria de saber se é possivél o pai colocar uma casa em leilão, e é o único bem familiar, lembrando que não devemos IPTU e o imóvel está quitado.
    o Pai não mora mais no imóvel a mais de 10 anos, constituiu outra família, e mãe faleceu em 1997.
    Ainda mora no imóvel, quatro filhos e dois netos da filha que mora no imóvel.

    Obrigada!

  • damilson teixeira de carvalho

    comprei um lote financiado pela caixa economica federal devido a problemas financeiro deixei de pagar as prestaçoes. recebi comunicado da caixa que o meu lote iria a leilao, como saber se realmente ele foi arrematado, e se nao foi tem como eu adiquirir esse lote novamente?

  • Katia Regina de Oliveira

    Arrematei um imóvel em leilão judicial com dividas de IPTU, porém só agora descobri também dívidas de condomínio, pois não constava nada no contrato. De acordo com o contrato quanto aos DÈBITÖS: “Eventuais ônus sobre o imóvel correrão por conta do arrematante, com exceção do previsto no art. 130, parágrafo único, do CTN.” Quanto ao IPTU sei que estou assegurada por esse parágrafo, só que existe um processo de 2002 de dívidas de condomínio, já arquivado, num valor corrigido que ultrapassa o valor de avaliação do imóvel.
    Gostaria de saber se esse parágrafo também poderá cobrir esse débito de condomínio, e/ou caso não cubra esse débito, pelo tempo (2002) de entrada no processo com datas de débitos retroativas, já prescreveu?
    Muito obrigada,

  • http://www.imobiliarias-imoveis.com imoveis em itaborai

    valeu pelas dicas!!

  • angelita

    Boa Noite Dr.
    A prefeitura do meu municipio fez leilão de alguns terrenos, minha duvida é caso não houver quem arremate alguns desses terrenos, qual o procedimento da prefeitura; eles abaixam o valor desses terrenos?, e quanto tempo esse leilão pode ser realizado novamente?, e se caso não houver realmente nenhum arrematador em todos os leilões que ela vier fazer, o que acontece com essa propriedade?. Sem mais agradeço a atenção.

  • claudio

    Bom dia dr
    Gostaria duma orientação sobre um imovel comprado em leilão extra – judicial da caixa federal em 2008,antes de ser efetuada a compra visitei o imovel em duas oportunidade
    para verificar se imovel estava ocupado e nas visitas o imovel estava sempre fechado não consiguindo entrar pois ninguem atendia e nem a caixa tinha a chave do imovel? no dia do leilão perguntei ao leiloeiro se imovel estava desocupado ou não pois no edital não constava ele não soube me responder? para não perder oportunidade da compra e tv varios lance {5} minha proposta foi a melhor acabei fechando o negocio…ai começou meu problema..contatei um chaveiro para abrir a porta e para minha surpresa tinha uma familia residindo no imovel conversamos ele falou que tinha comprado o imovel de outro pessoa(contrato de gaveta} ao qual não era o proprietário que estava no Cartório de Registro de Imóveis> mesmo assim acertamos ele desocuparia findando o prazo não cumpriu.. contratei um advogado ao qual conversou com ele e acertaram um novo prazo 30 dias e novamente não cumpriu..não restou outra alternativa a não ser a justiça em imissao de posse demorou 3 anos para tomar posse do imovel..pergunto quem deve pagar os condominio e taxas do imovel?
    1 não constava no edital que estava ocupado
    2 Ja havia condominios anterior ao leilão {alguns meses} paguei
    3 Agora mais 3 anos de condominios em atraso e condominio esta me cobrando na justiça
    4 O imovel esta no meu nome
    5 Cabe ação contra a caixa federal
    aguardo
    Obrigado
    claudio

  • Paula Mancini

    Dr. Cláudio, boa-tarde!

    Minha mãe é proprietária de um imóvel situado no térreo de um pequeno prédio comercial.
    existem mais dois andares acima.

    Nós, pagamos todas as taxas de prefeitura, enfim.

    Os proprietários dos andares acima, não estão nem ai, os imóveis estão em péssimas condições.

    Levantei as escrituras e débitos dos dois andares e os mesmos tem várias pendências judiciais e de IPTU as quais superam o valor da avaliação dos mesmos e para minha surpresa, os dois andares estão em nome do mesmo proprietário.

    O Imóvel da minha mãe, está ficando em péssimas condições e prejudicando também o inquilino que temos lá o qual está prestes a desocupar o imóvel.

    Como devo proceder para forçar estes imóveis irem a leilão judicial?

    Obrigada
    Paula Mancini

  • Vladimir

    SE FOSSE FÁCIL COMPRAR EM LEILÃO, HAVERIAM INÚMEROS ADVOGADOS COMPRANDO EM LEILÃO JUDICIAL. MAS NÂO HÁ. Infelizmente é muito pior. Já comprei em leilão, estou cansado de ver coitados ingênuos perderem em leilão o que juntaram pra comprar uma casa para morar. Principalmente apartamento: a pessoa acaba herdando dívidas do antigo proprietário, devido a processos mal feitos, como condomínios não incluídos no próprio processo de condomínio, IPTU de mais de 10 anos, água, luz, e – pasmem – á briga por causa de hipoteca deixada pelo antigo proprietário, em casos de processos mal feitos – que são inúmeros. E, para despejar o morador, é um parto de fórceps. Um advogado vai cobrar 20% do valor da arrematação pra te liberar o imóvel. Sem contar que os fóruns são super ineficientes e tratam o arrematante no coice. E, como saem com raiva de ter perdido, arrebentam todo o imóvel.

  • Marcia Dornelles

    É possível comprar imovel com precatorio do Estado do Rio Grande do sul?

  • cissa

    Boa noite,

    Comprei um apartamento pela CEF hipotecado e o mesmo encontra-se ocupado, já fizemos contato com o ex propietario que nos informou que não tem intenção de sair. Gostariade saber se essa compra é segura? Aguardo ansiosa desde já agradeço!

    Att: Cissa Barbosa

    • Pamsp83

      Você deve contatar um advogado para que ele entre comuma ação de reinteração – imissão na posse.

  • http://www.brumblast.com.au Renata Brum Blast

    Oi, adorei essa materia q me tirou essa duvida que sempre assusta. Eu comprei um imovel ano passado num leilao da CEF e nao me arrependo. Tive q contratar um advogado, mas valeu muito a pena mesmo assim. Com o intermedio do Dr. Rodrigues de França (adv.br), o imovel foi desocupado sem maiores problemas. Continuem assim, otima materia! Bjoo

  • erika

    Boa Tarde! Estou desesperada! Realizei um financiamento imobiliário e não consegui pagá-lo até o fim, resumindo, meu imóvel foi à leilão, entrei com uma ação de sustação do leilão, bem como revisão de prestações. Porém os leilões contituaram o pior é que o imóvel foi arrematado. Recebi um telegrama do advogado do comprador do imóvel, me estipulando um prazo para que eu desocupe o imóvel e que se não o fizer que o mesmo ingressaria com uma ação de reitegração de posse, e que toda custa processual e aluguéis seriam cobrados caso não o cumpra. O que devo fazer? Tenho três filhos e não tenho pra onde ir. Qual atitude devo tomar? Quais as consequências reais se eu permanecer? Por favor necessito de uma orientação urgente. Desde já agradeço a atenção.

    • Marciaelena2009

      Vc tem que sair do imóvel. Lembre-se que está inadimplente. O contrato assinado é um financiamento com alienação fiduciária, isto significa que se houver inadimplência, o imóvel será levado à leilão. Não tem o que fazer, tem que sair do imóvel.

      • Ronaldo.40

        não senhora, vc pode junto a CEF pleitear um acordo e incorporar as prestações atrasadas

  • Maria

    Bom dia!
    Financiei minha casa, paguei um ano e meio de prestação, passamos por uma situação financeira muito complicada. Minha casa foi para leilão. Entramos na justiça tentando justificar o motivo que não conseguimos pagar as prestações na época, mas não houve negociação e nem cancelamento do leilão.
    Recebemos uma ordem para deixarmos a casa. Hoje nossa vida financeira regularizou, temos condições de comprá-la. Temos advogado.
    Se sairmos da casa não temos para onde ir.
    O gerente da agência de nossa cidade, já entrou em contato com os responsáveis, eles não querem nem ouvir. Disseram que não tem como.
    Nós podemos comprá-la, mas ela vai para o leilão. Como devo proceder para a casa não ir novamente ao leilão e eu fazer a proposta, negociar sem precisar sair.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Abraços

  • Anna

    Boa tarde. Meus pais e minha irmã foram condenados a pagar um valor depois do término de uma ação judicial (agora em fase de execução). O credor pediu a penhora de um imóvel que pertence à minha irmã e a mim. Meus pais têm um outro imóvel, mas residem nele. Pergunto: Pode ser penhorado o imóvel que pertence a mim e a minha irmã, mesmo eu não tendo nada a ver com a dívida dela?

    • Rosangela

      Se o imóvel estiver em seu nome não (só fazer embargos de terceiro); se estiver no seu e de sua irmã, poderá ocorrer duas coisas: se for bem de família (único imóvel), nao poderá; se não for, poderá ser penhorado o percentual dela; agora se a dívida for do próprio imóvel.. poderá ser penhorado sim…

  • Paula

    Estou cointeresada em comprar um apartamento e partcipar no leilao no dia 10 de marco. O que devo fazer? Obrigada

    • Daniel Terlizzi

      Paula, se ainda houver interesse em comprar imóveis em Leilão, entre em contato comigo através do email: daniel.terlizzi@thinkaboutconsultoria.com.br
      TErei imenso prazer em lhe apresentar opções de investimentos e te passar meu know-how sobre o assunto.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=647391151 Laissa Soares

    Para quem se interessar, nesse vídeo post aqui tem algumas situações em que leilão de imóveis não dão certo e dicas de como prevenir boa parte dos principais riscos.

  • Paulo Bernardo

    Gostaria de saber se posso comprar o imovel que seja leilorado desta maneira LEILÃO DE CESSÃO DE CRÉDITOS COM GARANTIA HIPOTECÁRIA DE IMÓVEL, posso morar nele quando ? há riscos ? o banco que está por trás é o itaú , eu nao sei qual a garantia tenho de que o imóvel será meu depois de eu ter pago por ele !

  • Diva

    Olá, boa tarde !!

    Quero pedir um imenso favor, gostaria de saber de como faço, para quitar uma casa q é paga pelos juros da taxa selic. É que comprei um imóvel de uma pessoa q arrematou no leilão, ai ele passou a divida pra mim. O valor foi dividido em 58 meses e já paguei 24 parcelas pela guia darf da receita federal. Agora quero quitar o restante do valor, para poder passar a casa para o meu nome, mas não sei q orgão devo procurar, é a pergunta é :
    Em qual banco devo pagar ? É feita uma guia única do valor q resta mais a taxa selic anual? Como faço esse cálculo ? Os 34 meses q restam para pagar, devem ser calculados em cima do valor de cada mês, ou devo ignora os meses e apenas calcular em cima do valor q resta ?
    Por favor me ajude e me aponte um profissional q possa me ajudar nessa questão, pq já procurei vários escritorios de contabilidades e eles nem souberam resolver esse tipo de “finança” Será q se eu for ao banco eles saberiam fazer esse calculo pra mim ?

    Obrigado pela atenção e aguardo sua resposta.

    Boa tarde !

  • jamille

    gostaria de saber alguns nomes de sites de leiloes no rio de janeiro, quaro comprar um imovel em macaé ou campos…obrigada

  • marcio

    erika, espero que tenhas resolvido su problema, mas apenas a título de acalma-la , não esta tudo perdido. vc pode e deve receber quase tudo o que pagou de volta e corrigido, abatendo apenas a taxa de ocupação.qq duvida me ligue. 0xx2199663245- marcio-oab/rj 104527

  • 100002990194377

    Boa Tarde! Estou interessada a participar de um leilão mais não tenho experiencia. Como faço para participar de um e o que significa essas taxas e quanto cus tão?

  • 100002990194377

    Boa Tarde! Estou interessada a participar de um leilão mais não tenho experiencia. Como faço para participar de um e o que significa essas taxas e quanto cus tão?

  • 100002990194377

    Boa Tarde! Estou interessada a participar de um leilão mais não tenho experiencia. Como faço para participar de um e o que significa essas taxas e quanto cus tão?

  • 100004746635273

    Gostaria muito de participar dos leiloes. gostaria de saber mais????

  • RONALD

    O QUE ACONTECE QUANDO UM IMOVEL PENHORADO EM 50%, FOR LEILOADO, E SENDO SEU UNICO IMOVEL?

  • beto

    olá .pessoal
    moro em uma casa a 11 anos e com uma ação de usucapião em andamento, a casa foi penhora por divida trabalhista contra a empresa proprietaria de r$ 6.000 , entrei com embargos de terceiro que já esta na mesa do juiz . se o juiz der embargo improcedente . como pagar esta divida trabalhista o mais rápido possível , já que falta 2 dias para o leilão.

  • Fernanda

    Boa tarde… Li a matéria e achei extremamente úti, e verdadeira… Porém, gostaria de lembrar que as seguranças de um leilão judicial são extremamente relevantes, tais como:
    – Caso a arrematação não se realize (por embargos à arrematação ou embargos de terceiro, por exemplo), o valor pago pelo arrematante é INTEGRALMENTE devolvido (corrigido pela poupança), bem como a comissão do leiloeiro será devolvidas – nas mesmas regras. (e com isso se dá a garantia de que se ja foi arrematado, se for bem de familia… isso não traga prejuizos ao arrematante…. Muito embora, esses casos devam ser discutidos no momento da Penhora do Imóvel (Embargos à Penhora)… Caso não tenha sido feito no memonto correto do processo, pode se tornar sem validade a discussão.
    – Quanto a ITBI, todos os imoveis terão esse custo, então não vem a ser um custo somente pela compra em Leilão
    – Todo imóvel adquirido em leilão judicial vem livre de todo e qualquer ônus (ou seja, se havia divida de condominio, iptu, outras penhoras… Enfim… Nada isso recai sobre o arrematante. O Bem adquirido em leilão judicial dá essa garantia que nenhum outro tipo de leilão dá. Isso é um fator importante na hora de comprar imóveis de leilões de banco, por exemplo, que neste caso, não vem livre de ônus… O arrematante deverá consultar todas essas questões antes de arrmatar, pois poderá fazer um negocio achando que é um “beija-flor” e vai virar um urubu.

    Espero ter sido construtiva com essas dicas, Atenciosamente, Fernanda

  • Carlos Hughes

    Olá, Comprei um imóvel de leilão o arremate foi feito por um amigo que tinha cadastro no site de leilão e pagou metade do investimento. É possivel colocar o imóvel no nome dos dois ou é obrigatório o documento ser feito somente no nome da pessoa cadastrada no site de leilão? Obrigado pela ajuda pessoal.

  • http://dinheirama.com/blog/sobre Conrado Navarro

    Ulda, obrigado pela participação. Esta é uma questão muito particular e sugiro que busque ajuda especializada. Os precatórios são um tema bastante complexo e que exigem suporte de profissionais ligados diretamente com o assunto. Obrigado pela visita. Abraço.