Home Finanças Pessoais Aposentar é mais do que você imagina!

Aposentar é mais do que você imagina!

por Conrado Navarro
0 comentário

Aposentar-se é muito mais que envelhecerCelso comenta: “Navarro, recentemente tive uma conversa, sobre questões que envolvem aposentadoria, bastante amistosa com um amigo. Somos jovens e fiquei com a impressão de que o verbo aposentar nos remete a um futuro muito distante, longe demais. Sei que pensar assim limita nosso planejamento de longo prazo. Gostaria de ler um artigo seu sobre a questão. Abusando das verdades de Pai Rico[bb], aposentar é uma palavra ‘lenta’?”

Jovem que sou, reconheço a dificuldade de planejamento para o longuíssimo prazo. Encontrei-me diante deste ponto fraco há alguns anos e vislumbrei apenas duas alternativas para deixar de lado a dificuldade de enxergar longe: ou eu vivo o momento e deixo o futuro lá para o futuro ou passo a acreditar na idéia de que aposentar não significa que chegou a hora de “ficar velho”. Sou do tipo que acredita que tudo é relativo.

Ainda com vinte e tantos anos, qual o sentido de nos imaginarmos cheios de netos, bisnetos e com idade avançada? Soa como um exercício difícil demais para quem ainda convive em grande harmonia com seus avós e bisavós. A inexperência, situação humana essencial para o amadurecimento, é normal. Procuro, então, encarar o longo prazo como uma missão prazerosa, parte de um plano e não fruto da mera ação do tempo. Assim deve ser a relação entre dinheiro[bb] e futuro. Explico.

Aposentar?
Antes, entremos em um acordo. Vamos optar por deixar de lado a palavra aposentadoria e trocá-la simplesmente por futuro? Aposentar, seja lá o que isso signifique, pode não ser algo certo ou com o que lidamos diariamente. Já o futuro, ainda que visto apenas como o simples próximo minuto, sempre chega e está presente em nosso dia-a-dia!

Palavras trocadas, sentidos ambíguos e opinião diferente. Sou assim. Tudo para resumir uma

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.