Home Finanças Pessoais Passar metade da vida pagando impostos?

Passar metade da vida pagando impostos?

por Conrado Navarro
0 comentário

Brasil, a terra dos impostos?O jornal Folha de S. Paulo de hoje traz uma manchete perturbadora: “Brasileiro trabalha metade da vida para o fisco, diz estudo – Para expectativa de vida de 72,3 anos, 36,3 deles irão para pagar tributos, aponta instituto”. Uau, fiquei pasmo! Que a situação tributária brasileira merece muita “atenção” eu já sei, mas nunca parei para pensar nos cálculos sobre essa ótica. Que medo!

O estudo, criado a partir da análise do aumento da carga tributária sobre renda, patrimônio e consumo nos últimos 18 anos, foi divulgado ontem pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) e conta com dados oficiais que vão de 1900 aos dias de hoje. Entrevistado pela Folha, o advogado Gilberto Luiz do Amaral, presidente do IBPT, afirma que:

“Em 108 anos a expectativa de vida dos brasileiros cresceu 116%, enquanto a expectativa de pagamento de tributos aumentou 244%”

A reportagem nos lembra que em 2008 serão necessários 148 dias de trabalho para o pagamento de tributos aos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) – dois dias a mais que em 2007. Se quiser ver uma simulação, acesse a Calculadora do Tributo Guloso e divirta-se! Pera lá, divirta-se? Como assim?

Leia mais:

Crédito da foto para Marcio Eugenio.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.