Home Investimentos Um breve Raio-X da Bovespa

Um breve Raio-X da Bovespa

por Conrado Navarro
0 comentário

Ferramentas importantes para o investidorCertas informações sempre despertaram minha curiosidade. Por exemplo, será que os homens são maioria no mercado de ações[bb] enquanto investidores pessoa física? Quais os percentuais de homens e mulheres na Bolsa de Valores de São Paulo? Será que a diferença representa alguma coisa? Homens e mulheres dividem a mesma paixão pelos investimentos em ações?

Dados divulgados pela Bovespa mostram, por exemplo, que o total de investidores individuais no mercado chega a 486.706. O Estado de São Paulo é o líder no número de investidores pessoa física: são 222.109 pessoas, seguido de longe pelo Rio de Janeiro (80.900), Minas Gerais (34877), Rio Grande do Sul (34710) e Santa Catarina (16864). Estes, claro, apenas os cinco primeiros.

São números que mostram como o mercado amadureceu, atraindo um número cada vez maior de pessoas. No entanto, a diversidade regional ainda não é fator tão presente, havendo clara concentração nas regiões Sul e Sudeste. Bacana perceber que, segundo levantamento recente realizado pelo jornal Valor Econômico, entre 2000 e 2008, a quantidade de pessoas do Nordeste na bolsa subiu 30%, acima do ritmo visto no Sudeste (25%) e no Sul (27%).

E a relação Homens X Mulheres na Bovespa?
A quantidade de homens, como ainda é de se supor, é maior. Do total de 486.706 investidores, 370.352 são homens e 116.354 são mulheres. Os gráficos abaixo facilitam o entendimento da dimensão destes valores apresentados pela Bovespa:

Comparação entre o total absoluto de homens e mulheres na Bovespa

Comparação entre o total percentual de homens e mulheres na Bovespa

O sobe e desce e o dinheiro investido
Toda a imprensa, além dos excelentes sites e blogs sobre finanças e investimentos[bb], tem dado especial atenção à baixa registrada pela Bovespa depois da (rápida) euforia pós investment grade. Como tem se comportado o brasileiro diante desse cenário adverso? Será que há alguma causa aparente para a baixa constante do Ibovespa?

Parece fácil compreender o que vem acontecendo: diante da crise internacional acentuada pelos novos respingos financeiros do sub-prime e pela escalada dos preços, grandes investidores internacionais têm retirado seu capital do Brasil, optando por produtos de risco mais baixo em sua própria casa – o chamado flight to quality.

O legal é que o pequeno investidor[bb] – o do simples CPF – tem mantido e até aumentado suas participações nos ativos que julga interessantes. O sangue-frio, essencial para a realização de bons negócios, parece finalmente prevalecer. Essa afirmação está embasada em recentes dados divulgados pela Bolsa de Valores de São Paulo, que registraram saldo positivo de R$ 3,73 bilhões nos investimentos pessoa física.

O “gringo” tem feito diferente. A turma de fora vendeu mais que comprou (saldo negativo de R$ 6,4 bilhões), o que influencia o movimento do índice brasileiro. Os dados apresentados se referem ao mês de junho, mas não contemplam os pregões dos dias de ontem (23/06) e hoje (24/06).

Não sei se você tem interesse em curiosidades numéricas e referenciais como as que mencionei no artigo de hoje, portanto gostaria do seu feedback. Acredito que textos assim dão boa dimensão do universo financeiro que nos cerca e criam ordem de grandeza importante para nosso exercício da cidadania. Você concorda?

bb_shop = “submarinoid”;
bb_aff = “247523”;
bb_name = “fixedlist”;
bb_keywords = “cerbasi,Bolsa de Valores,investir,dinheiro,pai rico”;
bb_width = “500px”;
bb_limit = “5”;

Crédito da foto para stock.xchng

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.