04 set Educação Financeira

Por que não consigo ter mais dinheiro e ficar rico?

A pergunta é dramática, mas não há quem não acorde pensando nela, certo? Todos gostaríamos que alguém aparecesse com um bom discurso capaz de nos explicar o que fazemos de errado, onde costumamos errar e porque não alcançamos a riqueza plena, o milhão, ou o que seja. Na verdade, somos tolos. Preferimos que alguém apresente […]

por Conrado Navarro
há 6 anos

Por que não consigo ficar rico?A pergunta é dramática, mas não há quem não acorde pensando nela, certo? Todos gostaríamos que alguém aparecesse com um bom discurso capaz de nos explicar o que fazemos de errado, onde costumamos errar e porque não alcançamos a riqueza plena, o milhão, ou o que seja. Na verdade, somos tolos. Preferimos que alguém apresente a solução, quando já sabemos onde estão os problemas e quem é o único responsável por seu surgimento.

Livros, artigos, teses, pesquisas e textos estão por todo lado, repletos de excelentes dicas, testemunhos e instruções para facilitar o planejamento financeiro das pessoas. Quem quer ler tudo isso, com atenção, dedicar parte de seu tempo para aplicar os conceitos, discuti-los com a família e compartilhá-los? Quem quer se sentar com calma para fazer uma planilha de orçamento[bb], comparar tarifas bancárias ou estudar uma nova modalidade de investimento?

Eu quero! Eu faço tudo isso! Meus objetivos financeiros estão se concretizando e, com eles, muitos outros sonhos poderão se realizar sem comprometer meu futuro. Enquanto isso, vejo amigos torrando suas economias em um novo carro, em viagens demais, em bebidas e produtos eletrônicos. Para eles, sou “certinho”, sou sovina. Mas, no fundo, também sou um exemplo. Então, pergunto, como nos vemos diante do próprio dinheiro?

Os erros e desafios
Algumas atitudes (ou a falta delas) são as causas para os erros mais comuns cometidos por aqueles que buscam sua independência financeira[bb]: preguiça, comodidade e hipocrisia. Pode soar um pouco intenso demais, mas alguns erros demonstram como e porque somos tão responsáveis pelas nossas riquezas, como somos também pela nossa pobreza.

Erro 1: Ser ganancioso
Quem começa querendo bater o mercado é, invariavelmente, massacrado por ele. Não é uma afirmação minha ou de alguns poucos especialistas, é a realidade nada cruel da vida financeira. É real, é a vida como ela é, é o choque de realidade vivido por quem acha que sabe como chegar lá sem humildade. Ah, sim, ter dinheiro requer muita humildade.

A cautela, caracterizada pela condução consciente dos investimentos[bb] e pela paciência, é tão importante quanto o grau de aversão ao risco de cada investidor. Cuidado com a vontade de ganhar sempre. Aprender a perder de vez em quando garante que você também aprenda a valorizar cada pequena vitória.

Erro 2: Não lidar bem com a opinião dos outros
São dois os problemas relacionados com a opinião das pessoas próximas e daqueles desconhecidos que resolvem escrever exatamente sobre o tema que queremos compreender melhor:

  1. Não ouvir o que os outros dizem. Achar que sabe tudo e que, por conta própria, é capaz de tomar sempre as melhores decisões é um defeito comumente encontrado naqueles que não sabem gerir suas finanças. A decisão é sempre sua, nossa, mas os subsídios devem surgir de experiências, da leitura e do relacionamento com as pessoas.
  2. Confiar em tudo que ouve e lê. O extremo do item mencionado anteriormente também é perigoso. É preciso que, a partir do conhecimento, nasça opinião e ponto de vista. Ler, conversar e informar-se através de periódicos especializados só são atitudes válidas quando aprendemos a equilibrar a opinião dos outros, os fatos do mercado e nossas próprias crenças e objetivos. Portanto, equilíbrio é a palavra de ordem.

Erro 3: Demora na aquisição de conhecimento e prática em investimentos
Falta tempo! Ah, o tempo. Engraçado como não temos tempo para coisas importantes, como o dinheiro, mas temos tempo para viagens fora de propósito, chope com os amigos que aparecem de última hora e para assistir a novelas e filmes no cinema. Não, não estou pedindo que você deixe de fazer nada disso, só não quero ouvir a desculpa da falta de tempo.

Será que é possível se divertir e ao mesmo tempo separar algum tempo para estudar as alternativas de investimento e dedicar alguns dias às regras que podem fazer de suas aplicações um verdadeiro plano financeiro[bb] para o futuro? Tem que ser possível. Não adie mais a decisão de ler uma revista especializada e procurar informações sobre aquele investimento que você ouviu falar.

Erro 4: Não dedicar tempo suficiente para as finanças da casa
Tempo? De novo? Se você não cuidar do seu dinheiro e da capacidade de criar um futuro melhor para você e sua família, quem o fará? Não, eu não. Pois é, todos concordam que são responsáveis pelas dívidas e problemas financeiros que têm, mas poucos se mexem. Quer saber? Não é falta de tempo, é preguiça! Que tal arregaçar as mangas, convidar a família e detalhar o orçamento doméstico e os objetivos financeiros para o futuro? Não, amanhã não! Agora!

Erro 5: Confiar e agir de acordo com o senso comum, sem questioná-lo
Efeito manada, conhece? O problema não é apenas seguir milhões de investidores ou amigos neste ou naquele negócio, mas desconhecer completamente os riscos e fatores de sucesso ligados à decisão. Pode ser bom, pode ser ruim, mas você sabe por que? Você conhece as características do investimento[bb] ou aplicação em que a “galera” está embarcando? Se algo der errado, você é capaz de explicar as razões para o fracasso?

Use a informação fornecida pela massa como mais uma variável de sua estratégia e coloque-a à prova diante de suas expectativas e atuais objetivos. Por exemplo, pergunte-se sempre:

  • A alternativa tão falada melhoraria minha carteira de investimentos? Em que? Por que?
  • Eu estou disposto a conhecê-la profundamente e investigar casos de sucesso e fracasso a ela relacionados?
  • Que riscos estarei correndo? Vale a pena?

O artigo de hoje ficou um pouco longo, mas seus objetivos permanecem simples e claros: informar-se melhor é parte do crescimento enquanto investidor; aprender a tomar conta do futuro é tarefa essencial de quem pretende enriquecer; e dinheiro é assunto sério, que exige cuidado, disciplina e muita dedicação. Alguém duvida que estes ingredientes fazem diferença? Na dúvida, decidi reforçar.

bb_bid = “74″;
bb_lang = “pt-BR”;
bb_name = “fixedlist”;
bb_keywords = “cerbasi,ficar rico,pai rico,bolsa de valores,investir dinheiro”;
bb_width = “500px”;
bb_limit = “5″;

Crédito da foto para stock.xchng.

Conrado Navarro

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro
Importante: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
  • Anônimo
  • Renato Pádua

    PQP Navarro, arrasou! Texto excelente para aqueles momentos em que sentimos que todo o universo conspira contra nós, que querem que a gente fique pobre e sem nada. Somos os responsáveis, erramos muitas vezes deliberadamente e não nos preocupamos em aprender, planejar. Pois é, você nos mostra que não tem segredo, mas ainda assim insistimos em complicar. Ponto para você, meu caro, mais uma vez. E obrigado por se dedicar tanto, e de graça, para fazer chegar a nós mensagens tão lindas, inteligentes e transformadoras. Você é um cara especial, parabéns!

    Seus leitores merecem tanto? Tomara que sim. Estou aprendendo muito, hoje é meu primeiro dia por aqui. Você já tem mais um leitor, um fã. São muitos não é mesmo? Mas queria deixar esta mensagem mesmo assim. Falou! Abraço!

  • http://minholi.com Marcelo Minholi

    Muito bom Navarro! Mais uma vez você matou a pau. Eu acrescentaria a sua lista os ítens “Fique atento às oportunidades” e “Conheça seu potencial e trabalhe suas limitações”.

    As vezes a pessoa está fazendo tudo certo mas se acomoda. Eu diria que isso também é um motivo bem comum pelo qual a pessoa se pergunta o “por que” de não estar crescendo da maneira como gostaria.

  • Ricardo

    Muitas vezes dizemos que ‘hoje não… estou cansado… deixa pra amanhã… e assim o tempo vai passando’. Temos que fazer hoje! e amanhã faremos mais e assim por diante.

  • Aureo Vilas Boas

    QUEM DESEJA ALGO CRIA UM MEIO, QUEM NÃO QUER, INVENTA DESCULPAS!

  • Carmen.

    Esse é o meu garoto!

    Preciso falar mais alguma coisa?

    Deus o abençoe sempre, meu filho.

  • Thiago-U2

    Belo texto, Navarro. É incrível como você nos encoroja a ter atitudes em relação ao dinheiro.

    Parabéns!!!

  • Renato

    Mais um texto muito construtivo, Navarro! Parabéns!
    Só gostaria de comentar que, assim como o meu chará Renato Pádua, eu também freqüento o dinheirama há pouco tempo. Na verdade, só comecei a me interessar por finanças há pouquíssimo tempo, há menos de duas semanas atrás, pouco depois do meu aniversário de 18 anos. Desde então, estou fascinado e fico loucamente estudando qualquer coisa sobre o assunto, coisa que nunca fiz com mais nada. Pode-se ver o meu nível de loucura só de estar aqui ás 2 e meia da manhã lendo o seu artigo e sabendo que tenho que estar de pé em 3 horas e meia! :)

    Virei fã! Ah, e não se preocupa não! O artigo não tá nem um pouco longo. Toda informação é bem vinda. Se alguém achou longo é porque tem uma coisa que é muito descrita no artigo: Preguiça!

    Vou tentar sempre comentar de agora em diante. Abraços e suce$$o!

  • Renato

    Sabe, Navarro, vou aproveitar o comentário anterior e puxar uma pergunta que tenho faz pouco tempo.

    Gostaria de saber se vale a pena comprar ações que valem “pó”, ou seja, ações que valem praticamente nada devido a diversos fatores, mas que a longo prazo tem perspectiva de alta, ou já tiveram um bom valor há pouco tempo atrás.
    Fazendo assim, compraria ações a um custo muito baixo, e como invisto a longo prazo, poderia ser um lucro muito alto.

    Exemplo de ações: PETRI50, PETRI30, AGEN11, LCSA3, MILK11.

    Eu posso comprar ações que valem 0,01 como a PETRI50? E o que fazer com ações que não valem NADA, como a AGEN11?

    Muito obrigado de antemão!

  • Rhamile

    Adorei o texto. Mais uma vez o Navarro é certeiro, parabéns. Sempre me interessei sobre o assunto e adoro o blog, o qual nos passa muita informação e nos ajuda a seguir em frente com os objetivos. Obrigada Navarro!

  • Eduardo

    Nossa show de bola!!! Parabéns Navarro!! Se tinha alguém precisando de empurrãozinho,, ganhou em empurrãozaço!!!

  • Valdemar Engroff

    Buenos Dias Navarro

    Creio que as desculpas, a acomodação e o deixa pra amanhã acontecem quando não se tem um norte, um foco. Eu fazia meus pequenos investimentos mensais em CDI na cooperativa dos servidores da empresa onde trabalho, apenas para criar uma reserva financeira, sem objetivo específico. Acordeu e estou canalizando os recursos para a previdência privada e també na diversificação (ações e poupança também).

    Enquanto isso, tenho um colega que vive fazendo empréstimos. Ele argumenta a “tese” de Onassis: viva com o dinheiro alheio. Mal sabe ele que ele está dando lucros fabulosos para as instituições financeiras…… Outra colega, que vive se lamentando da falta de recursos, trabalha apenas para viajar pelo mundo…..

    Até já fui taxado de mão de vaca e que não estou vivendo a vida…. No entando, um dia chega a aposentadoria, e se for APENAS da seguridade oficial, a miséria JA BATEU NA PORTA! E aí será tarde

  • http://www.graficapapelcenter.com.br Roberto

    Excelente texto, muito produtivo… Venho lendo diariamente sua coluna e lhe digo: tenho tomado atitudes diferentes e positivas a cada novo artigo que você escreve. Sinceramente Obrigado!!

  • Eduardo

    Se tinha alguém precisando de um empurrãozinho, ganhou um empurrãozão! Parabéns Navarro.

  • http://www.produzindo.net/ Bernardo Pina

    Cara… Hoje você está com a “pá virada”, hein!? rsrs

    Mas concordo com tudo o que você disse. Para os preguiçosos de plantão, recomendo a leitura do livro “Pai rico, Pai pobre” do Robert Kiyosaki. Pode ser uma fonte inspiradora para mudar a situação ao ver que na realidade, conseguir dinheiro não é uma coisa difícil de se fazer. Temos que exercitar nossa mente e pensar em como conseguir que, invariavelmente, iremos conseguir.

  • Pingback: Já Postados #2 | Já Postei

  • João

    Tb aproveito para parabenizar o dinheirama, acompanho o blog a pelo meno uns 7 meses, e graças a ele consegui quitar as minhas dívidas em torno de 2 mil reais e hoje a minha poupança vai muito bem obrigado.

    Espero daqui a uns 2 anos começar a investir em ações e diversificar os meus investimentos.

    A minha meta é chegar no 1 milhão em 10 anos, começando por este ano.

    E é verdade muitas vezes sou taxado de mesquinho, mão de vaca, pão duro e etc.

    Mas o pior é que quem diz isso é justamente o contrário.

    Devemos seguir fortes nas nossas metas e não dr bola a quem nos critica.

    Boa sorte a todos e Navarro meus parabéns pelo belo trabalho.

  • Renato

    João, pra que demorar tanto pra começar a investir em ações? Comece hoje! (ou na semana que vem, já que as ações vão cair mais um cadinho).

  • Riquinho Rico

    Percebo que as pessoas tendem muito a achar q investir eh simplesmente bolsa… no momento atual realmente naum recomendo… existem milhares de investimentos possiveis.. eh importante saber como otimizar seus investimentos… naum fikar soh bitolado com açoes.

  • Renato

    Riquinho, compartilhe mais fontes de investimentos conosco! :)

  • tiago

    * “Confiar em tudo que ouve e lê”
    * “Erro 5: Confiar e agir de acordo com o senso comum, sem questioná-lo”
    acho que voce mesmo já deu a dica do que não fazer.

    fraquinho seu texto, precisa ler mais, e falar menos bobagem. sinceramente, esses textos sobre “ganhar” dinheiro só pega um bando de trouxa, que trabalha igual louco e “poupa” a miséria que resta e acha que ta bom.
    êêê classe média, tadinha!

  • Cavalcante

    Nem todos podem ter dinheiro ou mesmo o cheiro dele! A maiorias dos seres humanos estão despreparados para terem dinheiro, caso essas pessoas tiverem dinheiro certamente terão essa atitudes:
    Deixar a mulher por outra ou vice- versa;
    Mandar matar pessoas que não gostam;
    Humilhar o próximo;
    Entre outras e outros.

  • http://valci@forro.com valci

    Eu estou em uma situação não muito boa estou gastando 1/3 mais que eu ganho favor mem da uma dica.

  • Marcos

    Partindo do princípio de que “toda unanimidade é burra”, deixe-me opor aos comentários que li, em que vejo vários elogios ao Navarro: para mim, ele não passou de mais um profissional de auto-ajuda; ele cai no erro que critica, ao se limitar a dar algumas “dicas” de como obter sucesso financeiro. Além disso, o artigo me pareceu uma apologia grotesca ao “deus dinheiro”.

  • Max Ribas

    caro Navarro, excelente texto. Minha pequena colaboração: uma casa é feita de tijolos; assim, a coisa MAIS IMPORTANTE DO MUNDO, para conseguir uma boa casa, é cuidar com amor de cada tijolo.

    Max F. Ribas- Advogado e empresário

  • Max Ribas

    a propósito, não se preocupe com a amargura dos derrotados: quem não dá certo na vida tem uma tendência a reagir com ódio a todos que têm sucesso; às vezes, vêm travestidos de cultura e erudição, mas no fundo, bem lá no fundo, trata-se do sentimento mais antigo do mundo, aquele que fez com que Caim matasse seu irmão Abel: A INVEJA.
    Os cães ladram e a caravana passa

    Max F. Ribas

  • Sueli Dantas

    Pois é Max, acho que alguns poucos querem apenas manchar o belo trabalho realizado pelo Navarro no Dinheirama. Lêem um artigo mais provocativo, informal, mas que tem seu valor para muitos que se encontram em situação financeira desfavorável e já querem taxá-lo de autor de textos baratos e etc. Parece-me mesmo inveja, dor de cotovelo. Mas isso faz parte do sucesso.

    Acho que a discussão deve se dar em uma esfera mais inteligente. O que fazemos para melhorar a educação financeira das pessoas, dos cidadãos brasileiros? Nada? Ele criou um site e se propôs a escrever (e muito) textos, dicas (sim, por que não?) e artigos sobre o tema, sem que paguemos nada por isso. Leiam os demais textos, acho que vão entender a proposta do blog e do trabalho dos envolvidos.

    Sou apenas uma brasileira tentando sair das dívidas e viver um dia melhor que o outro, ter um futuro financeiro mais tranquilo e estável. O Navarro e o Dinheirama fazem muita diferença nesta caminhada. Continue firme Navarro! Sucesso!

  • http://superperolas.blospot.com Super Pérolas

    Belo texto, com essas dicas vamos ver se conseguimos tirar o pé do lodo pq a coisa tá “braba”.

  • http://yahoo Maria Gorete de Oliveira

    Ainda nao li todo o artigo, falta ler os azulzinhos… Mas, vou tentar seguir esses conselhos e ver no que vai dar…Nao precisa nem ficar rico, mas aprender a usar o dinheiro com sabedoria e evitar as dividas desnecessarias…

  • Quéli

    Bem,todo mundo sonha com riqueza,mas é dificil alguém ter um tempinho para alguns investimentos precisos, como por exemplo “O FUTURO”,só pensam em ganhar…ganhar…e ganhar, quanto mais melhor mas esquecem que o amanhã é a concequência de hoje então devemos parar um pouco e pensar para onde estamos direcionando nosso dinheiro, e tentar administrá-lo de uma forma correta e precisa para que amanhã tenha-mos um futuro tanto para nós como para nossa família garantido!!

    Um bom dia a todos.

  • Fábio Bernardes

    Sou Fábio Bernardes, psicólogo e achei extremamente importante suas colocações e tenho certeza absoluta que a humildade é a chave-mestra para se conseguir o tão concorrido desejo de ficar rico, ou seja, como diz o ditado tem muita gente no mercado que “come mortadela e arrota caviar”. É facil lidar com sucesso mas os fracassos e conflitos no meio do caminho só terapeuta dá jeito.

  • Lucimar

    Muito bem Sr. Navarro !!
    Tempo É dinheiro!! Precisamos cair em si e arregassar as mangas, isto é, se queremos um bem estar maior precisamos agir!! E acreditar sempre, que o Universo conspira aos nossos desejos sendo eles positivos ou não!!!
    Um abraço…

  • Assis Castro

    Muito legal esse site, é raro a gente ver assuntos tão sérios como dinheiro sendo discutidos de forma tão clara e sem cobrar por isso. Gostei muito do site..abraços

  • Ultra-Liberal

    Sob a ótica liberal, ficar rico é prejudicial ao mercado.
    O correto seria gastar tudo que recebe, pois o dinheiro não é um objetivo em si, é só uma maneira de trocar trabalho.

    Quem fica acumulando dinheiro no banco não está usando o trabalho alocado para gerar mais trabalho.

    Tirem da cabeça essa idéia de ficar milhonários.

  • CARLOS ROBERTO DA SILVA

    Com o devido respeito e, considerando que não sou nem especialista e, tampouco, consumidor voraz de matérias e artigos relativos a equacionamentos financeiros, apenas diria que, aliado aos cuidados que o N. Sr. Articulista coloca e que, na verdade, partem de um senso lógico-comum, é IMPRESCINDÍVEL que a pessoa se muna de fontes de renda secundárias, eis que, além de “sobreviver”, precisará “POUPAR”, não é mesmo?! Podem ser fontes grandes, médias ou pequenas, mas são absolutamente necessárias, vez que a fonte ‘oficial” da pessoa, por certo, já se encontra comprometida com a manutenção de seu padrão de vida, não importa qual seja. Neste contexto, a FAMÍLIA pode ser de grande auxílio, Estudar formas conjuntas de “reduzir gastos” dispensáveis (ou que não são imprescindíveis), bem como criar alternativas de geração de rendas outras, em meu modesto entender, associado a comportamentos de visão de médio e longo prazo, podem criar as condições para que a pessoa, em um futuro previsivel, se não se tornar “rica”, possa, ao menos, vislumbrar estabilidade econõmica, financeira e, por consequência, psicológica.

    Outrossim, quanto à preocupação quase unânime de que “devemos construir um futuro de estabilidade para nossas famílias”, entendo que devemos, isto sim, construir um futuro de estabilidade PARA NÓS MESMOS… quanto a filhos e descendentes, o que, entendo, devamos fazer, é ORIENTAR, FORMAR cidadãos conscientes de seu papel social e dedicados ao trabalho e à aquisição sempre crescente de CONHECIMENTOS e, com tais atributos, ELES PRÓPRIOS, se, no decorrer de suas vidas, demonstrarem CAPACIDADE, COMPETÊNCIA E CORAGEM, construíram SEUS FUTUROS.

    Abraços.

    CARLOS ROBERTO DA SILVA
    advogado
    Ribeirão Preto – SP

  • Fernanda

    Eu diria que não consigo ficar rica porque nunca jogo na mega-sena e nem sou corrupta. Aliás, já reparou que só com a loteria e a corrupção se tem dinheiro do dia pra noite.
    O texto está ótimo. Eu ainda complementaria que só fazendo o que se gosta que o dinheiro vem. Muita gente quer determinadas profissões ‘porque dá dinheiro’, mas sabemos que não é assim.

  • Rubens de Souza Sá.

    Grande Navarro!

    Criando polêmica, mas, sem dúvida, nos fazendo pensar na importância da educação financeira como a melhor alternativa para uma vida melhor.´

    Neste site tenho aprendido que a riqueza contém muitos outros elementos além de uma boa conta corrente, porque depois da saúde e da paz, a estabilidade financeira é o fator que mais interfere no nosso relacionamento com o próximo.

    Para os que ainda não conhecem bem o trabalho realizado pelo Navarro, sugiro a leitura de mais artigos, afinal, trocar conhecimento acaba sempre nos enriquecendo de uma forma ou de outra.

    Abraços fraternos.

    Rubens.

  • Gimar Amorim

    Gostaria muito de ser rico,navarro pois sou um simples funcionario publico

  • Gimar Amorim

    como ganha dinheiro, como ficar rico?

  • Fernanda

    Oi Fernanda, espero que você tenha a oportunidade de assistir a uma palestra do Navarro, sem dúvida, vai pensar melhor e, talvez, até rever os seus conceitos.

    Abraços.

  • Alex

    Acham mesmo possível que todos sejam ricos?

    Pra existir o rico tem que existir o pobre, tme que haver o equilibrio, tem que haver quem compra o que não necessita e gasta dinheiro a toa.

  • Marcelo Dantas.

    Estou de acordo com o Dr. Carlos Roberto porque enquanto estamos criando um futuro de estabilidade para nós mesmos, estamos também dando bons exemplos para nossos filhos.

  • http://www.coopersucesso.com/luvinvest José Cláudio

    Os homens mais ricos do mundo estão nas empresas de telefonia e internet, ou seja os meis de comunição do mundo corporativo atual! Vocês concordan ou não?
    Bill Gates e Carlos Slim!

  • Pingback: O que fazer quando não tem onde clicar? Procura! « Internet, seo, design, usabilidade, css, google, muitas dúvidas e pensamentos.

  • http://www.ednaclaudino.com.br Edna Claudino Rodrigues

    A máteria está ótima!!!
    Gostaria que também publicassem uma máteria sobre
    empreendimento para pessoas que não querem
    ter um negócio próprio mas desejam ter uma estabilidade
    Futura.

  • http://www.opaque-destination.blogspot.com Bond, James Bond

    Bom, como alguém já disse aqui não vi nada de especial no texto. As atitudes sugeridas nele não passam de atitudes que se deve ter em relação a qqer coisa na vida. Auto-ajuda genérica. Qualquer livro de “dicas” que você ler, e para qqer assunto, diz a mesma coisa é só você encaixar no contexto que quiser. Alguém leu alguma novidade no texto? Eu não. Além disso, pra quê esperar alguém dar a dica? Ou antes de ler esse artigo você achava que ser ganancioso, não saber lidar com a opinião dos outros e agir de acordo com o senso comum sem questioná-lo iria te levar a algum lugar? Em tempo: como o próprio autor diz não confie em tudo que lê por aí.

  • Aureo Vilas Boas

    Graandeee navarro, independendte doq escreveu for auto ajuda ou cópia de outros livros, vc deu a cara a tapa! Teve coragem de escrever de novo e de novo, não se importando em ser repetitivo e sim, persuasivo! LEITORES AMARGURADOS E QUE SEMPRE RECLAMAM DE TUDO E TODOS, SEMPRE HAVERÃO…e MILHOnários tb!…rs
    As pessoas perguntam o que é riqueza, minha resposta é estar tcndo com vcs em horario de trabalho, na varanda de minha casa de campo, numa rede, vendo a chuva cair e curtindo um chimarrão, e despreocupado com ações a longo prazo e os solavancos da economia!
    Edna Claudino, NENHUM emprego te dará a estabilidade que tanto sonhas, a não ser que vc procure renda apenas pra pagar as contas de casa e sobrar um troco pruma pizza de fds, se queres estabilidade, seja dona de seu proprio negócio (foi o que meu pai sempre me ensinou), seja dona de seu tempo e ajude as pessoas a realizar o que almejam! Qdo mesnos esperar, estará rica! Tb aconselho a leitura de livros O HOMEM MAIS RICO DA BABILONIA, PAI RICO PAI POBRE, O RINOCERONTE, PENSE E ENRIQUEÇA, entre outros. A quem interessar, tenho todos em e-books e posso repassar! Muitos de seus posts são por mim decorados, e não tenho vergonha de dizer o quanto me ajudam no dia a dia!
    Valeu!

  • Aureo Vilas Boas

    RENATO,
    Ações que valem pó (small caps) não saõ aconselhadas como um bom invesitmento, a quem tem pouca experiencia, pois não possuem liquidez, ou seja, capacidade de se transformar em $$ na hora que vc precisar, se fores inexperiente no mercado de ações, como eu, te aconselho a colocar seu $$ em companhias blue chips e de diferentes setores, pois possuem alta liquidez e, aproveite que nunca estiveram com preços tão baixos. O segredo é descobrir se já estamos no fundo do poço e quando iniciará o Bullish market (LTA). Leia os posts do final de 2007 e decore-os!
    Abraços e $uce$$o a todos !

  • Renato

    Aureo, muito obrigado por responder a minha pergunta. Concordo com o que você escreveu sobre o texto e, a primeira vista, me identifiquei com você.
    Já baixei todos os livros que você recomendou. Espero terminar de ler os livros que você e o Navarro recomendaram até Novembro. Toda informação CONSTRUTIVA é útil.

    Sobre as small caps, o que você me diria sobre a PETRJ40, que de setembro de 2006 até outubro de 2007 deu um salto de 54x ( http://cedrofinances.com.br/geraGrafico.cedro?quote=petrj40&tam=null&type=null&plot=&period=2a )
    Tô namorando ela e a PETRI30 faz algum tempo.
    Sobre as quedas na BOVESPA, não se preocupe. Eu brinco falando que isso tá acontecendo porque eu vou entrar no mercado, aí os preços estão baixando pra mim, já que começaram a baixar desde que eu me interessei por investimentos. (risos)

    Não entendi muito bem o que você quis dizer sobre liquidez, sempre pensei que se pudesse vender e comprar ações a qualquer tempo.
    Abraços e muito Suce$$o. :)

  • Aureo Vilas Boas

    Renato, liquidez de um papel é a capacidade que este tem de ser vendido,ou seja, se transformar em dinheiro tão logo precise, e obviamente nem todo papel é assim, ainda mais as Small Caps. Vc pode comprar ações a qualquer tempo, mas vender, depende muito da procura pelo papel no dia. É muito comum pesoas ficarem com esses micos até que virem pó, sem que consigam passar adiante! Não é pq vc quer vender algo, que terá fila pra comprar seu papel inglório…
    Pessoal mais experiente na bolsa, me socorram se eu tiver escrevendo besteiras!

  • orlando

    invistam a curto prazo…
    o sr Navarro como grande poupador e conhecedor de dinheiro ele sabe que o capital financeiro pode entrar em crise a qualquer momento…
    eu não entendo de economia nao viu, igual o sr. Navarro.. mas eu nao faria um investimento por exemplo na aposentadoria privada.

  • Marcos Alemão

    Ainda prefiro seguir o que diz o Herb Kay no livro “Como Ficar Podre de Rico e Ainda Ter Tempo de Usufruir de Ótimo Sexo”… ele fala que se nos educamos uma vida inteira para poupar, não cometer excessos, não viajar, não comprar o carro que queremos, quando tivermos 60 anos e tivermos poupado 1 milhão de reais, não teremos mais disposição para aproveitá-lo.

    Eu tenho tremenda dificuldade em poupar, por isso essa sua fórmula não serve pra mim. Estou de olho nas oportunidades, estou sempre estudando e produzindo algo inovador, e acredito que trabalhando para o sucesso ele virá muito antes dos 60 anos.

  • Aureo Vilas Boas

    Pra quem se interessar, acabei de ler este artigo no site Infomoney e achei interessante.

  • DERNIVALDO GAMA DA SILVA

    Também gostaria de ganhar mais, pois tenho meu negócio próprio, não tenho dívida, também não tenho dinheiro. Não sobra de jeito nenhum, e agora? Tenho meu estudio de fotografia mas nao consigo trocar de carro. Nunca dá, nao devo, mas tambem nao sobra. O que faço?

  • Maurício Ferraz

    Eu tenho uma empresa que não dá lucro, e não tenho dinheiro para encerrá-la ? o que faço agora? estou devendo cada vez mais…. vontade de me matar, pois já nao tenho nenhuma força….

  • Leandro

    Isso mesmo, deve servir para ficarmos mais ganaciosos ou Hulmide?

  • Tangara

    Gostaria de ser pobre um dia…
    Porque ser pobre todos os dias é ruim demais :)

    Abraços a todos os futuros RICOS!!!

    Espero que saibam investir e gerar empregos e oportunidades para os que não ficarem ricos pois, riqueza para uma pessoa só, seria como somente uma pessoa fosse detentora de algum conhecimento, é necessário dividir para multiplicar… assim como o bom amigo Navarro!!!

    p.s. Interessante o personagem Tiago… Chama de “tadinha” a classe mediana mas estava procurando um tópico de como ficar rico… “tadinho”

  • jose benedito de araujo

    agindo desta forma agente vai longe, com. organizaçao se consegue ,tudo trabalho intelingencia e sabedoria….e paciencia e agir certo…..parabens sds josebe93

  • http://www.formulahollywood.com/ marcelo

    ficar rico… o velho sonho americano rs

  • Pereira

    Navarro. Agora não sou só mais um leitor, como admirador de suas mensagens! Descobri vc por acaso mexendo na net. Agora q eu o encontrei gostaria de fazer parte desse seu interessantissimo e seleto grupo de seguidores. Deus ti proteja por toda tua vida. Abraços.

  • Messi

    to vendo que os blogs, das pessoas que ganham dinheiro, sao de pessoas formadas em algum curso universitario. axo que pr ganhar dinheiro com blog nao basta so ter o blog, tem que ser formado em alguma coisa tb.

  • Pingback: AUTO MECANICA WM / DESDE 1989 « renanbarreto88

  • SeverinoSalesdiniz

    A,maior pobreza é a pobreza de espirito,a meta do ser humano é ser feliz,e para ser feliz não necessariamente é preciso ser rico,muito bom o seu artigo parabéns!