Home Economia e Política Crise financeira: (re)começando e (re)aprendendo a investir

Crise financeira: (re)começando e (re)aprendendo a investir

por Ricardo Pereira
0 comentário

Crise financeira, hora de aprender alguma coisaO mercado financeiro mundial atravessou, nas últimas semanas, um período de fortes emoções. No Brasil, como no mundo, os reflexos levaram a fortes quedas do índice Ibovespa e de quase todas as ações que dele fazem parte. A crise, criada nos EUA e agravada esta semana mundo afora, parece, enfim, dar seus primeiros movimentos em nosso país. Já há diminuição do crédito e encarecimento do dinheiro em curso. Muito se falou e se discutiu, mas quais as lições que ficam para o investidor?

Quem tem aplicação em renda variável se viu no centro de um furacão, cujo primeiro momento foi devastador. O investidor[bb] que optou pela bolsa e passou a investir em ações apenas nos últimos doze meses tem a decepcionante sensação de ter entrado em uma “gelada”, afinal todos os jornais, revistas e emissoras de TV bombardearam nossas casas com informações sobre a crise e seus desdobramentos.

Quebra do Lehman Brothers, venda, no saldão, do Merrill Lynch, socorro emergencial à seguradora AIG, emissão de títulos da dívida americana de curto prazo, flight to quality. Ufa! Tudo isso trouxe aos nossos ouvidos falas e frases de personagens que passaram a fazer parte de nosso dia-a-dia, como Ben Bernanke (Presidente do FED) e Henry Paulson (Secretário do Tesouro dos EUA). Agora, suas aparições são comparadas às de estrelas de cinema, mas com responsabilidade infinitamente superior.

O Navarro abordou importantes aspectos pessoais decorrentes da crise, o que, de certa forma, me motivou a escrever este texto. O que muito me chamou a atenção nos últimos dias foi o fato de que algumas velhas e sábias lições de mercado foram subitamente esquecidas. Embora o texto aborde aspectos comentados pelo Navarro em seu artigo de quarta-feira, preferi abordar os temas de forma mais referencial, com alguns números e representações.

Para nossa alegria, temos recebido inúmeros e-mails de pessoas interessadas em entender os problemas e aprender sobre a questão, para só então começarem a investir. O leitor Braga, por exemplo, pede que apontemos os fatores capazes de direcionar os ainda novatos no mundo dos investimentos em ações[bb]. Pois bem, com enfoque mais teórico e informativo, arrisco-me a citá-los:

Renda variável
É um mercado de risco, marcado pela volatilidade. O período 2003-2007, de retornos muito acima da média, animou muita gente e trouxe investidores carregados de emoção e pouca informação. Como o próprio nome já diz, renda variável é um tipo de aplicação que varia bastante, o que significa ver retornos positivos e negativos.

O investidor precisa estar certo de que, muitas vezes em uma velocidade espantosa, tudo pode mudar. A viagem ao sucesso depende do desenvolvimento das habilidades financeiras de cada um, do prazo determinado e das estratégias escolhidas. Por exemplo, diversificar (manter parte do patrimônio em renda fixa, parte em ações etc.) ajuda.

O fator tempo
Quem comprou ações da Petrobras há 10 anos, e mantém os ativos em sua carteira, tem hoje rentabilidade aproximada de 1900%. Que tal? Pois é, mesmo após todo esse sobe e desce, diversas crises financeiras (quem se lembra do problema com a Ásia?), o retorno acumulado é muito expressivo. Ah, o famoso longo prazo, não é mesmo?

O tempo é fundamental para o investidor, diferente do que ocorre com o especulador. Quem pensa no futuro precisa entender que o risco para o investidor[bb] de longo prazo é sempre menor, pois está diluido e expõe menos o capital investido. Dessa forma, pensar no longo prazo significa maximizar o horizonte de valorização. A questão é a pressa, comum nos dias de hoje. Pra que correr?

Comprar na alta e vender na baixa
Esta ai uma das afirmações mais usadas diante desta crise. A lição é importante, mas é preciso interpretá-la com cuidado. Muitos entraram na bolsa em meados de 2007, ao final de um forte ciclo de valorização. A crise traz um novo teste: é possível sustentar o prejuízo e mirar o longo prazo? De novo, o tempo.

Porque é sempre fácil falar, dizem alguns. Mas, felizmente ou infelizmente, é assim que funciona: aquele que enxerga uma crise como oportunidade pode ter, no decorrer dos anos (o bendito tempo), ganhos significativos, pois existe a possibilidade de adquirir ativos subvalorizados. Para quem investe pensando assim, comprar na baixa e vender na alta parece não ser algo muito complicado.

Não direcionar todo seu patrimônio para a renda variável
Nós insistimos. Muito. Por inúmeras vezes, conversando com alguns leitores e amigos, afirmei que não era financeiramente saudável alocar todo o poder de poupança e dinheiro disponível em ações e produtos de renda variável. “Eu gosto de correr riscos” era resposta comum.

Com dinheiro[bb] não se brinca, mas isso todo mundo sabe. O risco pode até ser calculado para aqueles que planejam, mas a verdadeira diferença está no cuidado com a gestão das finanças, na atenção aos detalhes, ao noticiário e ao que se lê por ai. Nossas avós sempre diziam que “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

Por que falar de tudo isso durante a crise?
Falamos antes, falamos durante e falamos depois. Falamos sempre. Durante porque é importante lembrar aos que ainda vivem o terror da crise que há saída, há horizonte possível no longo prazo. Durante porque aqueles que jamais vivenciaram um crise capaz de devorar seu dinheiro podem aprender e incorporar importantes lições.

O Dinheirama é um espaço de aprendizado, como sempre costumamos afirmar. Jamais assumimos a responsabilidade de direcionar seus investimentos[bb] para A, B ou C. Nossa preocupação é, de uma forma bastante sincera, didática e agradável, transformar o universo financeiro, tido por muitos como extremamente técnico, em leitura acessível e em debates de alto nível. O resto é conseqüência.

Reafirmamos aqui nosso compromisso com a responsabilidade de mantê-lo como nosso maior patrimônio. Com crise ou sem crise, levamos adiante a bandeira da educação financeira, do suporte técnico, da opinião honesta e da amizade, valores e atitudes que sobrevivem diante de qualquer tempestade. Bom final de semana.

——
Ricardo Pereira é consultor financeiro, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.
Quem é Ricardo Pereira?
Leia todos os artigos escritos por Ricardo

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.