Home Investimentos A “Super Bolsa Latina” e o mercado de ações

A “Super Bolsa Latina” e o mercado de ações

por Ricardo Pereira
0 comentário

A Uma notícia me chamou a atenção hoje ao ler o portal InfoMoney. Foi divulgada, em matéria assinada pelo repórter Gustavo Kahil, a notícia de que as Bolsas da América Latina poderão, em breve, dividir e trabalhar em um mercado financeiro[bb] unificado. Não bastassem as integrações de grandes corporações e, mais recentemente, de grandes bancos, agora parece estar chegando a vez dos mercados. Será interessante para todos os países?

Fico com uma pergunta ainda mais simples: qual o objetivo dessa fusão? Parece-me que integrar os serviços criaria uma gigante global do mercado financeiro. Daí, novas dúvidas surgem naturalmente: será que a crise é a hora certa para discutir tudo isso? Ou seria ela um empecilho para os negócios ligados ao mercado de capitais? Bom, posso dizer que minha visão é bastante otimista. Creio que a hora seja bem oportuna.

A BM&F Bovespa agora é uma grande empresa e tem tudo para liderar este movimento de consolidação do setor. Acreditar nela é também acreditar no investimento em ações[bb]. Você já investe em renda variável? Certo, não se trata de um investimento para todos ou para toda hora. Muitas variáveis devem ser discutidas e bem entendidas antes de decidir-se por este tipo de investimento. Compensa.

A crise, como todas as outras, passará. Ela pode durar um, dois, três ou cinco anos, é verdade. No entanto, lembre-se que crises trazem ótimas oportunidades – muitas vezes com a mesma intensidade com que trazem estragos e problemas. Na última semana, falamos sobre a Petrobras. Alguém ainda dúvida que, ao primeiro sinal concreto de consolidação do mercado, as ações da empresa voltarão a valores muito maiores do que os de hoje?

Pois é, a crise é de confiança. Quem, durante este final de ano e em sã consciência, está disposto a investir em renda variável? Eu sou um dos malucos que segue este caminho e, na contramão da maioria, estou buscando e cavando boas oportunidades aqui e ali. Meu planejamento no longuíssimo prazo diminui meu risco e possibilita ganhos ainda maiores. Em resumo, quero aproveitar para comprar barato.

E o processo global?
Voltando ao assunto da integração das bolsas, a idéia parece ser fazer frente a Londres e Nova York. Fusões e aquisições em momentos como este representam oportunidades de se “pagar barato”, exatamente como eu venho tentando fazer – e por isso falei sobre o mercado de ações e tal. Enfim, criar uma “Super Bolsa Latina” é a visão das bolsas latino-americanas, lideradas pela BM&F Bovespa.

Seria legal? Claro, pois abriria espaço para que investidores[bb] negociem tanto os papéis das empresas locais, quanto estrangeiras (de países deste grupo). Mais, nós, brasileiros, seríamos os líderes. Trata-se de um passo fundamental rumo à consolidação cultural dos investimentos em ações no Brasil, principalmente quando olhamos o resultado indigesto e extremamente volátil dos mercados no ano de 2008.

O tombo do aprendizado
De fato, é preciso mensurar de forma muito correta as lições desses últimos tempos. Muitos estão seguindo por um caminho equivocado. Por exemplo, está ressurgindo a idéia de que o mercado de ações é um bicho de sete cabeças e que só os grandes especialistas ou figurões podem participar do mercado. Mentira!

Se esta é também a sua leitura, meu pensamento é que nada foi captado de real durante essa crise. Infelizmente. A verdade nua e crua mostra, sim, que muitos caíram e cairão graças à crise. No entanto, este grupo estava depositando todas as suas economias em um mercado de risco, cujo objetivo deve ser o longo prazo. Deveriam saber que perder era uma possibilidade.

Faça como a BM&F Bovespa e suas colegas da região. Pense grande, pense no futuro, mas realize e mude de atitude agora. A consolidação das bolsas de valores[bb] parece ser questão de tempo; o Brasil vai tomando importantes assentos na integração dos mercados e do sistema financeiro. Fico muito feliz, porque muito de minha aposentadoria está justamente onde ninguém quer se aventurar, no mercado de capitais.

——
Ricardo Pereira é consultor financeiro, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.
Quem é Ricardo Pereira?
Leia todos os artigos escritos por Ricardo

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.