Home Economia e Política A crise financeira, o G-20, Gordon Brown e o Brasil

A crise financeira, o G-20, Gordon Brown e o Brasil

por Ricardo Pereira
0 comentário

A crise financeira, o G-20, Gordon Brown e o BrasilNos últimos meses, e durante todos os dias, analistas dos mais diversos países e setores observam com lupa – e muita preocupação – índices econômicos e produtivos que são constantemente divulgados. São análises e opiniões sobre a possibilidade de crescimento dos países, de estagnação econômica, de desemprego e por aí vai. De concreto, e com base nesses números, tem-se feito muito pouco: as ações têm sido concentradas em dar liquidez aos bancos.

A discussão no momento passa por uma possível estatização dos bancos – como última e decisiva alternativa para a crise de crédito. Eu mesmo observo com certo interesse o assunto, afinal bilhões de dólares já foram gastos com “socorro” financeiro e não se sabe ao certo se o efeito será o desejado.

Durante o mar de agitações, esteve no país nesta semana o Premiê Britânico Gordon Brown. A viagem faz parte do tour preparado para costurar uma aliança global para a próxima reunião do G-20 (grupo que reúne representantes de países ricos e dos principais emergentes), em Londres, na próxima semana. Alguns especialistas acreditam que este encontro será decisivo para os rumos da economia[bb] mundial.

O que esperar do G-20?
Sinceramente, não acredito que teremos novidades significativas neste encontro. O problema que criou a crise não foi resolvido e parece que muitos ainda saíram premiados – basta lembrar-se do caso dos bônus milionários que estão sendo devolvidos pelos executivos da AIG, por exemplo.

Como era de se esperar durante a viagem de Brown, algumas declarações foram apresentadas à imprensa em geral: uma delas diz respeito à proposta de injeção de 100 bilhões de libras (algo em torno de R$ 326 bilhões) para financiamentos, a fim de incrementar o consumo internacional.

De fato, o consumo – desde que consciente – é o principal caminho para a recuperação da economia do mundo. Sua queda foi responsável pelo pior da crise: o desemprego. Por isso é preciso diferenciar o endividamento do consumo, ou pelo menos deixar claro que um não depende necessariamente do outro, desde que o consumo seja feito com controle e, principalmente, planejamento[bb] e disciplina.

  • Mas, será que colocar apenas dinheiro é o caminho?
  • O que dizer da abertura do comércio mundial, por exemplo?
  • Pois não seria esse o melhor momento para que a Rodada de Doha pudesse ser finalizada de forma concreta?

As barreiras impostas pelo protecionismo europeu e americano são, no mínimo, uma estupidez desmedida, visto que a crise é mundial e seus efeitos são catastróficos para todos. Sinceramente, espero que as discussões no G-20 caminhem nesse sentido e que de concreto saia um compromisso real e honesto sobre o melhor caminho para resolução da crise – com compromisso de incentivo ao comércio entre países.

A mensagem que precisa ficar clara é que hoje os problemas são de todos; e que em muitas partes do mundo, sobretudo nos países mais pobres, as crises não cessam de forma simples. Temos no mundo milhões de pessoas morrendo de fome, sem acesso a uma única refeição digna, sem água e, principalmente, sem esperança.

Ao olhar esses países que hoje se acabam em guerras, morte e violência, parece estranho ver a discussão de bilhões e mais bilhões de dólares indo para lá e para cá. Afinal, a miséria é uma crise constante que a humanidade ainda não enfrentou.

As palavras de Lula
Sobre esse aspecto, a declaração do Presidente Lula, que afirmou que a “crise financeira foi causada por gente branca, de olhos azuis” ganha destaque. O recado, todos sabemos, é objetivo e tem como alvo os países desenvolvidos. Entretanto, estamos todos na mesma “nave mãe” chamada Terra e a solução dos problemas precisa de consenso e mobilização geral.

O crescimento do Brasil, e conseqüentemente nosso futuro, passa pela forma como as decisões dos mais ricos serão tomadas. O crescimento de nossa indústria depende também da recuperação da economia mundial. O ambiente propício aoinvestidor[bb] também. Mais do que pensar em atitudes egoístas, é necessário aprender que ninguém mais está sozinho. Isso é bom? Ruim? Quem sabe?

——
Ricardo Pereira é educador financeiro e palestrante credenciado pelo Instituto DiSOP, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.
Quem é Ricardo Pereira?
Leia todos os artigos escritos por Ricardo

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.