Home Investimentos Análise Gráfica – Gaps

Análise Gráfica – Gaps

por Leandro Martins
0 comentário

Análise Gráfica - GapsA Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica[bb], consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que estes traduzem o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas ou mesmo os amadores, que compram e vendem sem critérios fundamentados. O artigo de hoje será sobre gap.

Identificados por um espaço vazio entre dois candles, os gaps são muito importantes pois podem nos informar qual será o próximo movimento dos preços. Dependendo do contexto e dos próximos candles, o gap pode ser classificado em:

  1. Comum;
  2. Corte (quebra ou fuga);
  3. Continuidade (medida);
  4. Exaustão.

O gap comum é aquele que logo é fechado. O gap de corte ocorre junto a um rompimento de uma linha de tendência ou de um suporte ou resistência. O gap de continuidade ocorre no meio de uma tendência e o gap de exaustão indica que apenas ocorrerá mais um candle antes da reversão. Uma tendência poderá possuir 3 gaps (corte, de medida e de exaustão): com isso, há uma técnica que consiste em operar contra uma tendência após a ocorrência de 3 gaps.

É muito provável o fechamento (preenchimento do espaço vazio) de um gap e, quando isso ocorre, o movimento é bastante contundente. Vale ressaltar também que um gap tende a se tornar uma forte zona de suporte/resistência. Estão ilustrados abaixo os diferentes gaps existentes (em vermelho): 1. Comum, 2. Corte, 3. Continuação e 4. Exaustão. Repare por exemplo que muitos gaps ocorridos na abertura são preenchidos. O estudo de tal movimento é de grande valia para ooperações de Day Trade:

Análise Gráfica - Gaps

Ilha de reversão
Formada por dois gaps, a ilha de reversão é forte padrão de reversões duradouras:

Análise Gráfica - Gaps

Em nosso próximo artigo, seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica e apresentaremos o Volume.

——
Leandro Martins é economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.