Home Finanças Pessoais O dinheiro no Brasil

O dinheiro no Brasil

por Helio Lemos
0 comentário

O dinheiro no BrasilNum país como o Brasil, onde o governo gasta mais do que ganha e tem um programa chamado Bolsa-Família, mas nenhuma política de educação financeira básica para os mais carentes, a palavra DINHEIRO tem muitos e contrastantes significados. Para uns poucos (menos de 1% da população), DINHEIRO é utilizado principalmente para gerar mais dinheiro, investir, fazer bons negócios e enriquecer. Para a classe média é, primordialmente, um meio de pagar as contas, o aluguel ou as prestações da casa própria, resolver problemas inesperados, construir e administrar dívidas e até se divertir – só um pouco.

Mas, para a grande maioria da população brasileira, DINHEIRO é apenas um meio de sobrevivência que sempre teima em faltar antes do mês chegar ao fim. Trocam sua vida, seu trabalho e, muitas vezes, sua dignidade para tê-lo em proporções mínimas que garantem sua sobrevida e aprisionamento. A primeira verdade crucial que se desprende do acima exposto é: aqueles que sabem usar bem o dinheiro[bb] sempre ganham mais dinheiro em cima de quem não sabe usá-lo.

Verdade que contribui para a manutenção de um ciclo vicioso: a desinformação financeira da maioria da população brasileira alimenta uma indústria de bens e serviços que faz muito dinheiro explorando e perpetuando esta ignorância. Mas nenhuma nação pode de fato ser rica se sua população for analfabeta financeiramente. Esse é o grande desafio brasileiro: educação financeira simples, mas de qualidade, para pessoas que não compram livros, que não acessam sites e que vivem,  muitas vezes, longe dos grandes centros urbanos.

Num Brasil alfabetizado financeiramente, o consumo de bens e serviços se ampliaria tremendamente e haveria um aumento substancial em todos os indicadores de desenvolvimento social. Porque educação financeira é tão ou mais importante que aprender a ler e a escrever e deveria, de fato, ser matéria obrigatória em todas as escolas do Brasil. Concordam?

——
Helio Lemos é jornalista e autor do projeto “Como construir Riqueza” – www.comoconstruirriqueza.com.br

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.