Home Investimentos Análise Gráfica – Bandas de Bollinger e Movimento Direcional

Análise Gráfica – Bandas de Bollinger e Movimento Direcional

por Leandro Martins
0 comentário

Análise Gráfica - Bandas de Bollinger e Movimento DirecionalA Análise Gráfica, também conhecida como análise técnica[bb], consiste no estudo dos preços e dos volumes negociados por uma dada ação. Todas as informações pertinentes para o estudo das ações estão representadas nos gráficos, na medida em que estes traduzem o comportamento de todos os agentes presentes no mercado, sejam os fundamentalistas, os insiders (que possuem informações privilegiadas), os grafistas e mesmo os amadores – que compram e vendem sem critérios fundamentados.

O artigo de hoje aborda mais alguns indicadores, como como as Bandas de Bollinger e o Movimento Direcional.

Bandas de Bollinger (ou Bollinger Bands)
O Bollinger Bands é um sistema de bandas formado por três linhas: a linha localizada no interior é uma média móvel simples de 10 períodos (ou calibrada para outro período de curto prazo). As bandas superior e inferior são formadas a partir da soma e subtração, respectivamente, da média móvel multiplicada por duas vezes o desvio padrão. A soma estabelece a banda superior e a subtração, a inferior. A abertura das bandas é forte indicação de início de tendência, assim como a fuga do preço de uma das bandas prevê uma possível reversão. Veja alguns exemplos:

Análise Gráfica - Bandas de Bollinger

Análise Gráfica - Bandas de Bollinger

Movimento Direcional
Desenvolvido também por Welles Wilder (criador do importante IFR – Índice de Força Relativa) e composto por três linhas (DIH – linha azul, DIL – linha vermelha e ADX – linha verde), o movimento direcional é o mais importante indicador utilizado para identificar se o mercado está ou não seguindo uma tendência – e ainda sinaliza a sua intensidade (pela inclinação do ADX).

A linha do ADX em trajetória ascendente e acima do valor 20 indica tendência de alta ou baixa da ação. O cruzamento para cima das linhas DIH e DIL indicam, respectivamente, compra ou venda. E adicionalmente, os picos no ADX indicam topos ou fundos no preço. Veja alguns exemplos:

Análise Gráfica - Movimento Direcional

Análise Gráfica - Movimento Direcional

Em nosso próximo artigo seguiremos na apresentação da teoria da Análise Gráfica e demonstraremos mais alguns indicadores indicadores.

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.