Home Finanças Pessoais Com que roupa eu vou?

Com que roupa eu vou?

por Bernadette Vilhena
0 comentário

Com que roupa eu vou?A polêmica discussão sobre o uso de um vestido curto por uma aluna, durante a aula em faculdade de São Paulo, ainda está em alta. Ontem, li no Canal Executivo, parte do portal UOL, uma matéria interessante e oportuna sobre o tema. Especialistas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) falaram sobre o uso de roupas inadequadas no ambiente de trabalho.

Segundo Ralph Arcanjo Chelotti, presidente da ABRH-Nacional, “a premissa de que as pessoas são livres para usar o que bem entendem precisa ser analisada com cuidado, pois vivemos em um ambiente social, onde as pessoas são julgadas, inclusive, pela forma como se vestem, por seu asseio e até pelo modo como falam”.

É justamente essa liberdade que precisa ser pensada com cuidado. Temos padrões sociais já estabelecidos e fugir deles pode ser perigoso para o crescimento pessoal e profissional – embora a quebra de paradigmas seja tentadora. A questão estética passa também por isso. Cada ambiente social pede a adoção de uma postura pessoal adequada, e isso inclui a roupa que se usa. As empresas, por exemplo, levam isso em conta desde seu processo de seleção de pessoas, entrevistas[bb] e atividades cotidianas.

Em meus cursos de Marketing Pessoal essa questão é abordada. A primeira pergunta que faço é: “Qual a mensagem que você quer transmitir através do seu modo de vestir?”. O posicionamento de imagem é a adequação visual ao contexto social. A roupa certa para cada ocasião é também seu cartão de visita. É preciso estar atento e buscar eliminar os aspectos que possam trazer um impacto desfavorável, distorcendo a maneira como você é percebido pelos outros.

Outro dia, ao visitar uma universidade, presenciei algumas alunas de cursos da área da saúde atendendo pacientes usando roupas muito inadequadas. Pensei comigo: onde estariam os supervisores de estágio para orientar essas futuras profissionais em relação à questão estética? Será que alguém se preocupa com isso? Deveria?

A intenção em trazer essa matéria não é ser moralista, algo que os integrantes da ABRH também pontuam, mas alertar aos que estão cursando a universidade e aos que estão inseridos (ou não) no mercado de trabalho[bb] que, apesar do Brasil ser um país tropical, existem maneiras adequadas de se vestir e não sentir tanto calor! Não pensem em certo ou errado, mas em coerência.

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.