04 mar Livros

Livro: Gestão do Conhecimento, a Chave para o Sucesso Empresarial

Através de estudo de caso, teoria e aspectos práticos a Gestão do Conhecimento é demonstrada como grande aliada do processo de melhoria no ambiente de trabalho das empresas.

por Bernadette Vilhena
há 5 anos

Livro: Gestão do Conhecimento, a Chave para o Sucesso EmpresarialLivro: Gestão do Conhecimento: a Chave para o Sucesso Empresarial
Autor: José Renato Sátiro Santiago Jr.
Editora: Novatec
Páginas: 204
Preço médio: R$38,00
Livro 100% nacional
[Compre o livro no Submarino. Clique aqui]

A chave para o sucesso empresarial
José Renato aborda a importância de saber utilizar os conhecimentos dos funcionários para o desenvolvimento de novos projetos e serviços. Muitas vezes, as empresas buscam o saber fora da empresa, contratando serviços especializados e não se dão conta que a solução de seus problemas ou a inovação pretendida pode estar mais perto do que imaginam: dentro da cabeça de seus colaboradores.

A Gestão do Conhecimento (GC) surge para trazer a tona os saberes que permeiam o cotidiano empresarial e usá-los para melhorar o processo produtivo. Este livro apresenta as atividades necessárias para a implantação de um projeto de gestão do conhecimento com baixo custo e com a participação efetiva dos funcionários.

Nomes importantes da área são trazidos pelo autor para fundamentar sua escrita, imprimindo um caráter bastante científico ao texto. São encontrados pesquisadores como Davenport & Prusak, Nonaka & Takeuchi, Probst, Sveiby, Peter Senge, além de autores nacionais como José Claúdio Terra.

Os capítulos iniciais descrevem com clareza o cenário corporativo e o conhecimento presente dentro dele. Como esse conhecimento é elaborado e como podemos convertê-lo em saberes explícitos também são áreas muito bem abordadas no livro. O autor também destaca a tecnologia de informação (TI), que exerce um papel importante dentro da gestão do conhecimento organizacional. Redes de computadores, gerenciamento de dados e documentos estão presentes no livro.

A eficiência na gestão do conhecimento depende de cuidados a serem tomados e os fatores para o sucesso são apontados para nortear as empresas dispostas a utilizarem os saberes presentes em sua estrutura.

Um estudo de caso em uma grande empresa do Brasil é usado para mostrar todos os conceitos sobre gestão do conhecimento de forma prática. A metodologia usada é detalhada através das atividades realizadas e resultados alcançados, incluindo um sistema de TI para gestão do conhecimento. Um material rico e que pode servir como balizador para o início das atividades de GC em empresas.

Mais uma vez fica claro que gestão do conhecimento não está ligada somente ao aspecto tecnológico ou ao departamento de Recursos Humanos (RH) das empresas. Para o sucesso de um programa nesse sentido o comprometimento de todos os setores é importante. Principalmente o envolvimento da alta direção.

A leitura do livro é muito agradável. Importante ressaltar que o autor não promete milagres através da gestão do conhecimento; pelo contrário, ele alerta que temos um grande caminho pela frente:

“Um caminho que passa de maneira direta pela cultura da organização… uma cultura voltada para a criação e disseminação do conhecimento para todos na corporação”.

Avaliação final
Trata-se de uma leitura que recomendo também para os estudantes que queriam saber mais sobre o tema e para aqueles que queiram fazer sua iniciação científica na área. Apesar de relativamente rápido de ler e com poucas páginas, é um ótimo começo! As notas:

  • Linguagem e narrativa: 9
  • Exemplos práticos: 9
  • Temas abordados: 8
  • Preço: 7
  • Custo/Benefício: 8

Pude rever vários conceitos e fiquei entusiasmada com a leitura do livro “Gestão do Conhecimento – A Chave para o Sucesso Empresarial” de José Renato Sátiro Santiago Jr, publicado pela Novatec Editora. Para as pessoas interessadas pelo tema ou para os que desejam iniciar um projeto de Gestão do Conhecimento em sua empresa esse livro pode ser usado como referência. Recomendo.

Bernadette Vilhena

Pedagoga empresarial, consultora em diversas instâncias da prática educativa nas empresas e autora do livro "Dinheirama" (Blogbooks). Especialista em Gestão de Pessoas e estudos nas áreas de Ergologia, Gestão do Conhecimento e Educação no trabalho.

Leia todos os artigos de Bernadette Vilhena
Importante: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.