Home Finanças Pessoais Ecotreinamento empresarial e o aprimoramento dos funcionários

Ecotreinamento empresarial e o aprimoramento dos funcionários

por Bernadette Vilhena
0 comentário

Ecotreinamento empresarial e o aprimoramento dos funcionáriosA aprendizagem individual e organizacional têm sido o foco nos trabalhos dos setores de desenvolvimento de pessoas nas empresas, onde um aspecto de base a ser trabalhado é a mudança de postura e atitude. Nesse sentido, várias técnicas podem ser desenvolvidas, dentre elas o Ecotreinamento ou Treinamento Outdoor, que vendo sendo usado com o objetivo de aprimorar a capacidade de liderança[bb], a autoconfiança e o trabalho em equipe.

O Ecotreinamento é um dos mais modernos recursos para desenvolvimento de pessoas e melhorias no clima organizacional. O ambiente onde ele é realizado permite um maior envolvimento dos participantes por trazer uma situação desafiadora, nova, em um lugar agradável e neutro. Alguns benefícios são o  aprendizado físico, cognitivo e emocional dos participantes.

“O ambiente empresarial se caracteriza por produtividade conseguida por meio de relações interpessoais, competitividade e ações estratégicas. Contudo, evidências têm mostrado que esses aspectos também têm efeitos negativos sobre o bem-estar psíquico, clínico e social do trabalhador. Uma estratégia que tem sido utilizada amplamente por empresas para combater os citados efeitos negativos refere-se à adoção de programas de qualidade de vida, ou seja, programas que buscam promover a melhoria do bem-estar e, conseqüentemente, da produtividade de empregados” – Renato Marques, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas.

Dentre esses programas, podemos incluir a prática do ecotreinamento empresarial onde, além das atividades propostas com objetivos voltados para o desenvolvimento profissional, outros aspectos também são trabalhados. A atenção ao meio ambiente, qualidade de vida e a importância de uma vida saudável estão entre os pontos abordados comumente dentro desses treinamentos outdoor[bb].

Empresa e esporte: algo em comum
O esporte e o ambiente profissional apresentam similaridades em relação às formas de comunicação, a disciplina, liderança, negociações, planejamento, riscos calculados e principalmente o trabalho em equipe[bb].

Sabe-se que, com o objetivo de sensibilizar os funcionários para a adoção de atitudes mais positivas no seu cotidiano de trabalho, as empresas oferecem palestras conduzidas por grandes nomes do esporte nacional como Bernardinho e Oscar Schmidt. Vários fundamentos da condução de equipes e superação pessoal estão presentes nessas palestras.

Aspectos trabalhados no ecotreinamento
O ecotreinamento é uma forma mais dinâmica de instigar reflexões sobre as questões do trabalho já que a aprendizagem de adultos possui características próprias, pois a assimilação dos conhecimentos é melhor quando são acompanhadas de demandas específicas e imediatas. Veja alguns aspectos corporativos que podem ser trabalhados em um ecotreinamento empresarial dentro das modalidades:

  • Espírito de equipe: canoagem, rafting, guiar-se por bússola em matas;
  • Superação de limites: rapel, tirolesa, arvorismo;
  • Capacidade de planejamento: travessias em rios ou corredeiras por meio de botes, simulação de resgate do companheiro em terreno inimigo;
  • Autoconhecimento e resistência: caminhada e circuitos percorridos de bicicleta;

Alguns cuidados especiais
Independente do nível de habilidade e conhecimento das práticas esportivas por parte do participante, o ecotreinamento tem resultados positivos para quem participa quando conduzido por profissionais competentes e cercados de toda segurança no decorrer das atividades.

Uma ressalva importante feita pela pedagoga empresarial Izolda Lopes é o cuidado que os condutores precisam ter em relação aos sentimentos pessoais que trazem os participantes. É preciso ter solidariedade com os indivíduos que, por exemplo, tenham medo de altura e de água. É preciso lembrar também que, como em todo treinamento empresarial, sua prática precisa estar alinhada com as necessidades da equipe.

Acredito que mesmo uma atitude independente por parte de um grupo de funcionários na busca pela qualidade de vida[bb] trará inúmeros benefícios. Talvez um passeio de bicicleta, um grupo de corrida ou uma caminhada nos finais de semana sejam boas opções. Fará bem para o corpo e para a mente!

Quero saber: você já participou de algum ecotreinamento? Qual foi sua impressão? O que mudou no seu cotidiano de trabalho depois disso? Se não participou, tem interesse em participar? Por que?

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.