Quando comprar e vender ações na bolsa de valores

15 mar Ações e Derivativos

Quando comprar e vender ações na bolsa de valores

Confira dois exemplos práticos de compra e venda de ações usando gráficos e aprenda mais sobre a interpretação das figuras para tomada de decisões no mercado de ações.

por Leandro Martins
há 4 anos

Quando comprar e vender ações na bolsa de valoresPrezado leitor, após a nossa série de artigos sobre a análise técnica de ações, também conhecida como análise gráfica, já me sinto confortável e apto a discutir com você sobre indicações de compra e de venda de ações. Como sabemos, o emocional de qualquer ser humano vai totalmente contra os princípios básicos para lucrar na bolsa de valores[bb], que seriam: 1) comprar na baixa e vender na alta; e 2) minimizar o prejuízo e maximizar o lucro.

Pelo contrário, quem se deixa seguir pelo emocional sempre compra a ação já cara e a vende barata, aumentando seu prejuízo. No lucro, tende a realizá-lo de forma antecipada. Na minha opinião, o melhor jeito de racionalizar nossas operações com ações se dá com o uso das ferramentas que a análise técnica (análise gráfica de ações) nos proporciona.

Seu estudo é uma arte que nos auxilia, em muito, a racionalizar nossos investimentos na bolsa de valores, deixando de ser um jogo, uma loteria, como muitos insistem em pensar e pregar – investir em ações[bb] não deve ser como estar e apostar em um cassino.

A análise gráfica de ações não é algo complicado. Não é preciso entender de economia ou de matemática, basta aprender a interpretar figuras, desenhos. Separei, para esta semana, duas ações: uma com grande liquidez, e por conseqüência menor risco, Petrobras Preferencial (PETR4) e outra chamada “mico”, de grande risco, Laep (MILK11).

PETR4
Podemos notar que a perda da reta pescoço na figura do Ombro-Cabeça-Ombro (OCO) indicou a venda da ação com o objetivo da queda justamente quando teve a forte fuga da banda inferior de Bollinger (leia mais no artigo sobre bandas de Bollinger), o que indicou uma ótima compra e a ação continuou a subir após confirmar o Ombro-Cabeça-Ombro Invertido (OCO I).

Estratégias e exemplos para operar ações - Figura 1

MILK11
Os rompimentos da figuras triângulo simétrico e de duas bandeiras sinalizaram uma ótima compra. Já a perda para baixo do último triângulo sinalizou venda. Ou seja, a análise gráfica de ações indicou ótimas operações apenas através de figuras básicas. Repare:

Estratégias e exemplos para operar ações - Figura 2

Estes são apenas dois exemplos simples, mas que mostram como é possível detectar pontos de entrada e saída do mercado[bb]. Seguiremos com artigos sobre a Análise Técnica de Ações e em breve postarei vídeos aqui no Dinheirama e no www.analisetecnicaacoes.com.br. Caso tenha alguma solicitação ou sugestão de artigo, entre em contato através do e-mail contato@seuconsultorfinanceiro.com.br. Até mais.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Leandro Martins

Economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).

Leia todos os artigos de Leandro Martins
  • Rosana

    Gostei dos gráficos. Dessa forma fica bem mais fácil entender quando a ação chegou em um ponto bom para venda.
    Em Clubes de Investimento, como saber qual é o melhor momento já que são ações de várias empresas ao mesmo tempo?

  • http://www.seuconsultorfinanceiro.com.br Leandro Martins

    Bom dia Rosana,
    Para saber se é uma boa hora para sair de um investimento em um clube de ação é preciso saber em quais ações o gestor aplica, ou se em sua carteira há uma grande diversificação, você poderá analisar o gráfico de noss principal Índice que é o Ibovespa (Ibov).
    Um Abraço
    Leandro Martins

  • eduardo nienkotter

    Excelente post, por favor seria possivel o senhor me indicar alguns livros de analise tecnica que me possibilite analisar um mercado e comprar açoes atraves home broker sem a necessidade de fazer cursos? Obrigado desde ja!

  • Ivonide

    Caro Leandro,
    Gostaria de ver um artigo direcionado às pessoas que ainda não têm segurança (ou conhecimento) suficientes para aplicar diretamente na Bolsa e acham mais prudente continuar aplicando em fundos de ações ou clubes de investimentos. Gostaria também de ver dicas e estratégias de entrada e saída dessas modalidades de investimentos.
    Obrigada.

  • Rosana

    Oi, Leandro

    Agradeço por sua reposta.
    Eu sempre acompanho o Ibovespa, de qualquer forma, valeu pela dica!
    Abraços,

  • http://www.melhoresacoes.com.br Bruna B.

    Não sou expert nem muito experiente. Comecei a investir na bolsa faz pouco tempo. A maioria das informações que uso eu pego aqui no dinheirama ou em outros sites como Guia Invest, Veja, Exame, Infomax e MelhoresAcoes.com.br.
    Quero agradecer a voces pelos comentários. Eles nos ajudam muito a nós, os leigos.
    Abraço
    Bruna B.

  • Claudio Gutemberg

    OK. Mas qual o percentual para se verificar quando uma ação passa a dar lucro, visto que existem as taxas de compra e venda?

  • Biank assis

    ola leandro, estou quero mais informacoes sobre como comecar a investir na bolsa e como saber a hora certa . oque devo fazer ?
    obrigado Biank de Assis

  • Monica

    tenho acoes que foram compradas a partir de 1970 a 1980 como faço para ver se estão ativas e como faço para vende-las

  • geraldo

    quero fazer meu primeiro investimento como devo proceder?