15 mar Ações e Derivativos

Quando comprar e vender ações na bolsa de valores

Confira dois exemplos práticos de compra e venda de ações usando gráficos e aprenda mais sobre a interpretação das figuras para tomada de decisões no mercado de ações.

por Leandro Martins
há 5 anos

Quando comprar e vender ações na bolsa de valoresPrezado leitor, após a nossa série de artigos sobre a análise técnica de ações, também conhecida como análise gráfica, já me sinto confortável e apto a discutir com você sobre indicações de compra e de venda de ações. Como sabemos, o emocional de qualquer ser humano vai totalmente contra os princípios básicos para lucrar na bolsa de valores[bb], que seriam: 1) comprar na baixa e vender na alta; e 2) minimizar o prejuízo e maximizar o lucro.

Pelo contrário, quem se deixa seguir pelo emocional sempre compra a ação já cara e a vende barata, aumentando seu prejuízo. No lucro, tende a realizá-lo de forma antecipada. Na minha opinião, o melhor jeito de racionalizar nossas operações com ações se dá com o uso das ferramentas que a análise técnica (análise gráfica de ações) nos proporciona.

Seu estudo é uma arte que nos auxilia, em muito, a racionalizar nossos investimentos na bolsa de valores, deixando de ser um jogo, uma loteria, como muitos insistem em pensar e pregar – investir em ações[bb] não deve ser como estar e apostar em um cassino.

A análise gráfica de ações não é algo complicado. Não é preciso entender de economia ou de matemática, basta aprender a interpretar figuras, desenhos. Separei, para esta semana, duas ações: uma com grande liquidez, e por conseqüência menor risco, Petrobras Preferencial (PETR4) e outra chamada “mico”, de grande risco, Laep (MILK11).

PETR4
Podemos notar que a perda da reta pescoço na figura do Ombro-Cabeça-Ombro (OCO) indicou a venda da ação com o objetivo da queda justamente quando teve a forte fuga da banda inferior de Bollinger (leia mais no artigo sobre bandas de Bollinger), o que indicou uma ótima compra e a ação continuou a subir após confirmar o Ombro-Cabeça-Ombro Invertido (OCO I).

Estratégias e exemplos para operar ações - Figura 1

MILK11
Os rompimentos da figuras triângulo simétrico e de duas bandeiras sinalizaram uma ótima compra. Já a perda para baixo do último triângulo sinalizou venda. Ou seja, a análise gráfica de ações indicou ótimas operações apenas através de figuras básicas. Repare:

Estratégias e exemplos para operar ações - Figura 2

Estes são apenas dois exemplos simples, mas que mostram como é possível detectar pontos de entrada e saída do mercado[bb]. Seguiremos com artigos sobre a Análise Técnica de Ações e em breve postarei vídeos aqui no Dinheirama e no www.analisetecnicaacoes.com.br. Caso tenha alguma solicitação ou sugestão de artigo, entre em contato através do e-mail contato@seuconsultorfinanceiro.com.br. Até mais.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Leandro Martins

Economista com MBA em finanças pela USP e FIPE e com mestrado em economia na Universidade de Grenoble (França). Profissional de Investimento certificado com o CNPI registrado pela CVM, fundador do site www.seuconsultorfinanceiro.com.br e autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” (Editora Atlas).

Leia todos os artigos de Leandro Martins
Importante: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
  • Rosana

    Gostei dos gráficos. Dessa forma fica bem mais fácil entender quando a ação chegou em um ponto bom para venda.
    Em Clubes de Investimento, como saber qual é o melhor momento já que são ações de várias empresas ao mesmo tempo?

  • http://www.seuconsultorfinanceiro.com.br Leandro Martins

    Bom dia Rosana,
    Para saber se é uma boa hora para sair de um investimento em um clube de ação é preciso saber em quais ações o gestor aplica, ou se em sua carteira há uma grande diversificação, você poderá analisar o gráfico de noss principal Índice que é o Ibovespa (Ibov).
    Um Abraço
    Leandro Martins

  • eduardo nienkotter

    Excelente post, por favor seria possivel o senhor me indicar alguns livros de analise tecnica que me possibilite analisar um mercado e comprar açoes atraves home broker sem a necessidade de fazer cursos? Obrigado desde ja!

  • Ivonide

    Caro Leandro,
    Gostaria de ver um artigo direcionado às pessoas que ainda não têm segurança (ou conhecimento) suficientes para aplicar diretamente na Bolsa e acham mais prudente continuar aplicando em fundos de ações ou clubes de investimentos. Gostaria também de ver dicas e estratégias de entrada e saída dessas modalidades de investimentos.
    Obrigada.

  • Rosana

    Oi, Leandro

    Agradeço por sua reposta.
    Eu sempre acompanho o Ibovespa, de qualquer forma, valeu pela dica!
    Abraços,

  • http://www.melhoresacoes.com.br Bruna B.

    Não sou expert nem muito experiente. Comecei a investir na bolsa faz pouco tempo. A maioria das informações que uso eu pego aqui no dinheirama ou em outros sites como Guia Invest, Veja, Exame, Infomax e MelhoresAcoes.com.br.
    Quero agradecer a voces pelos comentários. Eles nos ajudam muito a nós, os leigos.
    Abraço
    Bruna B.

  • Claudio Gutemberg

    OK. Mas qual o percentual para se verificar quando uma ação passa a dar lucro, visto que existem as taxas de compra e venda?

  • Biank assis

    ola leandro, estou quero mais informacoes sobre como comecar a investir na bolsa e como saber a hora certa . oque devo fazer ?
    obrigado Biank de Assis

  • Monica

    tenho acoes que foram compradas a partir de 1970 a 1980 como faço para ver se estão ativas e como faço para vende-las

  • geraldo

    quero fazer meu primeiro investimento como devo proceder?