Livro: O Melhor do MundoLivro: “O Melhor do Mundo”
Autor: Seth Godin
Editora: Sextante
Páginas: 112
Preço Médio: R$ 9,90
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

Saiba quando insistir e quando desistir.
Já deve ter passado pela sua cabeça abrir mão das atividades que está se propondo a fazer porque elas tomam muito do seu tempo, muito do seu dinheiro ou simplesmente porque você não imagina um futuro brilhante para elas. Mas, será que essa é a melhor decisão a ser tomada? Desistir?! Essa dúvida, infelizmente, insiste em “martelar” nossas cabeças.

“O Melhor do Mundo” aborda diversos aspectos como perseverança, carreira, sucesso, filosofia, atitude etc. Decidi resenhá-lo justamente pelo fato de que em muitos momentos de nossas vidas refletimos se vale a pena seguir em frente com um produto em nossa empresa, com um curso universitário para nossa carreira ou se é melhor deixar alguma responsabilidade de lado e focar no que é mais importante, no que você mais gosta. Naquilo que vai te tornar “o melhor do mundo” em sua atividade e em sua região.

“O antigo ditado está errado – os vencedores também desistem e as pessoas que desistem também vencem.”

Durante todo o livro, o autor demonstra a importância de ser o melhor do mundo naquilo que fazemos. Isso porque estar no topo é vantajoso, visto que poucos chegam lá. O conceito de “mundo” abordado na obra é livre, você pode ser “O Melhor do Mundo” no que faz em uma cidade ou pode ser em todo um país. A ideia da obra é ajudar você a reconhecer se está diante de uma situação na qual deve investir seu tempo, esforço e talento ou se ficou preso num beco sem saída e a decisão mais inteligente a tomar é desistir – e ter a oportunidade de ser o melhor do mundo em outra coisa.

A motivação, o vão e o sucesso
Segundo o autor, quando iniciamos uma atividade, o que não falta é motivação. O aprendizado é rápido e ao mesmo tempo enriquecedor. Os resultados aparecem rapidamente, como demonstrados no gráfico que ilustra esta resenha. Com o passar do tempo e com o aumento dos esforços, as atividades deixam de ser tão legais e parece que o seu desenvolvimento está ocorrendo em velocidades bem menores. Quando se atinge esse patamar, você está no que o autor classifica como Vão, um estágio da sua vida em que:

  • Se desistir, não colherá os frutos do seu esforço, além do fato de abandonar a possibilidade de continuar e se tornar o melhor do mundo;
  • Se insistir, as chances de crescer e obter sucesso são bem maiores, apontando o fato de que se você conseguir atravessar o Vão (o qual não tem um tempo de duração determinado), suas chances de sucesso são bastante grandes.

O Melhor do Mundo - O Vão

“Desista do que não vale a pena. Insista no que compensa”. Seth argumenta que se for para desistir, que o faça antes de alcançar o vão, em momentos em que você, mesmo estando motivado, perceba que tomar aquele caminho não lhe trará ótimos resultados ou que aquela não é a escolha que lhe trará felicidade. É preciso saber desistir. E tenho a impressão de que falta essa noção, a respeito de quando desistir, para muitas pessoas.

“Qualquer pessoa que pense em contratá-lo, comprar algo de você, recomendá-lo a alguém, votar em você ou fazer qualquer outra coisa do gênero vai se perguntar se você é a melhor escolha.”

A média é para os perdedores
Cotidianamente, sem tempo e sem disposição para fazer pesquisas e tomar decisões, logo optamos por comprar produtos ou contratar pessoas que são eleitos como os melhores por nossos amigos, por uma revista ou por alguém. E é fundamental, para o seu futuro profissional e para o futuro de sua empresa, que vocês estejam no topo, bem no topo.

Avaliação Final
Entender como e quando é o momento certo para desistir, ou insistir, faz parte do processo de aprendizado e de crescimento para que se alcance o lugar de melhor do mundo em sua atividade e em sua região. Seth Godin transmite o potencial de realização nas pequenas atitudes, objetivando nossa incipiente capacidade de avaliar quando insistir ou desistir. Vamos às notas:

  • Linguagem e narrativa: 8,5
  • Exemplos práticos: 9,0
  • Temas abordados: 8,5
  • Preço: 10
  • Custo/Benefício: 9,0

A mensagem final de “O Melhor do Mundo” é bem direta e objetiva: não perca tempo fazendo atividades que apenas lhe manterão na média. Você merece mais do que isso e o livro oferece reflexões poderosas neste sentido. Se esforce e supere os vãos que por algum motivo surjam em seu caminho. Vença. Recomendo!

Comentários