30 mar Livros

Livro: O Melhor do Mundo

Como ser o melhor do mundo no que você faz? Aprendendo a insistir e a desistir! O livro “O Melhor do Mundo” trata do sucesso de uma forma pessoal e muito motivadora! Confira!

por Bruno Biscaia
há 5 anos

Livro: O Melhor do MundoLivro: “O Melhor do Mundo”
Autor: Seth Godin
Editora: Sextante
Páginas: 112
Preço Médio: R$ 9,90
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

Saiba quando insistir e quando desistir.
Já deve ter passado pela sua cabeça abrir mão das atividades que está se propondo a fazer porque elas tomam muito do seu tempo, muito do seu dinheiro ou simplesmente porque você não imagina um futuro brilhante para elas. Mas, será que essa é a melhor decisão a ser tomada? Desistir?! Essa dúvida, infelizmente, insiste em “martelar” nossas cabeças.

“O Melhor do Mundo” aborda diversos aspectos como perseverança, carreira, sucesso, filosofia, atitude etc. Decidi resenhá-lo justamente pelo fato de que em muitos momentos de nossas vidas refletimos se vale a pena seguir em frente com um produto em nossa empresa, com um curso universitário para nossa carreira ou se é melhor deixar alguma responsabilidade de lado e focar no que é mais importante, no que você mais gosta. Naquilo que vai te tornar “o melhor do mundo” em sua atividade e em sua região.

“O antigo ditado está errado – os vencedores também desistem e as pessoas que desistem também vencem.”

Durante todo o livro, o autor demonstra a importância de ser o melhor do mundo naquilo que fazemos. Isso porque estar no topo é vantajoso, visto que poucos chegam lá. O conceito de “mundo” abordado na obra é livre, você pode ser “O Melhor do Mundo” no que faz em uma cidade ou pode ser em todo um país. A ideia da obra é ajudar você a reconhecer se está diante de uma situação na qual deve investir seu tempo, esforço e talento ou se ficou preso num beco sem saída e a decisão mais inteligente a tomar é desistir – e ter a oportunidade de ser o melhor do mundo em outra coisa.

A motivação, o vão e o sucesso
Segundo o autor, quando iniciamos uma atividade, o que não falta é motivação. O aprendizado é rápido e ao mesmo tempo enriquecedor. Os resultados aparecem rapidamente, como demonstrados no gráfico que ilustra esta resenha. Com o passar do tempo e com o aumento dos esforços, as atividades deixam de ser tão legais e parece que o seu desenvolvimento está ocorrendo em velocidades bem menores. Quando se atinge esse patamar, você está no que o autor classifica como Vão, um estágio da sua vida em que:

  • Se desistir, não colherá os frutos do seu esforço, além do fato de abandonar a possibilidade de continuar e se tornar o melhor do mundo;
  • Se insistir, as chances de crescer e obter sucesso são bem maiores, apontando o fato de que se você conseguir atravessar o Vão (o qual não tem um tempo de duração determinado), suas chances de sucesso são bastante grandes.

O Melhor do Mundo - O Vão

“Desista do que não vale a pena. Insista no que compensa”. Seth argumenta que se for para desistir, que o faça antes de alcançar o vão, em momentos em que você, mesmo estando motivado, perceba que tomar aquele caminho não lhe trará ótimos resultados ou que aquela não é a escolha que lhe trará felicidade. É preciso saber desistir. E tenho a impressão de que falta essa noção, a respeito de quando desistir, para muitas pessoas.

“Qualquer pessoa que pense em contratá-lo, comprar algo de você, recomendá-lo a alguém, votar em você ou fazer qualquer outra coisa do gênero vai se perguntar se você é a melhor escolha.”

A média é para os perdedores
Cotidianamente, sem tempo e sem disposição para fazer pesquisas e tomar decisões, logo optamos por comprar produtos ou contratar pessoas que são eleitos como os melhores por nossos amigos, por uma revista ou por alguém. E é fundamental, para o seu futuro profissional e para o futuro de sua empresa, que vocês estejam no topo, bem no topo.

Avaliação Final
Entender como e quando é o momento certo para desistir, ou insistir, faz parte do processo de aprendizado e de crescimento para que se alcance o lugar de melhor do mundo em sua atividade e em sua região. Seth Godin transmite o potencial de realização nas pequenas atitudes, objetivando nossa incipiente capacidade de avaliar quando insistir ou desistir. Vamos às notas:

  • Linguagem e narrativa: 8,5
  • Exemplos práticos: 9,0
  • Temas abordados: 8,5
  • Preço: 10
  • Custo/Benefício: 9,0

A mensagem final de “O Melhor do Mundo” é bem direta e objetiva: não perca tempo fazendo atividades que apenas lhe manterão na média. Você merece mais do que isso e o livro oferece reflexões poderosas neste sentido. Se esforce e supere os vãos que por algum motivo surjam em seu caminho. Vença. Recomendo!

Bruno Biscaia

Graduando em Engenharia de Produção Mecânica na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), coautor do livro "Dinheirama" (Blogbooks), e editor de empreendedorismo do Dinheirama. No Twitter: twitter.com/BrunoBiscaia

Leia todos os artigos de Bruno Biscaia
Importante: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.