Home Investimentos Investimento era com o gerente e hoje é com você

Investimento era com o gerente e hoje é com você

por Humberto Veiga
0 comentário

Investimento era com o gerente e hoje é com vocêQuando trabalhava no meu primeiro emprego na área financeira, época em que a máxima era “banco é com o gerente!”, numa alusão ao serviço prestado por estes profissionais, ouvia muito a expressão “aplique para mim”. Naqueles idos, dada a pouca difusão de aplicações diferenciadas, não havia muito o que fazer no quesito investimentos. O dinheiro acabava ficando no banco mesmo.

Com o passar do tempo e toda a evolução que vivemos com a utilização da Internet, falar em uma única opção é tolice. Deixar o dinheiro para ser aplicado pela decisão de um terceiro, então, nem se fala. Por outro lado, muitas vezes não queremos entender de tudo o quanto se faz no mercado, mas de alguns investimentos[bb] que, dadas as suas características, acabam tendo muito a ver com o nosso perfil

Educação financeira
Com essa ideia na cabeça criei a série “Aplique para mim”, que possui, por enquanto, dois livros na forma eletrônica (e-book). O livro “Tesouro Direto” traz as explicações do funcionamento e os detalhes deste sistema de negociação oferecido pelo Tesouro Nacional. Já no livro “CDB”, detalho o título, com enfoque na negociação com a instituição financeira.

Com os livros, é possível tomar conhecimento suficiente sobre cada um desses investimentos (você decide e foca a sua informação) com foco e economia[bb], dado que não será necessário adquirir obras volumosos e mais abrangentes. Outra vantagem desses textos é que eles foram escritos de forma independente, o que assegura que o beneficiário dos resultados nas aplicações nesses produtos seja, primordialmente, você.

O primeiro livro, que discute o CDB, explica o que é este título e como ele funciona, inclusive com a diferenciação entre as operações prefixadas e posfixadas, e tem o seu ponto de destaque na negociação com a instituição financeira ofertante. O segundo texto trata do Tesouro Direto, com explicação do seu funcionamento, definição de títulos (de uma forma geral e títulos públicos), discussão sobre os riscos envolvidos na compra destes papéis e exposição da forma de tributação. Ambos podem ser entendidos como manuais indispensáveis, com os pontos essenciais para quem quer operar com o sistema Tesouro Direto ou com CDB.

Economia também no conjunto
Como as duas obras foram escritas para serem entregues separadamente, há uma superposição do conteúdo no que se refere a riscos, diferenciação entre operações pré e pós, características das taxas de juros, dentre outras. Dessa forma, quem quiser adquirir os dois textos tem um desconto especial.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.