Home Carreira Empreender como se fosse a primeira vez

Empreender como se fosse a primeira vez

por Plataforma Brasil
0 comentário

Empreender como se fosse a primeira vezColocar um projeto no ar não é tarefa das mais fáceis. Para ficar no lugar comum das citações, diríamos que exige muito planejamento, visão de futuro e o célebre espírito empreendedor[bb]. Mas é muito mais do que isso, e os empresários de verdade conhecem bem essa realidade. Montar um negócio e levá-lo ao êxito demanda um conjunto de características dos seus idealizadores que beira o estoicismo.

Em geral, o perseguido ponto de equilíbrio pode levar meses e até anos para ser atingido. Enquanto isso, o novo empresário precisa desenvolver uma blindagem emocional composta de muita paciência, perseverança, determinação e coragem (e haja coragem!). Os obstáculos são numerosos e desafiantes, com um ambiente legal e fiscal – para citar em especial o caso brasileiro – bastante hostil e confuso. Analisando com frieza, é pura “sarna para se coçar”.

Pode ser verdade, mas inúmeras pessoas embarcam nessa jornada. Muitas vezes, não por necessidade, mas por pura vocação e desejo de assumir as rédeas da própria geração de recursos, riqueza e auto-sustento. Muitos não sobrevivem até o destino final para ver a consolidação dos seus negócios e a realização dos seus sonhos.

Mas as histórias de sucesso são realmente inspiradoras. Todas elas muito singulares e ao mesmo tempo parecidas, quando observamos os componentes presentes na atitude e nas motivações desses empreendedores. Trata-se de algo impossível de ser adquirido em uma escola de negócios ou curso especializado (que naturalmente trazem as suas inestimáveis contribuições objetivas), mas nasce nas entranhas das pessoas. É o desejo visceral, a urgência, a certeza inequívoca de que se vive uma única vez e que os sonhos[bb] e projetos devem ser perseguidos.

Algo mais próximo a uma razão para se viver do que qualquer outra coisa. Isso sem considerar as questões ligadas à sobrevivência, à falta de outras saídas, ao tudo ou nada. A história dos imigrantes no Brasil confirma isso. Essa é a primeira travessia, o impulso original, até que o negócio se encontre estabelecido e consolidado. Naturalmente, nem só de paixão e fogo vive um empreendimento: é preciso muita frieza e raciocínio crítico. E é justamente na dosagem desses ingredientes que os problemas começam a nascer.

A realidade é que, ao longo da história de uma empresa, existem muitas travessias além da original, e para todas elas um novo e desafiador elenco de obstáculos e dificuldades. O seu adequado enfretamento faz o negócio crescer em maturidade e solidez. Renegá-las traz o enfraquecimento e infantiliza líderes e colaboradores.

É esse o motivo pelo qual muitas empresas que se tornaram sólidas e exemplos de inovação e força no passado vão, pouco a pouco, definhando com o passar dos anos, deixando para traz uma antiga e distante história de glórias e realizações. Que isso sirva de alerta para que os empreendedores não se esqueçam de como tudo começou, sejam eles herdeiros ou não, para revigorar os sentimentos[bb] e motivações que forjaram e pavimentaram a trajetória dos seus negócios.

Lembrando-se de que empreender é sobretudo um estado de espírito, um estilo de vida, e deve ser feito, sempre, como se fosse a primeira vez. Sucesso!

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.