Home Finanças Pessoais Homens e dinheiro: arrogância e pouca humildade

Homens e dinheiro: arrogância e pouca humildade

por Ricardo Pereira
0 comentário

Homens e dinheiro: arrogância e pouca humildadeUm assunto que sempre gosto de abordar é a maneira como os casais lidam com as finanças. Trata-se de um assunto recorrente, afinal todo mês recebemos, através dos e-mails e comentários do Dinheirama, muitos contatos com dúvidas neste sentido. Uma questão chamou minha atenção: praticamente todos os pedidos de ajuda são realizados pelas mulheres.

Elas relatam momentos de angústia criados pela má administração financeira do casal e afirmam que os maridos não percebem ou não aceitam que precisam de ajuda. Pois é, nós, homens, dificilmente damos o braço a torcer quando passamos por momentos de dificuldade – culturalmente, o simples fato de pedir ajuda pode representar uma demonstração de fraqueza.

Francamente, acredito que já passou da hora de certos conceitos virem abaixo. O Brasil mudou e a sociedade precisa encarar as finanças pessoais[bb] como uma necessidade absoluta, com potencial de transformar o país e a vida das pessoas.

Arrogância e machismo
Nós, homens, precisamos levar um puxão de orelha, pois agimos com arrogância e muitas vezes sustentamos uma vontade através de decisões e mensagens carregadas como verdades. Se não bastasse as escolhas erradas nas finanças, caímos no pecado de fechar a guarda ao não admitirmos nossos erros.

Essa maneira de ser não é refletida apenas no assunto financeiro, afinal a sociedade moderna está em constante mudança seguindo sempre o aperfeiçoamento como meta. É tempo de dividir os resultados, os ganhos e também as perdas. Ora, é hora de sentar e conversar, construir sonhos[bb] juntos, executar projetos de família, que passam a ser muito maiores, pois envolvem a consolidação de um futuro para todos.

Hora de baixar a guarda
Se você, leitor, ler esse artigo, refletir e constatar que sua vida financeira não está boa, trabalhe melhor suas decisões. Seja mais humilde. É natural passar por momentos de crise e situações de estresse em que nada parece dar errado. Aproveite esse momento, baixe a guarda e divida seus problemas com a família.

Se permita trabalhar as questões ao lado de quem ama e busque encontrar uma solução que beneficiará a todos. Comece com calma: reúna a família no mínimo uma vez por mês. Acima de tudo, ouça bastante, negocie seu orçamento[bb] e priorizando o que é de necessidade de todos. Nesse momento, o exemplo é fundamental. Seja sincero e sustente o padrão de vida possível. Para isso:

  • Divida e multiplique. Não faça nada sem planejar e dividir as responsabilidades com a família;
  • Tenha sempre tudo detalhado. Se possui dívidas, tenha os valores, as taxas, os credores, tudo organizado para que a negociação seja possível;
  • Abra o jogo com a família. Se está encrencado com suas contas pessoais, é importante que seu cônjuge conheça os problemas – ou será praticamente impossível ajudá-lo. Mantenha a humildade e seja sincero sempre;
  • Defina objetivos para a família. Seja uma viagem ou a aquisição de um bem, as pessoas precisam ter metas e recompensas capazes de surgir do esforço e do planejamento. Nada é por acaso.

Algumas dicas surgem no sentido de possibilitar, acima de tudo, que homens e mulheres optem por colocar o assunto dinheiro em pauta dentro de casa e em suas vidas. E que isso seja feito de forma conjunta, com respeito e amor ao que se constrói quando duas pessoas decidem iniciar uma família. A proposta é valorizar uma relação em que não exista apenas um protagonista e, assim, o dinheiro[bb] passe de problema a solução.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.