Home Internet Livro: A Lógica do Consumo

Livro: A Lógica do Consumo

por Conrado Navarro
0 comentário

Resenha do livro: A Lógica do ConsumoLivro: “A Lógica do Consumo”
Autor: Martin Lindstrom
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 208
Preço médio: R$ 30,00
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

Verdades e mentiras sobre por que compramos
Sabendo do meu comprometimento com a austeridade financeira dos brasileiros e da minha opinião a respeito da agressiva publicidade atual (em especial ao que se refere às finanças), um amigo me disse: “Você precisa ler ‘A Lógica do Consumo’, é provocante, perturbador, mas também muito claro e objetivo em relação ao papel do nosso inconsciente durante as compras”.

Martin Lindstrom é figura conhecida no meio, sendo um dos mais consultados analistas de branding e marketing. Seu livro anterior, “BrandSense”, foi considerado pelo Wall Street Journal um dos dez melhores livros de marketing já publicados. Através de sua empresa e diversos parceiros, Lindstrom executou uma pesquisa mundial de três anos (e US$ 7 milhões) envolvendo consumidores, compras e ciência. Entra em cena o neuromarketing.

Neuromarketing, como assim?
“A Lógica do Consumo” trata da utilização de equipamentos específicos de avaliação de atividade cerebral para avaliar a reação de consumidores a marcas, aromas, imagens, vídeos e material ligado à publicidade e marcas. No lugar das pesquisas de opinião estruturadas (questionários, formulários etc.), foram usados aparelhos de IRMf (Imagem por Ressonância Magnética funcional) e uma versão mais avançada do eletroencefalograma chamada TEE (Topografia de Estado Estável).

O uso da tecnologia tem uma justificativa bastante forte: conscientemente, somos capazes de mentir e enganar, o que prejudica a avaliação de respostas a enquetes e pesquisas de campo puramente estatísticas. Analisar as reações cérebro em tempo real significa avaliar reações químicas de forma objetiva:

“Nossa mente irracional, inundada por questões culturais arraigadas em nossa tradição, criação e muitos outros fatores subconscientes, exerce uma influência poderosa, mas oculta, sobre as escolhas que fazemos. (…) É por meio das emoções que o cérebro codifica as coisas que têm valor.”

Pense em um cheiro qualquer. Se o aroma lhe foi apresentado por alguém de quem gosta, mas não tem intimidade, você pode dizer que gostou, mesmo tendo detestado. Ser sociável implica poder omitir e mentir. Por outro lado, seu cérebro reagiu de uma forma única (não gostou) e essa é a resposta mais sincera possível. Analisando tão intimamente o cérebro de milhares de pessoas, Lindstrom, duzentos pesquisadores, dez professores doutores e uma comissão de étida se colocaram a analisar:

  • O merchandising realmente funciona?
  • Que força tem as logomarcas?
  • Publicidade subliminar ainda ocorre?
  • Nosso comportamento de consumo é afetado pelas maiores religiões do mundo?
  • Que efeito os avisos e advertências de saúde surtem em nós?
  • Será que o sexo na publicidade funciona?

Nunca parei para pensar na quantidade de produtos disponíveis nos diversos mercados existentes. Provavelmente, você também não. A observação parece aleatória, mas não é. Ao ler o livro, fiquei intrigado com uma estatística: em média, oito em cada dez novos produtos fracassam nos três primeiros meses. No Japão, o número chega a 9,7 em cada dez. Produtos demais? Público alvo mal compreendido? As reflexões são levadas a sério por Lindstrom.

Compras, marcas e produtos são emoção
Você provavelmente já ouviu a expressão “terapia do consumo”. Comprar é uma atitude intimamente relacionada às emoções despertadas pelas marcas, produtos e os sonhos que alimentamos. A sensação de felicidade ao comprar também é abordada nas pesquisas do livro.

“Quando tomamos a decisão de comprar algo, as células cerebrais que liberam dopamina secretam uma explosão de bem-estar, e esse afluxo de dopamina alimenta o instinto de continuar comprando mesmo quando nossa mente racional diz que já chega”.

A ingenuidade e os sentidos de muitos consumidores são cuidadosamente explorados por diversas empresas mundo afora. Veja alguns exemplos e tire suas próprias conclusões:

  • O cheiro de carro novo vem, na verdade, de uma lata de aerosol;
  • A padaria na entrada dos supermercados pretende espalhar um aroma especial capaz de nos deixar mais “à vontade” para consumir;
  • Músicas, cores e cheiros transformam uma simples olhada em uma seção de roupas em uma experiência de compra deliciosa;
  • Frascos de café e doce são projetados para liberar o máximo de fragrância assim que as tampas são abertas;
  • O som de um tubo daquelas batatas sequinhas é manipulado para que associemos o produto à noção de frescor. Consegue ouvi-lo ai dentro do seu cérebro? Sentiu algo?

“Ao tomarmos decisões a respeito do que compramos, nosso cérebro evoca e rastreia uma quantidade incrível de lembranças, fatos e emoções; e as compacta em uma reação rápida – uma espécie de atalho que permite que você viaje de A a Z em alguns segundos, e determina o que você acabou de colocar dentro do seu carrinho de compras”

Medo, euforia, momentos felizes, traumas. Repare nas propagandas de seguradoras: os benefícios do seguro são apresentados através de situações desagradáveis (acidentes, família chateada etc.) vividas por atores (nós). O medo de incorrer em alguns dos casos ilustrados gera conexão. Mas o exemplo é singelo diante da vastidão de referências contidas em “A Lógica do Consumo”.

Avaliação final
A importância do consumo via além da plena satisfação pessoal. Consumir com inteligência significa valorizar também os aspectos econômicos, sociais e familiares presentes no ato de comprar. Como e por que compramos? O que deve mudar, principalmente do nosso lado, para que haja mais consumo consciente?

“O que as pessoas dizem e o que elas realmente sentem são coisas bastante diferentes. (…) A obsessão nacional com compras e consumo só vai aumentar à medida que os profissionais de marketing forem se tornando cada vez melhores em atingir desejos e aspirações subconscientes”.

No Dinheirama, tratamos de finanças do dia-a-dia. Consumir, pois, é pauta inesgotável. Como melhorar nosso padrão de consumo e ainda assim construir patrimônio e ser feliz? O desafio está posto, mas tenho confiança que entender o lado da publicidade e do marketing é um bom começo. Ver tudo isso relacionado ao nosso cérebro torna a viagem fantástica. Notas:

  • Linguagem e narrativa: 9
  • Exemplos práticos: 9,5
  • Temas abordados: 9
  • Preço: 8
  • Custo/Benefício: 8,9

A leitura do livro “A Lógica do Consumo” chega a ser irritante, mas no bom sentido. Particularmente, não concordei com muitas conclusões e constatações apontadas como resultados dos inúmeros estudos. Minha mente consciente não concordou. Não importa, meu cérebro captou exatamente a essência de tudo que meus olhos varreram durante estes dias: é ele quem manda. Ponto final. Recomendo!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.