Home Finanças Pessoais Cartão de crédito: hora de regulamentar tarifas e práticas

Cartão de crédito: hora de regulamentar tarifas e práticas

por Conrado Navarro
0 comentário

Cartão de crédito: hora de regulamentar tarifas e práticasFernanda comenta: “Navarro, sou mais uma das vítimas das cobranças indevidas das administradoras de cartão de crédito. Prometeram isenção na taxa de anuidade se eu usasse o cartão. Pois bem, usei e ainda assim enviaram a anuidade, dividida em parcelas, nas faturas. Achei uma falta de respeito e fui até o Procon reclamar. Para minha surpresa, reclamações assim são comuns. Não está na hora de fazermos alguma coisa?”.

A situação dos cartões de crédito no Brasil merece atenção especial. O dinheiro de plástico vem sendo cada vez mais utilizado e é oferecido para pessoas com os mais variados perfis de consumo[bb] e renda. O cartão já é uma realidade mesmo nas famílias mais humildes. Com o fim da exclusividade na representação das bandeiras que começou a valer em julho, devemos ver maior competitividade no setor, o que se traduzirá em maior aceitação por parte de lojistas e prestadores de serviços. Ou seja, mais e mais cartões sendo emitidos.

Grandes lojas de varejo já descobriram que vender eletrodomésticos e itens em geral não é tão interessante quanto vender dinheiro. Você provavelmente tem um cartão de sua loja preferida. Pois é. Atenção: como já abordei no artigo “Cartão de crédito: verdades, vantagens e armadilhas”, o cartão deve ser considerado um instrumento, um meio de pagamento. Usá-lo com inteligência significa concentrar os pagamentos e as despesas para pagamento em dia único, no vencimento da fatura, e aproveitar promoções por acúmulo de pontos e benefícios. Tudo mais pode ser perigoso.

Simples assim?
Assim deveria ser. Não é. Com juros médios da ordem de 12% ao mês, o rotativo do cartão de crédito coloca em apuros milhares de famílias – a maioria delas completamente desinformada sobre os riscos do pagamento mínimo e da perigosa “bola de neve” que então começa a se formar. Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, falou sobre isso ao jornal Valor Econômico, edição de 2 de julho de 2010:

“Se o cliente chegar a usar o crédito rotativo, ele terá muita dificuldade em sair dele, pois as taxas são altíssimas e as empresas, pouco abertas a acordos. Não adianta quebrar a exclusividade das bandeiras se não forem criados mecanismos que tirem o cliente dessa situação de endividamento crescente”.

Segundo informações dos orgãos de defesa do consumidor, o cartão de crédito responde por 36,5% das reclamações ligadas à área financeira. Deste total, 77% são referentes a cobranças indevidas (produtos não comprados, seguros não solicitados, gastos não realizados etc.). Há ainda relatos de tarifas e taxas sem detalhamento e bitarifação (anuidade e taxa de inatividade, por exemplo). Mais sobre esta realidade pode ser visto em reportagem editada pela Band.

Duas dúvidas comuns
Para que o artigo seja o mais completo possível, destaco duas dúvidas recorrentes que costumo receber de leitores do Dinheirama:

  1. Os emissores de cartão e as bandeiras podem enviar um cartão sem que o tenhamos solicitado? Não! O envio do cartão não solicitado é considerado prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), sendo passível de multa e indenização. Leia mais sobre o tema no artigo “Você não solicitou o cartão? É multa!” e na ótima explicação do tema dada pelo escritório Bueno e Costanze Advogados;
  2. As tarifas, os juros e a questão do pagamento são responsabilidade da bandeira ou do banco emissor? A responsabilidade pelas questões financeiras relacionadas diretamente ao consumidor são responsabilidade dos bancos e/ou instituições financeiras independentes (caso dos varejistas), já que estes são os emissores dos cartões e cobram a maioria das tarifas associadas ao dinheiro de plástico.

Entra em cena a regulamentação
Diante de todo o exposto, resta a indignação dos consumidores. Com razão. Felizmente, as autoridades monetárias decidiram intervir e realizaram reunião entre o Banco Central (BC) e as empresas de cartão de crédito associadas à Abecs (Associação brasileira das empresas de cartões de crédito e serviços) a fim de discutir, inicialmente, as tarifas cobradas e sua transparência.

O que se pretende melhorar em relação às tarifas? Ainda segundo matéria do jornal Valor, a proposta de regulamentação do BC contempla 14 taxas, dentre as quais destacam-se:

  • Anuidade. BC quer diferenciar anuidade de cartão nacional, internacional e básico. Tarifa terá que ser informada na tabela dos bancos de forma anualizada para permitir comparação;
  • Programa de recompensa. BC quer que seja explicitada a diferença entre recompensa e benefício. Bancos dizem que não é possível separar essa tarifa da anuidade;
  • Compra no exterior. BC quer inclusão na anuidade;
  • Pagamento de contas na fatura (como luz, telefone e outras). BC considera não ser prestação de serviço e sim operação de crédito. Bancos argumentam que sem tarifa a conveniência pode ser suspensa;
  • Saque no país ou no exterior. Discute-se cobrar percentual sobre o saque ou taxa fixa;
  • Segunda via de cartão. Será criada tarifa específica na Resolução 3518 do Conselho Monetário Nacional (CMN), a exemplo da tarifa de cartão de débito já existente.

Segundo nota publicada pelo presidente do BC, Henrique Meirelles, e reproduzida em notícia veiculada no portal R7, a proposta de regulamentação de tarifas bancárias de cartões de crédito será enviada ao CMN até o final do mês de setembro. Por aqui, ficamos na torcida para que o cartão de crédito possa, cada vez mais, ser usado apenas e tão somente como meio de pagamento. Como arma, não mais! Até a próxima.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.