Home Investimentos Bolsa de valores: o ‘se’ não trabalha neste mercado

Bolsa de valores: o ‘se’ não trabalha neste mercado

por Marcos Moore
0 comentário

Bolsa de valores: o 'se' não trabalha neste mercado“Se eu tivesse comprado aqui…”, “Se eu tivesse vendido ali…”. As frases representam um sentimento muito comum entre os traders: o impulso não realizado. O trade que deveria ter acontecido, mas que, por algum motivo alheio a sua vontade, não ocorreu. A ordem não foi dada.

E o “se” vem normalmente acompanhado do “teria”, do “devia”. “Sabia que devia ter entrado em XPTO4!”; “Se tivesse entrado aqui teria tido x% de lucro!”. O mais estranho é a nossa memória seletiva. Quando a operação não corre bem, ninguém lembra de que quase efetuou a entrada. O investidor[bb] escapou de um prejuízo, mas não pensa “Ufa, se eu tivesse entrado ali teria tido um prejuízo…”.

Sofremos muito mais com o que não fazemos do que com o que realizamos. Óbvio? Estranho?

Fica facílimo operar no mercado se excluirmos as emoções ao comprar e vender. É o nosso emocional que atrapalha. Por várias vezes identificamos oportunidades dentro do nosso método, mas por algum motivo não emitimos a ordem. Depois que o movimento acontece, nos bate aquela frustração. E começam as lamentações: “Por que não entrei nessa operação que era tão clara?”.

Para evitar este mal que tanto atrapalha a atividade de trader, um dos caminhos é planejar o dia ou a semana com o pregão fechado e manter um diário detalhado de negociações. Neste diário de operações, além do básico – ponto de entrada e quantidades -, devem também constar informações como o motivo que o levou a entrar ou sair daquele papel. Pense no seguinte:

  • Qual seu sentimento no momento do trade?
  • Você sustentava ansiedade por não estar posicionado?
  • Sentiu medo de estar diante de mais um trade perdedor?
  • Ou sentiu ganância e por isso quis esticar um pouco mais o lucro?

Planejar o trade aprimora a disciplina de operar apenas os ativos que foram analisados. Registrar o aspecto psicológico do trade desenvolve o seu lado racional, mostra melhor como é o seu “eu investidor”. Ambas as atitudes são essenciais para quem quer ter uma postura profissional frente ao mercado[bb]. Bons negócios!

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.