Home Carreira O comodismo massacra o êxito

O comodismo massacra o êxito

por Plataforma Brasil
0 comentário

O comodismo massacra o êxitoNão conheço, nem nunca escutei ou li sobre qualquer iniciativa empresarial que tenha se sustentado solidamente ao longo do tempo ancorada na acomodação, na certeza ingenuamente inquestionável de que o sucesso e o êxito irão sorrir para sempre. O fato é que comodismo e êxito são inimigos mortais, antagonistas históricos e milenares.

Trata-se de um processo sutil e que, por mais paradoxal que seja, nasce justamente no próprio sucesso[bb]. É simples: basta um olhar em retrospectiva, em analogia à própria vida pessoal.

Em situações que ficaram no passado, enfrentamos (coloco no plural, pois não conheço um único ser humano que não tenha vivenciado isso) inúmeras adversidades e obstáculos. Para cada uma dessas situações oferecemos um tipo de resposta. Algumas foram plenamente enfrentadas, outras deixadas de lado. Algumas foram simplesmente ignoradas. Isso é recorrente, acontece com todos nós.

No entanto, é importante analisar o resultado disso no presente; ou no futuro, para aqueles enfrentamentos que estão ocorrendo agora. Certamente constataremos que aquele aspecto de nossa vida, seja o profissional, o familiar ou o campo sentimental, que no passado representou as maiores aflições, é justamente aquele que agora se encontra mais consolidado e equilibrado.

O fato é que aquilo que anda bem, que não nos aflige ou que está camuflado pela nossa ingênua crença de que nada de errado possa acontecer invariavelmente deixa de receber a nossa atenção. Deixa de ser alvo dos nossos esforços. O resultado é óbvio: pura deterioração. A vida é mutante, dinâmica. Não podemos nos esquecer jamais disso!

É a clássica e recorrente história do casamento[bb] perfeito, tido como líquido e certo no seu sucesso desde a sua origem, mas que com o passar dos anos vai morrendo, pouco a pouco, vítima da acomodação, da falta de cuidado. Na cega certeza de que tudo vai dar certo, nasce o fim.

O mesmo vale para a vida empresarial. Uma sucessão de sucessos e vitórias vão se acumulando ao longo do tempo e da trajetória de uma empresa, o que é ótimo e muito bem vindo, desde que não nos esqueçamos de que o abismo existe e está a espreita. Para cair nele basta a atitude do descuido, da displicência, da falsa certeza de que o jogo está ganho.

É por isso de defendo um certo ceticismo saudável e fujo de tudo aquilo que tente dopar o meu discernimento sobre as ameaças que existem e que sempre vão existir. Conscientes de sua existência, podemos atuar e preservar as nossas conquistas.

Não se casa apenas no dia do casamento. Casa-se todos os dias. Não se atinge o êxito profissional apenas nos seus momentos simbólicos ou na constatação de uma ótima fase, mas no esforço cotidiano. Não se pode considerar uma marca construída em definitivo, afinal a sua construção ocorre a cada ato, a cada nova decisão.

Em suma, o êxito que se sustenta nasce da certeza de que a glória é efêmera.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.