Home Finanças Pessoais A importância da mesada na educação financeira infantil

A importância da mesada na educação financeira infantil

por Ricardo Pereira
0 comentário

A importância da mesada na educação financeira infantilNa última semana, ao levar minha filha para a escola, fui parado por outro pai que conhece um pouco do meu trabalho e queria saber a respeito do tema “mesada”: ele queria saber se “dar dinheiro e conselhos financeiros aos filhos era ou não uma forma inteligente de começar a incluir o tema educação financeira na vida dos filhos”. Não vou reproduzir os diálogos que tive, mas acredito que vale a pena abordar esse tema mais uma vez por aqui, de uma forma muito franca e natural.

Quando pensamos em educação e crianças, independente se o tema é dinheiro ou não, o grande diferencial está no exemplo que o adulto representa. Isto é, na possibilidade de ensinar mais pelas ações que pelas palavras.

Em relação ao dinheiro, sou favorável em adotar a mesada (ou semanada), desde que a remuneração que a criança irá receber venha acompanhada de orientações e, principalmente, bons exemplos. A Bernadette Vilhena escreveu um excelente artigo sobre o tema: “Mesada: hábitos financeiros saudáveis ensinados desde cedo”.

Minha experiência, a vida real
Tenho uma filha de cinco anos e fico impressionado com a capacidade de assimilação que a pequena tem. Aprende tudo muito rapidamente. Desde os três anos ela guarda as moedas que recebe dos tios e avós e já colhe os resultados: no último natal conseguiu guardar mais de R$ 100 e teve a oportunidade de comprar um presente que ela mesma escolheu.

E não foi só isso. Ela comprou o presente, tomou um lanche no lugar que ela mesma escolheu e sobrou pouco mais de R$ 10,00 que ela, em comum acordo comigo e minha esposa, resolveu colocar em sua poupança. Incrível.

Decidi dar este pequeno testemunho para mostrar que é fundamental que a criança perceba, desde cedo, que o assunto dinheiro não precisa ser algo “estranho”. Pelo contrário, ele faz parte da pauta do dia a dia familiar. Ao acompanhar os gastos e sonhos de consumo[bb] de minha filha, tive a chance de ajudá-la a utilizar o dinheiro guardado com inteligência e vê-la agir de forma a não gastar tudo, pensando no futuro, em uma nova formação de poupança para outros sonhos e objetivos.

Exemplos valem mais do que dinheiro
A mesada precisa vir com o mesmo pensamento de prática, formação do cidadão e união: os pais, ao invés de se preocuparem com o valor ideal, precisam encontrar a forma ideal de utilizar a ferramenta dentro de um conceito de aprendizado.

Condeno o uso da mesada de forma condicionada às punições. Quando a criança comete um deslize, o mais correto é sempre sustentar o diálogo. Ao utilizar o corte da mesada como uma punição você poderá cometer um grande erro, afinal a criança ou o adolescente tem uma programação financeira, com sonhos, objetivos e compromissos. Você também os tem e não gostaria de, ao cometer uma falha, ter um percentual descontado de seu salário. Certo?

Alguns pais utilizam ainda a compensação financeira para indenizar a falta de tempo, presença ou apoio na vida do filho. Esse não é, definitivamente, o papel do dinheiro. Se você está nessa situação, entenda que seu filho precisa mais de sua presença, apoio e orientação que de dinheiro.

Franqueza e simplicidade: armas do sucesso financeiro
A grande verdade é que não existe uma receita pronta, afinal não estamos falando de um bolo. Acredito que, aos poucos, o dinheiro da mesada pode ser utilizado para o pagamento da maioria das despesas da criança, jovem ou adolescente[bb]. Incluam no pacote as despesas com escola e lazer e dessa forma ele saberá que esse valor será descontado da mesada, percebendo o quanto esses itens custam – aprendem a valorizar o esforço no trabalho.

A grande dica que posso dar é sempre utilizar de franqueza e simplicidade quando o assunto for dinheiro e as crianças estiverem por perto. Agir de forma natural, e não lembrar das finanças só quando o dinheiro for um problema. Nosso papel é fazer com que as novas gerações entendam que ter sucesso nas finanças não é pecado.

Como o Dinheirama pode ajudar você neste sentido?
Como parte de nosso extenso trabalho de educação financeira, criamos uma iniciativa específica para o universo infantil: Dinheirama Kids, um conjunto de materiais pedagógicos voltados para o aprendizado financeiro envolvendo escolas, pais e alunos. Oferecemos também a palestra “Educação Financeira Infantil”, que trata dos conceitos relacionados ao dinheiro (consumo, planejamento, investimento, poupança e economia) sob a ótica infantil. Se interessou? Fale conosco através de nosso formulário de contato.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.