Home Finanças Pessoais Mercado Primata #3: Satisfação Imediata versus Futuro Garantido

Mercado Primata #3: Satisfação Imediata versus Futuro Garantido

por Conrado Navarro
0 comentário

Resistir à tentação de comprar não é fácil! Abrir espaço para a educação financeira significa abdicar de hábitos ligados à emoção e abrir espaço para conceitos como planejamento, poupança, futuro, reserva e investimento. Significa, na prática, lidar melhor com a frustração de hoje para colher mais e melhor amanhã.

Simplesmente não pensamos no amanhã ou justificamos nossas atitudes no furado chavão “amanhã é outro dia”? Querer tudo ao mesmo tempo agora é saudável para nossos anseios de criar uma família mais unida e feliz? O que dizer das emergências quando simplesmente decidimos viver o presente como se não houvesse amanhã?

Mercado Primata #3: Satisfação Imediata versus Futuro Garantido
Ilustração: Denny Fischer

Educação financeira também considera o amanhã. Adiar o consumo para construir patrimônio é uma atitude mais inteligente que apenas contar com dinheiro emprestado para ter o que bem entender. O legado só existe quando há liberdade, portanto lembre-se sempre de: a) manter uma reserva de emergência para seu padrão de vida; b) investir pelo menos 10% de suas receitas em objetivos de médio e longo prazo; e c) tratar as finanças com respeito e naturalidade.

A tirinha foi criada a partir da sugestão do leitor Luiz Dorça. Faça como ele e ajude-nos a criar novos materiais. Entre em contato conosco com sua sugestão, roteiro ou crítica e tentaremos atendê-lo em uma futura versão do projeto.

Sucesso e até a próxima.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.