Home Internet Livro: Ser Rico É Possível

Livro: Ser Rico É Possível

por Conrado Navarro
0 comentário

Livro: Ser Rico É PossívelLivro: “Ser Rico É Possível”
Autor: Marcelo Elbaum
Editora: Academia
Páginas: 176
Preço médio: R$ 20,00
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

Como administrar seu dinheiro em tempos difíceis
A introdução do livro “Ser Rico É Possível” nos remete aos momentos vividos pela economia mundial com a chegada da crise de 2008, desencadeada pelo estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos e consequente colapso do sistema financeiro, amplamente lastrado em hipotecas de alto risco. O autor explica de forma didática o problema e lança uma conclusão importante: ao mesmo tempo em que toda crise trás problemas profundos, com ela também surgem oportunidades muito especiais.

Oportunidades, como estar pronto para aproveitá-las?
Partindo da crise, “Ser Rico É Possível” constrói e forma, através de capítulos bem definidos, conceitos essenciais para o bem-estar financeiro. Marcelo Elbaum aborda os fundamentos da educação financeira utilizando muitos testes e citações a pesquisas e estudos, o que enriquece a leitura e dá certo caráter prático às suas opiniões.

O verdadeiro papel da riqueza é questionado pelo autor, que confronta sua visão com a impressão geral das pessoas. Ter muitos bens e ostentá-los perante a sociedade nem sempre significa estar bem financeiramente. O excesso na tomada de crédito e o consumo exagerado formam famílias endividadas e cujo patrimônio existe enquanto existir condição de rolar empréstimos e financiamentos.

“Ser Rico É Possível” provoca o leitor a identificar sua real personalidade financeira. O desafio é seguido de um comentário bastante inteligente, um convite à reflexão:

“Porque entre a personalidade esquiva e a insaciável, encontra-se a ambição saudável. Entre a personalidade miserável e a esbanjadora está a aconselhável austeridade. E entre a personalidade gerencial e a caótica estão a ordem e o método imprescindíveis”

A prática da educação financeira
Com um viés prático, “Ser Rico É Possível” trabalha o planejamento financeiro através de três passos:

  1. Quais e quantas são as receitas familiares. Marcelo defende a tese de que as pessoas bem-sucedidas financeiramente são empreendedoras, possuem ambição e são dedicadas ao cuidado com as atividades capazes de gerar receita. Ele defende que é importante garantir o fluxo de caixa através de trabalhos relacionados com o verdadeiro talento, mas também com motivação;
  2. Como manejamos nossos gastos e quanto poupamos. O livro traz importantes dados sobre o consumo compulsivo, além de constatar que se trata de um transtorno de comportamento do qual ainda não é errado rir – basta lembrar que ele é muito retratado em tirinhas de jornais, novelas e séries de TV. A realidade é perigosa e apresentada com destaque para o uso do cartão de crédito e a compra de bens mais caros (carros e imóveis, por exemplo);
  3. Como administramos ou investimentos as nossas economias. Como não poderia deixar de ser, há espaço para discussões sobre a importância do tempo. O autor é enfático em relação ao prazo para acumular riqueza: ela não vem antes de dez anos de muito trabalho, poupança, esforço e investimento. Segundo Elbaum, aliar atitude, compromisso e disciplina a objetivos fortes é a chave para essa caminhada.

“Para viver com conforto a aposentadoria é preciso contar com economias específicas para esse propósito. Não devemos nos esquecer que quando Noé construiu a Arca, ainda não estava chovendo”

Avaliação Final
O mercado editorial para livros relacionados ao universo das finanças pessoais vem crescendo, o que é muito bom. “Ser Rico É Possível” tem seus méritos ao abordar a questão de forma pragmática, oferecendo métodos e testes para que o leitor possa agir enquanto aprende. Senti falta de textos mais extensos sobre as alternativas de investimento, já que há um espaço destinado para aposentadoria e formas de fazer o dinheiro render.

Algumas traduções e a linguagem poderiam ser mais adequadas à nossa realidade (o autor é argentino). Alguns exemplos: o termo independência financeira já é conhecido dos brasileiros; a tradução usou “independência econômica”. Ao ler “bônus”, o leitor terá que fazer a associação aos títulos. Também seria mais adequado usar fluxo de caixa ao invés de “fluxo de fundos”. Mudanças simples, mas que aproximariam ainda mais o leitor leigo do conteúdo da obra.

  • Linguagem e narrativa: 7
  • Exemplos práticos: 8
  • Temas abordados: 8
  • Preço: 9,5
  • Custo/Benefício: 8

O principal mérito de “É Possível Ser Rico” é abordar a construção de patrimônio como um estilo de vida muito diferente daquele vivido por inúmeras famílias de classe média, que optam por financiar e endividar-se de forma excessiva com o objetivo puro de “fazer parte” da sociedade. A paciência ao investir e controlar o dinheiro tende a trazer resultados muito mais interessantes para aqueles que se preocupam muito mais com o legado que com a impressão. Recomendo!

PROMOÇÃO E SORTEIO
Separamos dois exemplares de “Ser Rico É Possível” para sorteio e queremos que você participe da promoção. Para concorrer ao livro você precisa seguir o @Dinheirama no Twitter e enviar a mensagem abaixo a partir de seu Twitter pessoal:

Quer ganhar um livro “Ser Rico É Possível”? Siga o @Dinheirama e RT essa msg: http://ow.ly/4muse – #sorteiodinheirama

O sorteio acontecerá no dia 10/04, você tem 15 dias para participar. Quanto mais mensagens enviar, maior a sua chance de ganhar. Optamos por usar o Twitter para contar com sua ajuda na divulgação do @Dinheirama. Teremos mais resenhas e sorteios muito em breve. Participe e boa sorte!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.