02 ago Livros

Livro: Por Dentro da Bolsa de Valores

Livro “Por Dentro da Bolsa de Valores” explica o básico sobre mercado de ações e renda variável. Funcionamento, investimento e estratégias são abordados de forma didática.

por Conrado Navarro
há 3 anos

Livro: Por Dentro da Bolsa de ValoresLivro: “Por Dentro da Bolsa de Valores”
Autores: André Massaro e Antonio De Julio
Editora: Urbana
Páginas: 104
Preço médio: R$ 20,00
Livro 100% nacional!
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

Uma introdução ao mercado de ações
A leitura do livro “Por Dentro da Bolsa de Valores” começa com um rápido, objetivo e honesto recado dos autores André Massaro e Antonio De Julio: rentabilidades elevadas em aplicações de renda fixa, cujos riscos são muito baixos, não combinam com um país que deseja destacar-se no cenário global. Ganhos cada vez menores na renda fixa levarão, ainda que lentamente, cada vez mais investidores à bolsa de valores. Assim aconteceu com inúmeros países.

“Ou o Brasil vai para o Primeiro Mundo ou será um país que paga altas taxas de juros. É bastante improvável que tenhamos as duas coisas simultaneamente. Basta apenas dar uma olhada nas taxas primárias (equivalentes à nossa Taxa Selic) de alguns países de Primeiro Mundo. É comum vermos taxas de 1% ao ano ou ainda menores”

Os perigos do vício em renda fixa
Os autores de “Por Dentro da Bolsa de Valores” abordam a renda fixa de forma didática, resumida, mas compreensível. A questão levantada para iniciar o aprendizado em relação à bolsa de valores é simples: por que e como convencer investidores a se arriscarem no mercado de renda variável se é possível ter retornos polpudos na renda fixa, quase sem risco? A Selic, que já foi de 25% em 2002, hoje está em 12,5%. Onde estará daqui cinco, dez, vinte anos?

“A nossa cultura da renda fixa gerou algumas coisas engraçadas. Temos uma percepção de risco completamente distorcida e bizarra no que diz respeito a investimentos. A maioria das pessoas vê a bolsa de valores como um cassino, um lugar repleto de pessoas malucas e estressadas, gritando umas com as outras, onde prevalecem a malandragem e a esperteza. Por outro lado, essas mesmas pessoas acham que abrir uma franquia de café expresso tendo o cunhado como sócio é a melhor coisa do mundo…”

O básico sobre bolsa de valores
A abordagem didática oferecida pelos autores do livro nos leva por questões recorrentes quando o futuro investidor lida pela primeira vez com a bolsa de valores. Algumas questões abordadas são:

  • O que é a bolsa de valores?
  • Para que servem as bolsas de valores?
  • Como as bolsas de valores são organizadas?
  • Quem “manda” na bolsa de valores?
  • O que é um corretor de valores?

A importância de compreender o mercado e como ele funciona
O livro “Por Dentro da Bolsa de Valores” dedica um capítulo a explicar a relação entre empresas e investidores. Com respostas objetivas, o leitor entenderá o papel das empresas no mercado de renda variável, suas razões para abrir ou não capital e quais devem ser os pontos principais de atenção do futuro investidor (distribuição de dividendos, tipos de ações, governança corporativa, segmentação do mercado etc.).

Detalhes de funcionamento da bolsa também são apresentados
O livro traz, no Capítulo 3, explicações sobre como funciona a bolsa de valores na prática. Usando exemplos, o livro aborda desde a nomenclatura das ações até o mecanismo conhecido como circuit breaker, passando pelos agentes de custódia, horários de funcionamento do pregão e tipos de ativos negociados no mercado.

O Capítulo 4 começa a pergunta clássica dos investidores de primeira viagem: “Como ganhar dinheiro com o mercado de ações?”. Os autores abrem espaço para questões mais práticas, abordando a variação de preço nos ativos, custos envolvidos nas operações (impostos, corretagem, custódia etc.) e a dinâmica das ordens de compra e venda – detalhando o funcionamento do chamado Home Broker.

O espaço dedicado para as estratégias de investimento (Capítulo 5) é bastante resumido, concentrando-se em apresentar de forma introdutória definições de mercado (aleatoriedade, eficiência de mercado e longo prazo) e escolas de análise (Fundamentalista e Técnica). Os Capítulos 6 e 7 são ótimos aliados de quem pretende investir pela primeira vez, já que erros comuns, tendências e comparações com outros tipos de investimento são mostrados de forma didática.

Avaliação final
É importante alertar que o livro posiciona-se como um guia básico sobre a renda variável e o conhecimento que cerca a decisão de investir em ações. Capítulos curtos, mensagens objetivas e rápidas dão o tom da leitura, agindo como que um tradutor do essencial sobre renda variável a que muito poucos têm acesso.

Com pouco mais de 100 páginas, “Por Dentro da Bolsa de Valores” cumpre bem seu papel de ambientar o leitor e fazê-lo sentir-se mais confortável com termos e situações do mercado de renda variável. Seu principal mérito é o claro objetivo de desmistificar o investimento em ações e colocá-lo em linguagem simples, a preço acessível. Vejamos as notas:

  • Linguagem e narrativa: 9
  • Exemplos práticos: 7
  • Temas abordados: 8
  • Preço: 9,5
  • Custo/Benefício: 8,5

A leitura de do livro é rápida e desperta interesse em aprofundar-se no tema. A gama de títulos relacionados ao tema dificulta a escolha, principalmente se levarmos em conta os investidores mais jovens e sem conhecimento algum do assunto. Neste sentido, “Por Dentro da Bolsa de Valores” tem papel fundamental: é barato, fácil e rápido de ler. Um pequeno grande livro para quem precisa do “bê-á-bá” da renda variável. Recomendo.

PROMOÇÃO E SORTEIO
Separamos três exemplares de “Por Dentro da Bolsa de Valores” para sorteio e queremos que você participe da promoção. Para concorrer ao livro você precisa seguir o @Dinheirama no Twitter e enviar a mensagem abaixo a partir de seu Twitter pessoal:

#sorteiodinheirama Quer ganhar o livro “Por Dentro da Bolsa de Valores”? Siga o @Dinheirama e RT a msg: http://migre.me/5przo

O sorteio acontecerá no dia 15/08, você tem pouco mais de 10 dias para participar. Quanto mais mensagens enviar, maior a sua chance de ganhar. Optamos por usar o Twitter para contar com sua ajuda na divulgação do @Dinheirama. Teremos mais resenhas e sorteios muito em breve. Participe e boa sorte!

Conrado Navarro

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro
  • http://ilustracoesdennyfischer.blogspot.com Denny

    Legal essas dicas de livros, as pessoas acham que aplicações na bolsa é golpe de sorte e na verdade é só uma questão de estudar o mercado, saber usar as fontes certas sobre o assunto. Lembro de uma frase que li aqui mesmo no blog, se a bolsa de valores não desse dinheiro não haveria tanta gente investindo, sequer existiriam aplicações hoje em dia se esse “papo de ações” fosse “furada”.
    Valeu pelas dicas Conrado!