Home Internet Livro: Tranquilidade Financeira

Livro: Tranquilidade Financeira

por Ricardo Pereira
0 comentário

Livro: Tranquilidade FinanceiraLivro: “Tranquilidade Financeira”
Autor: Humberto Veiga
Editora: Saraiva
Páginas: 174
Preço médio: R$ 29,90
Livro 100% nacional!
Compre o livro no Submarino [clique aqui]

Saiba como investir no seu futuro
A pressa tem sido a tônica de muitas mensagens que recebemos e no contato que temos com clientes e leitores. A maioria quer saber como organizar as finanças de modo rápido, seguro e eficiente. Outros tantos querem a “fórmula da riqueza”, como se ela existisse e fosse “enlatada”. Construir patrimônio e liberdade é o aspecto que valorizamos e o livro “Tranquilidade Financeira” trata exatamente disso.

Não é segredo para ninguém que uma das grandes referências para o Dinheirama e sua equipe é o trabalho desenvolvido pelo economista Humberto Veiga. Além de autor do excelente Blog do Beto Veiga, ele é doutor em economia pela Universidade de Brasília e autor do livro “O Que as Mulheres Querem Saber Sobre Finanças Pessoais” (Ed. Thesaurus). Com linguagem acessível e conhecimento de sobre, Beto “fala” de economia e planejamento como poucos.

O que fazer com o dinheiro?
A primeira constatação importante apresentada em “Tranquilidade Financeira” é a de que estamos vivendo mais. A expectativa de vida tem crescido a cada medição. O grande avanço da medicina, somado ao desenvolvimento e ascensão social das pessoas, colocou boa parte de nossa população nessa nova perspectiva.

Se vamos todos viver mais, como organizar nossas finanças para que esse maior tempo de vida, boa parte dele na terceira (e melhor) idade, seja “vivido” com qualidade e boas perspectivas? Essa tarefa não deve ser responsabilidade apenas do governo ou da empresa onde você trabalha.

“As constantes mudanças na previdência, a fragilidade das contas públicas, a diminuição da estabilidade dos empregos e o surgimento de uma nova maneira de poupar para a aposentadoria fizeram que a responsabilidade pela segurança financeira e por garantir o futuro ‘saísse’ das mãos do governo e passasse para as nossas”

A previdência no Brasil
O brasileiro que ainda conta com a aposentadoria oficial para sobreviver no futuro encontra em “Tranquilidade Financeira” dados e argumentos que o convidam a uma reflexão sobre a realidade. O livro convida o leitor a fazer algumas contas simples e ensina a matemática financeira que as cerca. Por exemplo, quanto você precisará para viver uma aposentadoria tranquila? Com quantos anos quer começar a investir? Quando quer acumular? Onde investir?

O maior tempo de vida eleva sobremaneira o número de segurados e pessoas que irão usufruir por mais tempo dos benefícios previdenciários – lembre-se que estamos falando de um número muito maior de idosos e pouco aumento da população economicamente ativa (fase de contribuição). A questão é importante. Será que nossa já tão combalida Previdência Social irá suportar esse aumento?

“Os financiadores, em um sistema previdenciário cujo regime seja o de repartição, estão diminuindo enquanto os financiados estão aumentando. Os reflexos desse movimento são um aumento no custo da previdência pública no Brasil em termos tributários, e, adicionalmente, uma pressão da sociedade no sentido de rever os termos do contrato previdenciário”

Planejamento, um passo sempre fundamental
O autor deixa clara a importância do planejamento financeiro. A leitura de “Tranquilidade Financeira” faz com que algumas perguntas fundamentais sejam respondidas:

  • Quanto é preciso acumular para realizar os seus sonhos?
  • Plano de previdência privada é a melhor opção?
  • Como diversificar e balancear os investimentos?
  • É possível fazer a reserva financeira sozinho?
  • Como avaliar a melhor opção tributária para os planos de previdência?
  • Qual a diferença entre PGBL e VGBL? Qual o melhor? Por quê?

Uso intenso de testes e exemplos
Uma característica muito positiva chama a atenção no livro: Beto Veiga usa e abusa de exemplos reais e testes para facilitar a compreensão e o aprendizado do leitor. Afinal, o desafio de convencer o leitor a planejar seu futuro precisa ser amplamente amparado pelo estudo de situações do cotidiano. Os testes ajudam o leitor a escolher que caminho seguir; as contas dão o tom da diferença que faz o conhecimento.

Capítulos bem organizados
Com uma leitura bem estruturada, o leitor consegue aprofundar seu aprendizado de forma direta e sem “solavancos”. A estrutura do livro é tal que os temas são aprofundados e explorados à medida que as lições são aprendidas e exploradas. A apresentação da situação previdenciária brasileira é acompanhada de um roteiro pessoal de avaliação (sua situação, planejamento pessoal etc.) e só então as alternativas disponíveis são apresentadas e estudadas.

Cabe um destaque ao Capítulo 7, dedicado à decisão de buscar apoio em empresas/profissionais de consultoria financeira para investimentos. O autor destaca a importância de se cercar de cuidados para contratar esse tipo de serviço: os consultores ligados a instituições financeiras nem sempre oferecem os melhores produtos e serviços, já que os mesmos possuem muitas vezes metas e conflitos de interesse.

Avaliação final
O também escritor e consultor financeiro Mauro Halfeld fez uma análise precisa do livro “Tranquilidade Financeira”, que publico aqui por retratar bem o que sinto em relação à obra:

“Humberto Veiga, neste livro, apresenta um interessante estudo sobre o valor a se acumular para uma aposentadoria tranquila, bem como uma análise detalhada das opções atuais de previdência privada. Partindo da avaliação da situação financeira, ele explica como é possível desenvolver um plano de investimentos que permita atingir os objetivos estabelecidos”

Resumindo, quem busca informação de qualidade e alternativas interessantes para a aposentadoria encontrará um manual didático, fácil de ler e completo com um bônus fundamental: uma linguagem acessível, longe do “economês” e recheada de exemplos. As notas são:

  • Linguagem e narrativa: 9,0
  • Exemplos práticos: 9,5
  • Temas abordados: 9,0
  • Preço: 8,0
  • Custo/Benefício: 9,0

Não cansamos de insistir que quanto mais cedo começar a pensar no seu futuro, melhor ele vai ser. Em “Tranquilidade Financeira”, Humberto Veiga detalha essa máxima e traz uma visão prática sobre como construir um plano financeiro de sucesso para aproveitar a aposentadoria – não importa se ela significa parar de trabalhar por vontade própria ou o desejo de curtir a melhor idade e ter mais qualidade de vida. Recomendo!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.