Home Economia e Política O esgotamento do antiamericanismo

O esgotamento do antiamericanismo

por Plataforma Brasil
0 comentário

O esgotamento do antiamericanismoPor Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Aqueles que estão acostumados a acompanhar os meus artigos e escritos sabem bem que não sou lá um arauto das belezas, maravilhas e proezas do “Tio Sam” – antes opto por uma postura editorial crítica e talvez mais ácida do que muitos gostariam. Mas o que fazer? Dizem que escrever é refletir a alma, e a minha é um pouco assim mesmo (e estou feliz com isso).

Por favor, peço a gentileza de não me recomendarem nenhum curso de autoajuda corporativa. Prefiro um campo de reeducação trotskista – pelo menos assim, após o período de internação, estarei ainda mais preparado para combater essa tragédia ideológica. Mas o “bobajal corporativo” realmente se assemelha a uma tortura, e das mais cruéis.

Reflexões sobre o modelo norte-americano
Voltando ao assunto principal, fico impressionado com esse ideário de argumentação – o antiamericanismo – que pouco a pouco foi extrapolando os limites das cartilhas de esquerda e dos militantes contra o “imperialismo” e atingindo algumas parcelas da classe empresarial e executiva, antes rigorosamente plácida e hipnotizada com as belezas do Tio Sam.

Na minha postura crítica, sempre que abordei essa temática me esforcei para escapar das armadilhas dicotômicas (sabidamente a mãe de quase todas as burrices modernas) e me distanciei do céu, mas também do inferno, ficando finalmente com a terra, onde a vida real de fato acontece.

A força da competição
E nela, surge o conceito de competição, que origina a forma que sempre preguei como correta para encaramos os EUA – competidores de alto nível e parceiros amigos para muitas (não todas!) horas.

Seria pura cegueira não reconhecermos a força pujante de sua diversificada economia, a quantidade de agraciados com o prêmio Nobel em suas universidades, o inegável sucesso no campo científico-tecnológico e o estímulo ao empreendedorismo como valor nacional – com forte ancoragem em leis e políticas públicas de origem secular.

Nem tudo é tão interessante, é claro.
Existe, claro, o propalado lero-lero corporativo, repleto de modinhas de ocasião firmadas por narrativas do tipo “agora a última onda é isso ou aquilo”, uma chatice sem fim, sem contar as práticas de gestão frequentemente rebatizadas com novos termos, apenas para garantir a impressão de premente inovação – algumas delas já conhecidas desde a década de 30.

Também é ridícula a autoconfiança exagerada que observamos em alguns norte-americanos desprovidos de maior senso crítico. Dizem que uma destacada autoridade do governo Bush, na véspera do estouro a crise de 2008, disse textualmente à Christine Lagarde, na época ministra das finanças da França – preocupadíssima com o posicionamento americano diante da crise bancária – que ela não tinha noção do que era a força da economia norte-americana. Pois é, ela sabia muito bem.

E como fica o Brasil?
O que venho observando no também risível “triunfalismo brasileiro” – e afirmo risível não por descrença no nosso potencial ou força econômica, mas por acreditar que silêncio e propósitos firmes falam mais alto por uma nação do que trombetas e fanfarras – é a total perda de noção da realidade. Isso me assusta, pois enfraquece nosso senso de urgência e necessidade. A velha história francesa da cigarra e da formiga.

Para os detratores do americanismo (os antiamericanos), sugiro uma observação detalhada nos feitos do dito país (e é certo que os equívocos naturais a qualquer grande potência não podem escapar desta análise). Atentem também para os valores que norteiam o senso de liberdade e de moderna democracia dos EUA.

Aos adoradores, recomendo uma calibragem de conceito, dotada de senso de competição, uma certa dose de autoconfiança (que sempre faz bem) e, sobretudo, que enxerguem o que de bom podemos aprender com os nosso parceiros do norte.

Em suma, acredito que devemos nos inspirar nos seus valores democráticos mais caros, capazes de garantir efetivo arejamento econômico e forte espírito de inovação. Melhor aprender com isso que com suas modinhas de liquidação. Concorda? Até breve. Abraços.

Foto: sxc.hu.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.