26 nov Empreendedorismo Entrevistas Internet

Dinheirama Entrevista: André Macedo, CEO do ZeroPaper.com.br

André Macedo, CEO do ZeroPaper.com.br, fala sobre gestão financeira para empreendedores, ferramenta de controle financeiro e a importância do fluxo de caixa.

por Conrado Navarro
há 2 anos

Dinheirama Entrevista: André Macedo, CEO do ZeroPaper.com.brNossa principal abordagem neste blog diz respeito a como cuidamos das finanças pessoais, da família e das decisões que tomamos enquanto consumidores e investidores. No entanto, educação financeira também é assunto para empresários e empreendedores, afinal de contas nenhuma empresa alcançará o sucesso sem administração financeira. Certo?

Hoje o papo é voltado para quem quer cuidar do próprio negócio e deseja fazer isso com atenção e lidando bem com as finanças. Conversei com André Macedo, CEO do Zeropaper.com.br, uma plataforma web gratuita que combina software e serviços, desenvolvida para aumentar as chances de sobrevivência de micro e pequenas empresas.

A startup tem como proposta facilitar ao máximo o controle de receitas e despesas empresariais, colaborando para um fluxo de caixa melhor administrado. Como destaque, o sistema faz ainda comparações de despesas comuns em mercados similares, ajudando os clientes cadastrados a tornar seus negócios ainda mais eficientes.

Acompanhe o papo com o André:

André, o mercado das startups cresce a cada dia no Brasil. Vocês estão fazendo um grande trabalho e tiveram a oportunidade de ter ao lado a 21212.com como aceleradora. Conte um pouco para nossos leitores sobre essa experiência.

André Macedo: Nós tínhamos uma boa ideia e experiência no mercado financeiro, mas não sabíamos como concretizar essa idéia de forma profissional. Foi aí o papel fundamental da aceleração na 21212.com para o desenvolvimento da nossa startup.

A aceleradora nos ofereceu uma excelente estrutura física para trabalhar e um time de mentores especialistas em diversos mercados – assim a nossa equipe absorveu todo tipo de experiência. Toda essa estrutura foi essencial para a equipe ZeroPaper, pois nos auxiliou a ter foco total no nosso projeto, além de explorar todo o potencial da equipe.

Aprendemos a concentrar energias para o que realmente é importante dentro do projeto e aprendendo técnicas para validar nosso modelo de negócio com mais precisão junto ao cliente. O principal foi o amadurecimento pessoal e profissional de cada integrante da ZeroPaper.

Sempre que pensamos em finanças lembramos da importância de registrar as receitas e despesas e utilizar essas informações de forma organizada e planejada. Quando pensamos no pequeno empresário é fundamental ter esse mesmo controle com as informações financeiras da empresa, nesse contexto o que o ZeroPaper pode oferecer? Quais os diferenciais que o software oferece?

A. M.: Hoje, 82% das micro e pequenas empresas brasileiras não fazem controle eficaz de suas finanças. Normalmente sabem o que ganham, mas não sabem com que gastam, sendo que o grande vilão das empresas são as despesas. Muitos dos métodos utilizados são recursos ultrapassados, como planilhas eletrônicas, anotações em papel e caneta, ou um controle através do extrato bancário.

Tais métodos são, muitas vezes, insuficientes para refletir a realidade da saúde financeira da empresa. Esses controles apenas apresentam receitas e despesas, nada mais. O ZeroPaper.com.br proporciona um controle seguro, simples e rápido das receitas e despesas de qualquer empresa.

O sistema oferece ferramentas, como relatórios específicos, e-mail diário contendo as receitas e despesas para o dia agendado, possibilidade de fazer previsões financeiras, auxiliando assim o empresário a planejar o destino do seu dinheiro, além de muitos outros recursos essenciais para ter uma vida financeira saudável.

Acredito que um dos pontos que mais desperta o interesse dos usuários é a questão da segurança. Sobre esse quesito, como a empresa se preparou para tornar o software extremamente confiável?

A. M.: O ZeroPaper é um sistema de controle financeiro muito seguro e fácil de usar. Concordamos que a segurança é fundamental e, por isso, em todos os acessos é implementado a criptografia SSL, a mesma utilizada em bancos. Adotamos uma política de backup extremamente pontual, onde a cada 24 horas é criada uma cópia de segurança.

Além disso, passamos por várias rotinas periódicas de testes de vulnerabilidades (falhas do sistema e portas abertas) e, a qualquer momento em que detectamos uma prática anormal, um alerta é enviado à nossa equipe de segurança com detalhes da transação. Além de tudo, permitimos ao nossos usuários que façam uma cópia dos seus dados no momento em que eles desejarem.

Olhando mais à frente, é razoável afirmar que as empresas de internet irão se beneficiar ainda mais com a massificação da internet no Brasil. Muito se fala sobre a importância da presença digital das empresas e muitos acreditam, que elas inclusive são fundamentais para a conversão de novos clientes. Como a ZeroPaper está enxerga essa realidade?

A. M.: O empreendedorismo está crescendo rapidamente e, consequentemente, a competitividade também. Os empresários estão cada vez mais buscando recursos na internet que tornem seus negócios mais eficientes. Estão informatizando suas empresas, utilizando a internet para fechar negócios e principalmente para buscar ferramentas que ajudem-lhes na administração empresarial.

A ZeroPaper consegue clientes somente por meio da internet. Atualmente, recebemos, em média, 5 mil clientes por mês e todos, sem exceção, encontraram nossa ferramenta através de buscas em grandes portais de informações e nas redes sociais. Assim, acreditamos que a presença online não só é importante, como será fundamental para aproveitar ao máximo o potencial dos novos negócios.

A Internet tem muita coisa boa para oferecer e nossa ferramenta é uma delas. O empreendedor tem, ao mesmo tempo, oportunidades e onde buscar apoio.

Ao analisar o ZeroPaper, nossa equipe percebeu que o sistema oferece a facilidade para que os gastos com taxas, impostos e juros sejam facilmente percebidos e controlados. Você, que comanda uma empresa que está começando a crescer, também é vítima da falta de incentivos para as empresas iniciais. O que você poderia passar de sua experiência para o pequeno empreendedor que muitas vezes se desanima com a alta carga tributária em nosso país?

A. M.: Uma das formas de compensar as altas cargas tributárias e a falta de incentivo por parte do governo é tentar maximizar cada vez mais o lucro em nossas empresas. Quando começamos a conceber o ZeroPaper, pensávamos em como seria um sistema ideal para nós que resolvesse também este problema. É ai que entra a vantagem de utilizar o ZeroPaper.

Por meio do monitoramento das despesas, nós orientamos nossos clientes a como evitar pagar juros, despesas desnecessárias e tentamos fazê-los economizarem ao máximo. Ter uma gestão financeira eficiente é importante para o crescimento de qualquer empresa.

Quando pensamos no nosso problema, encontramos a solução, que era criar uma ferramenta simples e fácil de usar, mas ao mesmo tempo suficientemente poderosa e inteligente para oferecer uma gestão financeira descomplicada, que não tomasse tempo das outras tarefas do pequeno empresário, já que ele precisa estar muito ativo em todas as decisões da empresa.

Olhando para frente, o que pode nos contar sobre os planos futuros para a empresa?

A. M.: De acordo com o SEBRAE, a falta de gerenciamento financeiro é uma das maiores causas da mortalidade empresarial no Brasil. Assim, fizemos um sistema inteligente e grátis para tentar resolver este problema. Os autônomos, profissionais liberais e os donos de micro e pequenas empresas precisavam de um sistema que realmente ajudasse a administrar suas finanças.

A intenção agora é aprimorar nossa ferramenta, aumentar ainda mais sua inteligência, implementar vários indicadores e consolidar-nos como a melhor ferramenta de apoio a pequenos negócios no Brasil.

André, muito obrigado pela entrevista. Por favor deixe um recado final para o leitor do Dinheirama.

A. M.: A mensagem fundamental para o empresário é: controle todas as receitas e despesas da sua empresa. Faça isso acompanhado de uma previsão mês a mês dos encargos para que, ao final do ano, não tenha que recorrer a altas taxas de juros. Convido-o a conhecer e utilizar o ZeroPaper.com.br. Aproveito para parabenizar a toda equipe do Dinheirama pela qualidade do trabalho. Um abraço e até a próxima.

Foto: divulgação.

Conrado Navarro

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro
Importante: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.
  • Claudio Raviel

    De onde vem a receita financeira da ZeroPaper se seu produto é gratuito?