Home Finanças Pessoais Planejamento anual: um empurrão para colocar as contas em ordem

Planejamento anual: um empurrão para colocar as contas em ordem

por Adriana Spacca Olivares Rodopoulos
0 comentário
Planejamento anual: um empurrão para colocar as contas em ordem

Planejamento anual: um empurrão para colocar as contas em ordemComo venho pontuando nos artigos recentes, nossa cabeça está cheia de armadilhas e a maioria de nós compartilha algumas preferências mentais, digamos assim. Lembram-se quando eu disse (clique aqui para ler) que andar com notas grandes na carteira nos faz gastar menos sem que tenhamos consciência disso?

Pois é, um bom empurrão para quem quer começar a poupar ou diminuir os gastos é a adoção de uma planilha de orçamento anual, como as que o Dinheirama disponibiliza em sua seção de downloads e através de sua ferramenta gratuita online, o Dinheirama Online (clique para conhecer).

A primeira grande vantagem do planejamento anual é que estamos lidando com cifras muito maiores do que quando fazemos um orçamento mensal. Saber exatamente qual é a nossa receita no ano pode, em muitos casos, nos fazer parar para pensar para onde está indo o nosso rico dinheirinho.

E, também pelo simples fato de estarmos lidando com um montante de dinheiro muito maior do que o que estamos acostumados, isto desperta em nós uma vontade extra de não gastar, ou melhor, de redirecionar nossos gastos.

Além disso, quando adotamos essa visão mais de “longo prazo”, não nos “esquecemos” das despesas sazonais, como os impostos, matrícula e material escolar, renovação de seguro, despesas de final de ano e etc.

Para quem tem renda variável, este tipo de planilha também ajuda a evitar os “meses de aperto” que a gente sabe que vão chegar, mas normalmente só são lembrados quando chegam.

Outra vantagem do uso de planilhas de planejamento anual se refere às parcelinhas que acumulamos ao longo do ano, que quando somadas ganham outra dimensão, o que normalmente assusta e nos faz parar para pensar.

Ah, criar uma conta “despesas com juros” também é ótimo para conseguir enxergar empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, parcelamentos e financiamentos como perda e nos tornar menos vulneráveis ao apelo quase irresistível do crédito.

Mas sem dúvida alguma, a planilha anual, por nos dar esses vários choques de realidade, pode ser um excelente instrumento de exercício do adiamento de gratificações, de troca de prazeres fugazes, imediatos e pequenos por realizações maiores e mais significativas para a sua vida.

Só mais uma coisinha: como orçamentos e planilhas não fazem milagres sozinhos, revise, ajuste, veja se o avião está na rota e cheque se a “tripulação está colaborando”.

Chame a família para essas revisões e, para não virar o “chato” (ou “chata”) da casa, assim que começar o planejamento eleja pessoas diferentes da família para “presidir” diferentes revisões, assim todo mundo se sente igualmente responsável pelo processo e igualmente feliz por atingir os objetivos!

Até a próxima! Foto de freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.