25 fev Imposto de Renda

IRPF 2013: download do programa para Declaração de Imposto de Renda

IRPF 2013 – Faça download do programa para Declaração de Imposto de Renda direto do site da Receita Federal e comece a preencher sua declaração anual.

por Conrado Navarro
há 1 ano

IRPF 2013: download do programa para Declaração de Imposto de RendaJá está disponível para download, no site da Receita Federal, o Programa Gerador da Declaração (PGD), para fazer a Declaração de Imposto de Renda 2013 – IRPF 2013. Você já pode baixá-lo e, assim, começar a preencher sua Declaração de Ajuste Anual referente ao ano de 2012.

O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda 2013 vai de 1º de março a 30 de abril. O Receitanet, programa para a transmissão da declaração, também já está disponível no site. Uma facilidade foi implementada no programa deste ano: empresas usadas na declaração passada poderão ser “puxadas” para a declaração deste ano.

Ou seja, existe uma opção em que você pode reproduzir as empresas relacionadas em declarações anteriores (pagadoras ou recebedoras). Ao clicar na palavra “todos”, a relação das entidades passará a integrar imediatamente o Programa atual, sem a inclusão de quaisquer valores, o que deverá ser feito manualmente.

Na hora de preencher sua Declaração de Imposto de Renda, atenção para o maior detalhamento da ficha de rendimentos isentos e não tributáveis e a separação das fichas pagamentos efetuados e doações efetuadas. O índice de correção da tabela de imposto de renda foi de 4,5%. Assim, ficam obrigados a entregar a Declaração de Ajuste Anual os contribuintes que receberam a partir de 24.556,65 reais em rendimentos tributáveis em 2012.

Quem optar pela declaração simplificada terá direito ao mesmo percentual de abatimento que no ano passado, 20%. O limite de desconto, porém, subiu para 14.542,60 reais. Quem usar a declaração completa poderá contar com abatimento de 1.974,72 reais por dependente, até 3.091,35 reais com gastos de educação e até 985,96 reais para os pagamentos feitos para o INSS de um empregado doméstico (desde que esta quantia não ultrapasse 6% do IR devido).

As regras e os detalhes sobrem quem precisa declarar Imposto de Renda e como deve ser feita a Declaração de Imposto de Renda já foram publicados por aqui – clique e leia mais. Segundo informações oficiais, a Receita Federal espera que, neste ano, sejam entregues 26 milhões de declarações, um recorde em relação aos anos anteriores.

Para download dos programas do IRPF 2013, clique aqui.

Guia Dinheirama de Imposto de Renda 2013:

Fonte: R7. Imagem de freedigitalphotos.net.

Conrado Navarro

Educador financeiro, tem MBA em Finanças pela UNIFEI. Sócio-fundador do Dinheirama, autor dos livros "Dinheiro é um Santo Remédio" (Ed. Gente), “Vamos falar de dinheiro?” (Novatec) e "Dinheirama" (Blogbooks), autor do blog "Você Mais Rico" do Portal EXAME e colunista da Revista InfoMoney. No Twitter: @Navarro.

Leia todos os artigos de Conrado Navarro
Importante: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.