Home Finanças Pessoais Adolescência: alvo fácil para o consumismo

Adolescência: alvo fácil para o consumismo

por Bernadette Vilhena
0 comentário
Consumismo - Dinheirama

O valor que os jovens dão ao consumismo e como eles fazem uso de marcas para se autoafirmarem junto à sociedade é sem dúvida muito preocupante.

Quer seja o celular tal, a calça X, quer seja a roupa Y, a maquiagem milagrosa! A oferta de produtos é certamente absurda e dispara o desejo do “sempre quis um desse”, “isso é tudo que eu quero” ou “eu preciso muito disso”.

No entanto, os desejos são atendidos, a satisfação é momentânea e o ciclo de falsas necessidades reinicia.

Nesse sentido, o assunto é incômodo para alguns, inexistente para outros e necessário para todos nós, pais ou não.

De acordo com o pesquisador da UFMG Paulo César Pinho Ribeiro, essa é uma tendência entre os jovens.

Sem dúvida, há um consumo exagerado de tudo: dinheiro, imagem, roupas, perfumes, adornos, grifes, amor, sexo, bens de consumo e substâncias lícitas e ilícitas. Desse modo, o planeta em que vivemos está em crise.

De um lado, consumismo exagerado e avanços tecnológicos que nos surpreendem a cada dia. Por outro lado, há fome, miséria e desigualdade.

Assim, estamos em um mundo onde o ter é mais importante do que o ser. Neste mundo consumista, os adolescentes são o alvo mais fácil dessa escalada sem rumo, sendo hoje chamados de filhos do consumismo.

Educar contra o consumismo

Com toda a certeza, não é fácil educar um filho em um mundo cercado de valores superficiais.

Dessa maneira, precisamos estar centrados em nossa responsabilidade como pais e não podemos deixar que essa missão fique comprometida por conta da nossa vida agitada.

O cotidiano cada vez mais exigente entra em choque com o nosso compromisso de educar, assim os dias precisam ser vividos com sabedoria e olhar atento. O importante é ter essa consciência e fazer com que o tempo passado junto aos filhos tenha qualidade, para que eles cresçam bem, com saúde física e emocional.

São aspectos fundamentais dessa relação:

  • Estabelecer de um diálogo sincero e próximo;
  • Saber que o nosso exemplo vale mais que muitas palavras;
  • Entender o que é ser adolescente nos dias de hoje;
  • Dar carinho e limite na dose certa;
  • Buscar entender a personalidade do seu filho, o que é importante para ele e como ele compreende o mundo;
  • Desenvolver a confiança mútua e respeito pelo espaço de ambos;
  • Ter atenção para não cair na armadilha de funcionar no automático e achar que tudo isso é normal, “moderno”.

Adolescentes e o consumismo

Quando as pesquisas apontam que os adolescentes estão muito voltados para o consumismo, precisamos nos perguntar o motivo para tantos desejos materiais. Alguns fatores são conhecidos dos pesquisadores

  • Uso de marcas e bens eletrônicos para se sentirem parte da turma
  • Uso de determinadas marcas para afirmação social
  • Desejo de ser igual ao outro
  • Carência emocional
  • Consumo de cosméticos por parte das meninas para atenderem ao padrão de beleza ditado pela mídia etc.

O adolescente está na fase de construção de sua identidade e ainda não tem o aparato psíquico desenvolvido o suficiente para lidar com a avalanche de “necessidades impostas” pelo meio em que vive. Ele acredita que isso faz parte da vida e fará o possível para se encaixar nos padrões ditados por uma sociedade consumista e superficial.

Aqui é o ponto importante que eu gostaria de salientar. Sabemos que na adolescência os amigos passam a ter um lugar de destaque na vida dos filhos.

Nessa fase os valores assimilados em casa serão confrontados com os valores dos amigos. Nessa fase, a presença dos pais é tão importante quanto na infância.

Valores mais importantes que posses

Os ensinamentos sobre o valor da amizade, do respeito e da diversidade humana deverão se tornar mais profundos. É preciso levá-los ao encontro consigo e trazê-los para dentro de si, já que o mundo direciona muito para o externo. Ensinar o equilíbrio entre o ser natural, com suas necessidades de sobrevivência, de busca e do uso da matéria, e o ser espiritual, onde as aspirações são mais profundas e definitivas para sua evolução. O ser natural busca e o espiritual encontra!

É preciso assumir a responsabilidade de educar para que nossos jovens sejam consumidores conscientes e que saibam dar o valor para o essencial da vida. Precisamos estar atentos às necessidades afetivas dos filhos: entendê-las é um caminho para evitar que eles preencham as lacunas emocionais com compras.

Conclusão

Termino esse artigo com um texto do educador Celso Antunes, onde a aprendizagem é uma potente aliada na construção de dias mais leves:

Da mesma forma como não se conquista o corpo malhado com o qual se sonha sem um programa de atividade marcado por regras de periodicidade e empenho, também não se combate a violência consumista dos nossos filhos sem um envolvimento em projetos onde os pais reservam um tempo para aprender a vencer esse inimigo e, depois, um tempo ainda mais gostoso para brincar e estar com eles. Isso estimula a inteligência e fortalece os afetos”.

O que você acha da discussão em torno do consumismo envolvendo jovens e adolescentes? Tem alguma história bacana para contar? Compartilhe-a conosco no espaço de comentários abaixo. Abraço e até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.