Home Finanças Pessoais Comece uma nova relação com as suas finanças

Comece uma nova relação com as suas finanças

por Mônica Saccarelli
0 comentário
relacao-dinheiro-destaque

relacao-dinheiro-postVocê provavelmente está aqui porque deseja melhorar a relação com suas finanças pessoais, certo? E como anda essa relação? Você e seu dinheiro se dão “muito bem” ou andam “brigando muito”?

Para fazer essa relação dar certo é preciso estabelecer algumas metas e se organizar para alcançá-las. Desse jeito, é possível garantir uma relação duradoura e um futuro promissor.

Mas como você vai saber onde vai chegar com suas finanças se você nem sabe onde elas estão nesse exato momento?

Para te ajudar nesta descoberta lançamos aqui um desafio, topa? Então vamos lá! Comece fazendo o download da planilha de controle diário de despesas, elaborada pelo especialista André Moraes, do home broker Rico.com.vc, ou simplesmente crie seu modelo (pode ser até com papel e caneta).

Durante quatro semanas você deverá fazer o lançamento diário de suas despesas na planilha. Nela você vai incluir desde os gastos domésticos até jantares, gorjetas, salão de beleza, médico e pet shop. No final da quarta semana, você terá consolidado todos os seus gastos e verá para onde seu dinheiro está indo.

Mas não é só isso! Aproveite para avaliar em que está gastando mais, reflita sobre a forma de pagamento que tem utilizado e lembre-se de fazer relação básica entre suas despesas e seu salário.

Vai ser importante notar se você está gastando todo o seu dinheiro com despesas, se essas despesas são mesmo fundamentais e onde dá para gastar menos para diminuir o endividamento e começar a poupar mais.

Ao conseguir gastar menos do que ganha, comece a estipular um valor que não vai lhe faltar no final do mês para investir assim que o salário cai na sua conta. Esse item pode até entrar na sua planilha como se fosse um custo fixo, o importante é criar o hábito de investir.

A diferença é que a partir daí a sua planilha deixará de ser Controle Financeiro de Despesas para passar a ser Controle de Finanças Pessoais. O foco não vai ser no que você compra ou deixa de comprar, mas na liberdade que o controle de sua vida e seus investimentos irão lhe trazer. Que tal?

Foto de freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.