Home Economia e Política Economia brasileira cresce pouco no 2º trimestre

Economia brasileira cresce pouco no 2º trimestre

por Igor Oliveira
0 comentário
dinheirama-destaque-economia-brasileira-cresce-pouco-2-trimestre

dinheirama-post-economia-brasileira-cresce-pouco-2-trimestreA economia do Brasil teve crescimento de 1,13% em junho em comparação com maio, segundo dados divulgados na semana passada pelo Banco Central (BC). No 2º trimestre, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 0,89%, na comparação com o 1º trimestre.

O índice é elaborado mensalmente pelo BC e é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre e leva a um resultado anual.

O indicador do Banco Central é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

Previsões de crescimento da economia têm queda

A baixa confiança tem sido um dos principais problemas para uma retomada da economia neste ano, agravada recentemente pelas manifestações que pararam várias cidades no Brasil, em meio à própria fraqueza da atividade e ao cenário de inflação elevada.

Entre os vários setores, tanto a confiança do consumidor quanto da indústria tiveram em julho o menor nível desde 2009, e o governo já avalia que o terceiro trimestre deve ter desempenho econômico aquém do visto entre abril e junho.

O governo reduziu, no final de julho, a previsão de crescimento da economia neste ano de 3,5% para 3%.O FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu, no início de julho, a estimativa de alta do PIB do país para 2,5%.

Você tem “percebido” o aumento do PIB brasileiro? Vê que a economia brasileira está melhorando em relação aos últimos meses? Qual é sua aposta para o PIB em 2013? Comente abaixo e compartilhe o post.

Fonte: UOL Economia. Foto brazilian money, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.