Home Finanças Pessoais Como ensinar crianças a lidar com dinheiro?

Como ensinar crianças a lidar com dinheiro?

por Igor Oliveira
0 comentário
Como ensinar crianças a lidar com dinheiro?

Como ensinar crianças a lidar com dinheiro?Muitos pais não sabem como falar sobre dinheiro com os filhos. Eles devem guardar o dinheiro no cofrinho ou gastar em itens típicos da infância, como figurinhas, por exemplo? A pergunta parece simples, até mesmo rasa, mas denota o grande desafio que é tratar a educação financeira dos filhos, sempre envolvida com questões cotidianas.

De acordo com a pedagoga financeira Eliane Martins, “essa história de dizer que dinheiro não é assunto de criança não deve existir”. Segundo ela, desde muito pequenas, a partir de 3 anos, as crianças já podem começar a ser apresentadas a um conceito básico sobre dinheiro: o de que ele acaba.

Essa ideia deve ser transmitida à criança assim que ela começar a pedir para os pais comprarem coisas. A partir daí, é mais fácil começar a ensiná-las a cuidar do dinheiro. Nesse caso, o cofrinho e a mesada são aliados tradicionais e eficazes.

“Não importa quanto você dá de mesada, mas ela é importante porque a criança vai se exercitando com relação ao assunto”, diz a pedagoga Eliane.

Cabe aos pais, com alguma frequência, abrir o cofre da criança e contar com ela as moedas que foram acumuladas. Valores fechados, como R$ 10 ou R$ 50, eles devem ser trocados por notas. A ideia é que a criança perceba que a quantidade de notas ou moedas que ela possui não tem relação direta com o valor.

Com relação à mesada, Eliane diz que não há uma forma específica de dar dinheiro aos filhos e, assim, uma boa forma de determinar um valor é reparar no gasto habitual da criança. Se ela tem o hábito de comprar dois pacotes de figurinha por semana ou lanchar na escola, por exemplo, os pais podem dar a ela o dinheiro suficiente para esses itens.

Como é a relação entre você, seus filhos e o dinheiro? Como você cuida dos gastos das crianças e da importância de ensinar valores ligados à educação financeira? Use o espaço de comentários abaixo para deixar sua história ou opinião sobre o tema.

Fonte: UOL. Foto money box, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.