Home Carreira Clichês, a mídia e o empreendedorismo

Clichês, a mídia e o empreendedorismo

por Plataforma Brasil
0 comentário
empreendedorismo-destaque

empreendedorismo-postPor Gustavo Chierighini (@GusvatoChierigh), fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Caro leitor, desde muito tempo que escutamos sobre o potencial empreendedor dos brasileiros. Faz tempo que identificamos com facilidade textos e outros conteúdos destacando o apego cada vez maior de jovens e maduros, homens e mulheres pela liberdade e o universo de possibilidades que o empreendedorismo carrega.

Pura realidade. Ser dono do próprio nariz, senhor da própria agenda e curador dos próprios sonhos profissionais e de criação envolve e seduz, mas algumas idiossincrasias e confusões atrapalham e desorientam.

A começar pela imagem difundida por muitos e variados veículos de mídia, passando por acadêmicos renomados ou não, tentando diferenciar o empresário já estabelecido do “novo empreendedor”, uma divisão que não para de pé.

A questão é que essa contextualização microeconômica de botequim transformou-se em uma fábrica de rótulos, relacionando o empresariado da nova era, ou seria algo como “empresariado do bem” (vejam como é fácil, criei esse rótulo em menos de um minuto), com as virtudes ligadas a consciência social, a sustentabilidade (mesmo que a empresa não traga danos ao meio ambiente e atue com um efetivo de 4 colaboradores) ou ao voluntariado.

E como se não bastasse, ainda cria um cárcere operacional de atividade para o “novo empreendedor”, onde segundo a cartilha vigente está sempre associado à inovação, à tecnologia ou ao empreendedorismo social. É como se empresário fosse estranho, antigo, e empreendedor fosse novo, bacana, jovem e moderno. Clichês bobinhos, criados certamente por gente que jamais empreendeu na vida.

Mas a fábrica de rótulos não para por aí. Não contente em promover a segregação ideológica entre o empresariado e o “empresariado do bem”, passou a classificar o empresário já estabelecido, vivido e naturalmente mais cético diante de modismos, como algo velho, descartável, desconectado do seu macro universo ambiental/ social.

Em resumo, o que se observa é que na nossa cultura, o ato do livre empreendedorismo até pode ser tolerado, mas desde que dentro de certos padrões e obviamente submetido ao pensamento único. É a ditadura do politicamente correto em ação, desta vez na ceara da livre empresa.

Não se trata de ofuscar a importância incontestável dos esforços pelos gastos conscientes dos recursos naturais, da melhoria constante nas condições de trabalho, do engajamento em questões sociais. Mas o que se verifica é um cenário de sutil opressão de ideias, plantando um conceitual discriminatório, irreal, furado, falso e injusto.

Afinal de contas, boas e más práticas, antigos e novos padrões são constantemente misturados, descartados e reciclados em um caldo darwiniano que permite a evolução e a sobrevivência dos negócios.

Não há racionalidade no descarte de tudo o que está relacionado a outras gerações, assim como nem tudo o que é novo é necessariamente bom (o nazifascismo da década de 30 foi visto por muitos jovens alemães e italianos como uma evolução do pensamento político, e deu no que deu).

Sejamos claros: gente ruim, mal-intencionada, desatualizada e desconectada da realidade sempre existiu e sempre existirá em todas as gerações. E há ainda aqueles que tentam transmitir via puro esforço de marketing pessoal e factoides baratos algo que na verdade não são.

O fato é que este assédio moral contra o empreendedorismo – jovem, maduro, moderninho ou ancião, pouco importa – não nos favorece. Causa divisão, perda de referencial e desmobilização diante de causas relevantes.

Causas que, na minha modesta opinião, deveriam ser encampadas com rigor, união indiscriminada, esforço voluntário de participação e vigorosa reivindicação, em prol de políticas públicas que nos tragam alguma melhoria nas condições de competitividade, a partir da redução da massacrante burocracia que nos assola no dia a dia, uma maior contrapartida pelos impostos pagos e melhor infraestrutura.

O resultado seria uma economia mais próspera, a multiplicação de oportunidades, e forte desenvolvimento tecnológico – este indispensável para as soluções relacionadas a eficiência no uso dos recursos naturais). Nada na atualidade é mais civilmente correto, atual e sustentável do que isso.

Fica o convite: vamos parar de achar só o “novo empreendedor” bacana e vamos nos unir para criar um ambiente de negócios melhor para todos e que incentive o empreendedorismo de verdade? Até o próximo.

Foto Shutterstock. Portrait of a businessman adjusting his tie.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.