Home Carreira Escrita acadêmica: essencial para grandes oportunidades

Escrita acadêmica: essencial para grandes oportunidades

por Artur Salles Lisboa de Oliveira
0 comentário
Escrita acadêmica: essencial para grandes oportunidades

Escrita acadêmica: essencial para grandes oportunidadesEm um ambiente acadêmico, algo tão crucial como a capacidade de se expressar oralmente é a habilidade de se comunicar mediante a escrita.

Além de exigir um conhecimento consistente da gramática da língua inglesa, o sonho de se qualificar em uma universidade renomada no Exterior requer noções consistentes do processo de estruturação de textos.

Um meio eficiente de obter essa competência é por meio de bons cursos de inglês. A seguir algumas dicas básicas a respeito da escrita acadêmica para quem almeja estudar em universidades estrangeiras.

Uma redação (essay) tem, basicamente, três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Nesse texto focaremos na parte introdutória.

Introdução

A parte inicial de um texto contém a tese (thesis) e tem importância fundamental no sentido de apresentar o tema de toda a redação ao leitor.

A introdução deve se iniciar com um “gancho” (hook), que inclui uma ou duas frases de certo impacto, visando atrair a atenção de quem está lendo e despertar também a sua curiosidade.

Exemplo de um “gancho”: We all dream about our wedding celebration, but when it happens, we do not know what to expect.

Em seguida, a parte introdutória de uma redação é formada pelo background information, que contém informações gerais que fornecem ao leitor uma visão mais ampla do assunto que será abordado.

Exemplo de um background information: I met my husband on a student trip to Honduras. After four years of letter writing and visits, we finally announced our engagement and planned for the event.

Por fim, a introdução de uma redação é finalizada com uma thesis statement, cuja importância está no sentido de resumir toda a redação (não apenas a parte introdutória). A thesis statement contém duas partes essenciais: o tópico e a idéia de controle (controlling idea).

Um bom exercício para desenvolver coerência e clareza em sua escrita é encontrar o tópico e a idéia de controle de algumas sentenças.

Exemplo: My Wedding day was the most thrilling day of my life.
Resposta: “Wedding day” é a idéia central, enquanto “the most thrilling day of my life” é a “controlling idea” que define a direção tomada por quem está escrevendo a redação.

Em síntese, conceitos como os expostos serão essenciais para o desenvolvimento de textos concisos e coerentes que atendam às suas necessidades acadêmicas.

É muito comum entre estudantes que experimentaram o ambiente universitário no Exterior o relato do imenso gap entre a escrita de colégio ou de cursos particulares no Brasil e a utilizada no nível acadêmico lá fora.

Agora é deixar de escrever sobre você e sua família para começar a abordar temas mais complexos como Política, Economia e Filosofia. Pense nisso e bom trabalho.

Foto “Proofreading”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.