Home Finanças Pessoais O Carnaval acabou. Que tal começar o ano?

O Carnaval acabou. Que tal começar o ano?

por Conrado Navarro
0 comentário

O Carnaval acabou. Que tal começar o ano?Dizem que por aqui nada acontece antes do Carnaval, certo? O que dizer do cuidado com as finanças pessoais, o orçamento doméstico e o planejamento financeiro, todos itens essenciais para uma vida mais tranquila, com mais qualidade e liberdade?

Há quem tenha deixado para “depois do Carnaval” a “hora certa” de encarar a responsabilidade de cuidar do próprio dinheiro – estes são os mesmos que daqui a pouco se lembrarão que faltam menos de 100 dias para a Copa. “Depois da Copa eu vou começar a investir”, já ouço algumas pessoas dizendo.

E depois virão as campanhas eleitorais e as Eleições, momento em que a vida se agita com as discussões em torno dos candidatos e as perspectivas (ou falta delas) oriundas de um novo governo. “O ano de 2014 já era, mas prometo que a partir de 2015 minha vida financeira entrará ‘nos eixos’ de uma vez”, até isso eu já escutei.

Tudo errado. A hora de começar é agora, e a hora de fazer é sempre! Adiar a decisão de respeitar e controlar as finanças só servirá para prejudicar a já frágil estrutura familiar e a realização de metas e objetivos – o dinheiro não é compulsório, uma espécie de assunto opcional. Dinheiro é vida, é cotidiano!

Como começar? Algumas dicas simples podem ajudá-lo:

  1. Pague o valor total da fatura do cartão de crédito no dia do vencimento. Evite a todo custo o rotativo do cartão e o pagamento mínimo da fatura. Se você não for capaz de fazer isso, é porque está gastando mais do que pode;
  2. Conheça o produto financeiro que está usando ou pretende usar (cartão de crédito, cheque especial etc.). Avalie os custos embutidos em cada opção (Custo Efetivo Total) e opte por opções com tarifas menores (anuidade, por exemplo);
  3. Cuidado com a oferta de crédito pessoal, que é ostensiva, intensa e convincente. Evite passar em frente a esses lugares e não pegue panfletos que tratam desse assunto;
  4. Sempre que possível, antecipe o pagamento de parcelas dos seus empréstimos já realizados. Isso permitirá quitar a dívida mais rapidamente, e essa sensação é muito bem-vinda;
  5. Se for financiar algo (carro, casa etc.), procure dar a maior entrada possível, usando recursos como FGTS quando possível. Agindo assim, você diminuirá os juros pagos no empréstimo e o valor das parcelas, podendo quitá-las mais rapidamente;
  6. Não acredite em empréstimos que ofereçam “taxa zero”. Em matemática financeira, isso não existe! Os juros estão embutidos no preço anunciado, portanto negocie desconto.

Convenhamos, o ano já começou faz tempo e você sabe disso. Acontece que são tantos os “acontecimentos importantes” que fica fácil esquecermos do que realmente interessa. Acontecimentos importantes entre aspas, claro, afinal de contas a vida se resume às prioridades (ou falta delas).

Se o Carnaval (ou a Copa, as Eleições etc.) é sua desculpa para ainda não ter feito nada a respeito de sua vida financeira, você já definiu o que é mais importante em sua vida, mas talvez não tenha se dado conta das possíveis consequências desta escolha.

A mensagem final é óbvia: educação financeira não é uma disciplina que se aprende e pratica em determinada época do ano ou apenas em famílias cuja renda seja elevada. Nada disso, educação financeira é um hábito, uma escolha consciente e que requer prática.

Foto “Carnival Mask”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.