Home Carreira O comércio eletrônico e a criação de oportunidades

O comércio eletrônico e a criação de oportunidades

por Artur Salles Lisboa de Oliveira
0 comentário
dinheirama-destaque-comercio-eletronico

dinheirama-post-comercio-eletronicoSegundo a E-Bit, empresa especializada em comércio eletrônico, o segmento movimentou cerca de R$ 28,8 bilhões no ano passado, o que representou, em termos nominais, uma expressiva evolução de 28% em relação ao apurado em 2012.

Esse crescimento significativo traz grandes oportunidades comerciais, valendo citar entre elas, a geração de contatos qualificados ou leads, que consiste no interesse na aquisição de produtos e serviços sinalizado pelo usuário por meio do uso de um formulário de contato na página da empresa, permitindo assim à pessoa o acesso a informações sobre preços, ofertas e benefícios.

Perspectivas do setor

De acordo com a E-Bit, o rápido crescimento da banda larga móvel teve impacto relevante nos números apresentados em 2013, já que muitas pessoas das classes C e D que antes não tinham acesso à Internet passaram a se conectar por meio de modelos mais simples de smartphones.

Para o ano de 2014, a consultoria prevê um crescimento, em termos nominais, de 20% em relação ao ano passado, o que equivale a um faturamento de R$ 34,6 bilhões. Conforme a E-Bit, a Copa do Mundo no Brasil servirá de catalisador de vendas de materiais esportivos e de televisores de tela fina.

Potencial do comércio eletrônico

Hoje em dia não o consumidor tem um relacionamento que vai muito além de apenas “navegar” nos sites de comércio eletrônico ou de sua loja preferida. Nossos interesses, gostos e preferências de compras são levadas em consideração e, muitas vezes, permitem que façamos melhores negócios.

De acordo com a empresa Vemm, cuja especialidade é o Marketing de Performance e Geração de Leads, a utilização desse instrumento permite a abordagem do cliente no momento em que aquele está pesquisando a respeito de um determinado produto ou serviço, o que facilita a concretização das vendas.

A companhia acrescenta que, devido ao atendimento de usuários já decididos a adquirirem bens, os percentuais de vendas resultantes são muito superiores aos alcançados pelos meios convencionais.

O lado do consumidor também é relevante: em decorrência do oferecimento de informações comparativas que subsidiam as escolhas dos usuários nos aspectos preço, qualidade, dentre outros, a decisão final acaba sendo a mais conveniente ao bolso e às exigências do comprador.

Essa nova realidade do comércio eletrônico desencadeia na diminuição de custos com publicidade por parte das empresas, uma vez que as corporações obtêm êxito em chegar diretamente a clientes que estão efetivamente interessados em adquirir produtos.

A evolução do marketing e do comércio eletrônico traz oportunidades às empresas, mas também aos consumidores, já que estes passam a ter mais poder de decisão e a oportunidade de realizar compras mais inteligentes.

Foto Shutterstock: Close-up of typing male hands

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.