Home Finanças Pessoais Sustentabilidade financeira: o que é e como alcançá-la

Sustentabilidade financeira: o que é e como alcançá-la

por Agatha Cavalcantti
0 comentário
Sustentabilidade financeira

Ser sustentável é conseguir administrar da melhor forma possível os recursos disponíveis. A sustentabilidade se aplica a várias áreas, principalmente nas quais esses recursos são mais escassos. Cada vez mais, ouvimos falar sobre sustentabilidade ambiental, por exemplo, mas não é só aí que o conceito pode ser aplicado.

Na vida pessoal, uma das coisas mais difíceis é a sustentabilidade financeira. Mas nunca é tarde para aprender e algumas dicas podem ajudar a melhorar as finanças pessoais. Primeiro, é importante lembrar que para sua vida financeira ser saudável, você não pode esquecer um conceito básico: não pode gastar mais do que recebe. É simples, mas muita gente erra exatamente aqui.

Comprar mais do que pode pagar é o começo do fim, principalmente se for no cartão de crédito. O rotativo, que acontece quando se paga apenas parte da parcela, tem um dos juros mais altos praticados no mercado.

De acordo com uma pesquisa divulgada em janeiro pela Associação Proteste de Consumidores e a Fundação Getúlio Vargas, a taxa anual de refinanciamento no rotativo pode chegar a 700% no Brasil, disparada a taxa mais alta da América Latina.

Para não viver apenas para pagar contas, deve-se ter planejamento. Saber quanto se consegue poupar e o que fazer com esse dinheiro no longo prazo. Por mais difícil que seja, essa é a melhor maneira de não se ver em apuros.

Uma prova de como o planejamento financeiro funciona é que mesmo grandes empresas adotam medidas para consolidar o crescimento no médio e longo prazo. A Cielo, por exemplo, dona de 53% do mercado de credenciamento de cartões, pretende priorizar o crescimento orgânico no Brasil em 2014, visando lucros obtidos através da expansão no mercado da empresa.

Já as empresas do Grupo EBX, de Eike Batista, são um exemplo de como não gerir financeiramente sua vida. Duas empresas do grupo – a construtora naval OSX e a petrolífera OGX – entraram em recuperação judicial no fim do ano passado.

Antes disso, em junho, o Grupo EBX havia tentado a reestruturação da dívida, como explicamos detalhadamente aqui no Dinheirama. Ou seja, prometeram mais do que poderiam cumprir.

O exemplo das empresas é apenas para ilustrar que gestão é fundamental, e existem maneiras de facilitar o planejamento pessoal. Uma delas é o uso de tabelas. Isso mesmo, planilhas de despesas ajudam muito no controle das finanças.

Sistematicamente, com o tempo você irá conhecer seus gasto fixos mensais e o que anda gastando além disso, assim podendo eliminar essas despesas quando forem inúteis. Segundo a BankFacil, há três vantagens em se usar uma planilha para controle de gastos:

  • Com uma planilha de despesas é possível conhecer receitas e gastos;
  • Com uma planilha de despesas é possível quitar dívidas e prevenir endividamento;
  • Com uma planilha de despesas é possível planejar o futuro.

Em resumo, isso é seu planejamento: saber de onde sai cada centavo do seu dinheiro, para ele vai e como fazer para guardá-lo. Com o tempo você passará a viver para gastar e não mais gastar para viver. Definir suas prioridades, planejar-se para elas, gastar menos do que ganha e investir, isso é sustentabilidade financeira.

Foto “Business woman”, Shutterstock.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.